Início » Celular » Google Podcasts começa a transcrever áudio para realizar buscas

Google Podcasts começa a transcrever áudio para realizar buscas

Recurso ainda está em testes e foi encontrado em poucos episódios.

Por
27/03/2019 às 19h15

O Google começou a testar uma funcionalidade que permite o aplicativo Podcasts transcrever o áudio dos episódios que são reproduzidos. O objetivo do novo recurso é de criar dados sobre o episódio que não estão na descrição e, com isso, ajudar na hora de encontrar o conteúdo que foi falado.

De acordo com o site Android Police, o texto que é gerado a partir do áudio não é armazenado no smartphone do usuário, mas sim dentro do próprio servidor do Google. Nem todos os áudios passam pela função, mas já é um bom início para ajudar em uma melhor forma de catalogar a busca interna do player.

O YouTube já faz isso de forma semelhante e utiliza as informações coletadas no áudio e no vídeo para poder ajudar na busca. Ele entende que, mesmo sem dizer no título ou em qualquer parte da publicação, um vídeo específico mostra praia e vai exibir este conteúdo quando alguém faz a busca por vídeos que mostram praia na plataforma.

A transcrição está disponível apenas para os podcasts que podem ser acessados a partir do Google Podcasts (o Tecnocast está lá!) e o app ainda é exclusivo para usuários do Android, sem mesmo uma versão web para quem está no computador. Você pode baixar o aplicativo clicando aqui.

Com informações: Android Police.

Mais sobre: