Claro libera chamadas via 4G em testes para alguns usuários

Operadora diz que serviço está em testes, disponível somente em algumas regiões; Vivo e TIM já oferecem tecnologia VoLTE

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Alguns clientes da Claro começaram a fazer ligações utilizando a tecnologia VoLTE nesta semana. A novidade chegou junto ao iOS 12.2, que atualizou o perfil da operadora no iPhone e liberou a rede 4G para voz, além de dados. Alguns celulares Android da Samsung também estão conseguindo realizar chamadas via 4G.

O Tecnoblog recebeu relatos de usuários com planos pós-pago em São Paulo e Rio de Janeiro que passaram a fazer chamadas utilizando a rede 4G. Eu sou cliente da Claro no pós-pago em Belo Horizonte, mas, por aqui, as chamadas continuam sendo feitas através da rede 3G ou Wi-Fi Calling.

Embora a chegada do serviço tenha coincidido com a nova versão do iOS, alguns smartphones Android — como o Samsung Galaxy S9 — também conseguem usar o VoLTE da Claro.

O Tecnoblog procurou a operadora para saber em quais cidades, planos e aparelhos a tecnologia foi liberada, mas ela disse que se trata apenas de testes. Veja a nota na íntegra:

A Claro frequentemente adiciona novas tecnologias e funcionalidades em sua rede. A operadora está realizando testes com o VoLTE (Voice over LTE) e em algumas regiões do país a tecnologia já pode estar disponível, desde que o smartphone suporte. Assim que tivermos a funcionalidade disponível em toda a rede e em caráter definitivo, informaremos aos nossos clientes.

Dessa forma, a Claro é a terceira operadora brasileira a utilizar o VoLTE. A TIM foi a primeira delas, e o serviço já está disponível em mais de 2 mil cidades. A Vivo possui uma operação mais discreta e as chamadas por 4G estão disponíveis em 39 cidades.

O VoLTE possui algumas vantagens, entre elas a melhor qualidade de voz, a maior velocidade para completar chamadas, e a possibilidade de navegar em 4G durante uma ligação. Minha experiência não foi das melhores quando eu era cliente da Vivo: as chamadas caíam ou ficavam mudas tantas vezes que preferi desabilitar a tecnologia. Já com a TIM, o serviço funcionava melhor.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados