Início » Internet » O que é DNS?

O que é DNS?

Por
20 semanas atrás

Você já deve ter ouvido falar na sigla DNS (em inglês, Domain Name System). Trata-se do Sistema de Nomes de Domínio. Há quem o defina como uma lista telefônica de toda a internet. É o DNS que traduz endereços IP (Internet Protocol) em nomes de sites.

É o DNS que permite que você digite o nome de um domínio, como tecnoblog.net na barra de endereços, em vez de uma longa sequência de números difícil de decorar.

O que é DNS?

Em termos simples, o Sistema de Nomes de Domínio (DNS) é uma coleção de bancos de dados que traduz nomes de host para endereços únicos de IP.

DNS

Photo: Life Wire

Como funciona um endereço DNS?

Vamos lá, existem duas formas de acessar um site na internet: digitando o nome de domínio que você já está acostumado ou digitando o endereço IP da sua hospedagem.

É lógico que digitar a sequência de números no navegador toda vez que você quiser visitar um site não faz sentido, então DNS faz o trabalho de tradução desse endereço em palavras, que formam a URL que você conhece, no endereço IP do servidor.

Cada nome de domínio tem um único número IP e você não verá mais de um site com a mesma URL. Porém, nomes de domínios diferentes podem encaminhar você de um site para outro. Basta que o responsável compre o direito de usar todos ao mesmo tempo.

Quer um exemplo?

Não importa se digitar tecnoblog.net ou tecnoblog.com.br, ambos levarão você ao à versão “.net”. Isso acontece porque o “.com.br” direciona para o “.net”, que leva ao IP.

Essa tradução do nome de domínio para o IP acontece em uma fração de segundos. Não é algo que vá perceber no uso rotineiro do navegador de internet, mas ela existe.

Agora imagine que todos esses “pedidos de tradução” de nomes de domínios em IP (ou consultas) chegam em massa o tempo todo. A solução para evitar gargalos é fazer com que eles não sejam processados na mesma hora. Sendo assim, usa-se o chamado Cache DNS, que armazena as últimas consultas aos servidores temporariamente para não ser necessário realizar uma nova tradução de nomes de domínio para IP conhecido.

Por padrão, nós usamos o serviço de DNS oferecido pelo provedor de acesso que contratamos como NET, TIM, Vivo, Oi e outras… Porém, você pode usar outros serviços de DNS que costumam oferecer uma performance melhor e/ou mais segurança (com criptografia). Você vai encontrar opções como OpenDNS, Google Public DNS e outros.

Muitos usuários procuram outros servidores DNS porque, além de mais rápidos, são capazes de detectar sites falsos ou infectados (comprometido) ou oferecem algum sistema de proteção parental, também capaz de bloquear sites de conteúdo adulto.

Um servidor DNS comprometido pode causar estragos em todo o tráfego da internet, pois permitiria os ataques do tipo man-in-the-middle, que sequestram o tráfego e o direcionam a endereços IP mal intencionados com sites falsos, em vez do destino correto.

Quem organiza os endereços DNS?

Uma estrutura tão importante no mundo todo não poderia ficar sem um comando global. A organização responsável por atribuir nomes de domínios a endereços IPS no mundo todo é a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), ou Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números, em português. Sem fins lucrativos, a entidade digital tenta manter tudo isso online e sem fazer bagunça.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.