Início » Celular » Sony reestrutura divisão Xperia e fecha fábrica de celulares

Sony reestrutura divisão Xperia e fecha fábrica de celulares

Sony vai unir divisão Xperia com áreas de TV, áudio e câmera; empresa dá sinais de que deixará de vender smartphones no Brasil

Por
16 semanas atrás

A Sony anunciou uma reestruturação para unir a divisão Xperia com as áreas de TV, áudio e câmera. A empresa quer ter lucro com celulares até 2020, e por isso está fechando uma fábrica na China e demitindo funcionários. Ela também dá sinais de que deixará de vender smartphones no Brasil.

Xperia XZ2 Compact

Para reduzir custos, a Sony vai fechar sua fábrica de smartphones em Pequim; a produção acaba no final do mês. Ela terá apenas uma fábrica de celulares, localizada na Tailândia, mas continuará usando empresas terceirizadas. Além disso, ela demitiu cerca de 200 funcionários da divisão móvel em Lund, Suécia.

Segundo a Reuters, a Sony vendeu apenas 6,5 milhões de Xperias no último ano, principalmente para o Japão e a Europa, detendo menos de 1% do mercado global de smartphones. Ela teve prejuízo de US$ 913 milhões com a divisão móvel em 2018.

Na reestruturação, a área de Comunicações Móveis da Sony — que cuida dos celulares Xperia — será unificada com a divisão de câmeras (Produtos e Soluções de Imagem) e de TV e áudio (Entretenimento Doméstico e Som). Elas formarão uma só unidade chamada Produtos e Soluções de Eletrônicos a partir de 1º de abril.

Um porta-voz da Sony diz à Bloomberg que essa estratégia permitirá “criar valor ao utilizar melhor os ativos combinados e as equipes em nossa área de eletrônica”. Além disso, “a maior interação entre os funcionários também levará ao desenvolvimento e crescimento de nossa equipe.”

A empresa promete que não fez isso para esconder dados sobre as vendas fracas da linha Xperia. Ela continuará divulgando os resultados para a divisão móvel, e dará mais detalhes em 26 de abril junto ao resultado financeiro do primeiro trimestre.

Xperia XZ2 Compact

Sony dá sinais de que deixará de vender Xperia no Brasil

A Sony diz que não tem intenção de vender a divisão Xperia, e vê como estratégica sua presença em smartphones, especialmente com a implementação de redes 5G.

No entanto, a divisão móvel vem deixando vários mercados, incluindo o Sudeste Asiático e o Oriente Médio. A Sony Store interrompeu, sem alarde, as vendas de celulares Xperia na Malásia. Além disso, o Xperia XZ2 foi o último lançamento na Singapura, Tailândia e Vietnã.

No Brasil, estamos em uma situação semelhante: o último lançamento por aqui foi a linha Xperia XZ2. E como aponta o AndroidPIT, existem diversos sinais de que a Sony deixará de vender celulares no país:

Em comunicado, a Sony diz que “os lançamentos Xperia 1, Xperia L3, Xperia 10 e Xperia 10 Plus ainda seguem sem previsão de comercialização no Brasil”. Nem mesmo o Xperia XZ3, apresentado na IFA 2018, tem previsão de lançamento por aqui.

Loja online da Sony vende apenas o Xperia XZ2 Compact, somente na cor rosa:

Site brasileiro da Sony Mobile não menciona nenhum aparelho da linha Xperia, apenas serviços de suporte:

Para comparação, este é o site da Sony Mobile nos EUA, que inclui referências aos novos Xperia 1, Xperia 10 e Xperia 10 Plus:

Com informações: Xperia Blog.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.