Pouco mais de um mês depois de revelar o Galaxy Tab S5e, a Samsung anuncia mais um tablet: com tela de 8 polegadas, o Galaxy Tab A 8.0 (2019) é bem menos sofisticado que o primeiro modelo, mas traz um conjunto de hardware minimamente decente e é compatível com a S Pen.
- [Review] Samsung Galaxy Buds: avançando para o básico
- Teste a velocidade da sua internet no Speed Test do Tecnoblog
Até certo ponto, o novo Galaxy Tab A 8.0 (ou Galaxy Tab A Plus) rivaliza com o iPad Mini, assim como pode ser visto como uma opção mais acessível para quem deseja contar com a experiência da S Pen, mas sem pagar o preço de um Galaxy Note atual.
A tela é um painel TFT LCD de 8 polegadas com 1920×1200 pixels, aparentemente, uma resolução com densidade suficiente para garantir uma boa experiência de uso da caneta. Em contrapartida, o aproveitamento do espaço frontal não é dos mais caprichados.
Para dar conta das tarefas, o Galaxy Tab A 8.0 conta com processador octa-core Exynos 7904 de 1,8 GHz — o mesmo chip que equipa o smartphone Samsung Galaxy M20 —, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno expansíveis com microSD de até 512 GB.
Embora o Exynos 7904 suporte sensores de até 32 megapixels, o Galaxy Tab A 8.0 traz uma câmera simples de 8 megapixels na traseira, além de outra de 5 megapixels na parte frontal. Já a bateria tem 4.200 mAh e autonomia estimada em até 11 horas na execução de vídeos.
Vale dizer ainda que a S Pen que acompanha o equipamento não é igual à caneta do Galaxy Note 9, portanto, não traz conexão Bluetooth para funcionar como controle remoto ou acionar a câmera, por exemplo. O acessório pode ser guardado em um slot na parte inferior do tablet.
Como dá para perceber, o Galaxy Tab A 8.0 é um dispositivo mid-range, razão pela qual ele não deve custar muito — o preço ainda não foi revelado. Inicialmente, o tablet vai ser comercializado em alguns países da Ásia e Europa.
Por ora, não existe informação sobre disponibilidade no Brasil, mas há boas chances de que isso aconteça: o modelo anterior, também com S Pen, foi lançado por aqui.
Samsung Galaxy Tab A 8.0 (2019) — ficha técnica
- Tela: TFT de 8 polegadas com resolução de 1920×1200 pixels
- Processador: Samsung octa-core Exynos 7904 de 1,8 GHz
- RAM: 3 GB
- Armazenamento: 32 GB (22 GB livres)
- Bateria: 4.200 mAh
- Câmera traseira: 8 megapixels
- Câmera frontal: 5 megapixels
- Sistema operacional: Android 9 Pie
- Conectividade: USB-C, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 802.11ac, 3G, 4G
- Dimensões: 201,5 x 122,4 x 8,9 mm
- Peso: 325 g
- Outros: S Pen, slot para microSD de até 512 GB
Com informações: PhoneArena.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Na questão do preço, parece mais negócio avaliar o Tab A 10.1 2016 ou ainda o Tab A 9.7, que embora sejam antigos, não oferecem necessariamente uma experiência tão defasada assim (pelo menos, em termos de software).
E olhe lá!
É o mesmo mal dos smartphones, e até um pouco pior.
É um dispositivo que já não tem muito o que ficar inventando no hardware.
E quem procura tablets costuma ser muito objetivo, então não costuma receber bem "firulas" que em smartphones ela até acaba relevando.
Tanto é que ainda não renovou o Tab A 7.0, este sim que está precisando urgentemente de um sucessor.
O Tab A 8.0 ainda estava indo bem com o modelo de 2017, e o modelo de 2015 ainda é uma opção razoável.
Ao menos, o modelo de 2019 resgatou uma característica do modelo de 2015, que foi justamente a S-Pen.
Galaxy Tab, além de ser preço alto, demora pra desvalorizar, e essa desvalorização nem é tão relevante assim.
E o preço que se paga por um, digamos, "monopólio" da Samsung no ramo de tablets de fabricantes mutinacionais de renome (as BR e as multinacionais desconhecidas não contam).
sinceramente, se você pretende comprar um tablet, vá de iPad. É mais caro porém o sistema é otimizado.
Tablet muito fraco em tela bateria e armazenamento, claro que a proposta é ser barata mas não foi bem balanceado em especificações que o deixaria interessante, se vier para o nosso mercado vai ser caro e não vai valer a pena
Cara, falo por mim.
Fora da literatura de entretenimento quem manda ainda são os PDFs e, dependendo do PDF, menos de 7 polegadas é desconfortável para leitura.
No caso dos Tab da Samsung tem ainda o diferencial da S-pen. Para quem faz leitura ativa é a salvação.
Podem falar o que quiser do Android para tablets mas, para o uso da maioria dos que eu conheço, pagar o preço do iPad é usar pistola para matar barata, não compensa. Melhor esperar passar o lançamento e comprar um tablet Android por um preço justo.
"O acessório pode ser guardado em um slot na parte inferior do tablet."
Amém. Para pessoas esquecidas isso vale ouro. Aguardando o de 10 polegadas.
Queria muito um pra usar na faculdade.
Quase comprei o Tab A 10.1" (2016), pela S-pen, mas acabei deixando pra depois, e hoje não é mais fácil achar, e quando acha, ta preços absurdos.
Infelizmente quando chegar, provavelmente vai vir por um preço muito alto. :/
Eu até queria um tablet desses... (alto miope, o tamanho da tela ajuda pacas)
Mas to vendo sair por uns 3k... :I
Para leitura tablets são ótimos.
Smartphone é muito pequeno e PC não é tão conveniente.
iPad é insuperável em matéria de aplicativos. O Android ainda não se acertou com as telas grandes (maiores que 7").
Vai sair caro :@
Tablets tem seu nicho de pessoas que leem quadrinhos, livros, escritores, desenhistas, jogadores de jogos mobile, até mesmo editores de vídeo e produtores de musicas ainda os usam.
Não sei pq as fabricantes ainda inventam de lançar tablets, com celulares cada vez maiores e notebooks cada vez mais portáteis e com tela touch, qual a necessidade de um tablet?
Samsung nao tira o pe, continua lançando tablet no brasil mesmo sendo obvio que dificilmente venda muito
A Samsung e a Apple parece que basicamente relançam os mesmos tablets todos os anos.