Robô da Boston Dynamics ganha upgrade e levanta cargas de até 15 kg

Robô Handle parece um pássaro; ele pega caixas de até 15 kg através de um braço mecânico e um mecanismo de sucção

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Boston Dynamics reprojetou um de seus robôs, o Handle, para realizar trabalhos de logística: ele consegue pegar caixas de até 15 kg através de um braço mecânico e um mecanismo de sucção. E graças às suas rodas, ele pode se deslocar de forma autônoma dentro de um estoque. Antes, ele tinha um design humanoide; agora, ele lembra mais um pássaro.

O Handle é projetado para levantar caixas de até 15 kg com até 1,2 m de profundidade e 1,7 m de altura. No vídeo de demonstração, a Boston Dynamics usou cargas de 5 kg: um dos robôs deposita encomendas na esteira transportadora, enquanto o outro monta uma pilha em um carrinho de carga.

Como nota o Ars Technica, a aparência deste robô lembra a de um pássaro. Só um pouco, é claro: ele tem rodas em suas duas pernas, além de um braço mecânico na “cabeça” que abriga sensores de visão e um conjunto de ventosas a vácuo, para sugar as caixas sem derrubá-las no chão.

O Handle trabalha de forma autônoma: ele separa produtos diferentes em estantes separadas, ou coloca as caixas na esteira, graças às marcações em papel; são códigos de barras em matriz que lembram QR codes. O robô não depende de fios para obter energia; a bateria parece estar localizada em sua “cauda”.

Handle já foi um robô humanoide

Nós falamos sobre o Handle por aqui em 2017, quando ele tinha um design mais assustador: ele era um robô humanoide, com duas pernas e dois braços, que conseguia ficar em pé e pular bem alto. Assim como agora, ele já conseguia dar ré e fazer giros em 360 graus; no entanto, não havia um braço mecânico de sucção.

Na época, a Boston Dynamics explicou que estava apenas fazendo um experimento: a ideia era entender como distribuir peso em seus robôs para criar um sistema dinâmico de equilíbrio. Agora, o Handle parece ser algo mais pronto para uso em empresas e fábricas. A empresa não revela detalhes sobre lançamento, no entanto.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados