Início » Ciência » Robô da Boston Dynamics ganha upgrade e levanta cargas de até 15 kg

Robô da Boston Dynamics ganha upgrade e levanta cargas de até 15 kg

Robô Handle parece um pássaro; ele pega caixas de até 15 kg através de um braço mecânico e um mecanismo de sucção

Felipe Ventura Por

A Boston Dynamics reprojetou um de seus robôs, o Handle, para realizar trabalhos de logística: ele consegue pegar caixas de até 15 kg através de um braço mecânico e um mecanismo de sucção. E graças às suas rodas, ele pode se deslocar de forma autônoma dentro de um estoque. Antes, ele tinha um design humanoide; agora, ele lembra mais um pássaro.

O Handle é projetado para levantar caixas de até 15 kg com até 1,2 m de profundidade e 1,7 m de altura. No vídeo de demonstração, a Boston Dynamics usou cargas de 5 kg: um dos robôs deposita encomendas na esteira transportadora, enquanto o outro monta uma pilha em um carrinho de carga.

Como nota o Ars Technica, a aparência deste robô lembra a de um pássaro. Só um pouco, é claro: ele tem rodas em suas duas pernas, além de um braço mecânico na "cabeça" que abriga sensores de visão e um conjunto de ventosas a vácuo, para sugar as caixas sem derrubá-las no chão.

O Handle trabalha de forma autônoma: ele separa produtos diferentes em estantes separadas, ou coloca as caixas na esteira, graças às marcações em papel; são códigos de barras em matriz que lembram QR codes. O robô não depende de fios para obter energia; a bateria parece estar localizada em sua "cauda".

Handle já foi um robô humanoide

Nós falamos sobre o Handle por aqui em 2017, quando ele tinha um design mais assustador: ele era um robô humanoide, com duas pernas e dois braços, que conseguia ficar em pé e pular bem alto. Assim como agora, ele já conseguia dar ré e fazer giros em 360 graus; no entanto, não havia um braço mecânico de sucção.

Na época, a Boston Dynamics explicou que estava apenas fazendo um experimento: a ideia era entender como distribuir peso em seus robôs para criar um sistema dinâmico de equilíbrio. Agora, o Handle parece ser algo mais pronto para uso em empresas e fábricas. A empresa não revela detalhes sobre lançamento, no entanto.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Baio-kun
Poderiam, mas não vão. Papai governo não deixa, se o governo não se metesse as profissões de ascensorista e cobrador de ônibus já não existiriam hoje em dia.
Felipe
Quero ver quando vão criar robôs humanoides realmente funcionais quando vão dar uma mão com 5 dedos pro robô Atlas da Boston Dynamics ?
Um monte de gente morreu mas no final nos vencemos. Pra mim é uma win-win situation.
Maurício Castro
o pior pra mim foi ver dois juntos, me caguei mais
Maurício Castro
SUEHUSHEUSHEUH
Maxnoob
Esse filme já foi feito jovem
fan
Eu gosto bastante de robôs humanoides, mas talvez pra uma fábrica (linha de montagem, tarefas repetitivas) não faça tanto sentido...Gostaria muito de ver um mundo governado por IA... mas por hora as empresas tem medo de criar Oq pode ser a evolução do que o ser humano é ...Se parar pra pensar nós humanos somos patéticos, frágeis, inúteis passando uma certa idade. Não faz sentido usar humanos em muitas tarefas, inclusive principalmente militares ...A Boston Dynamics só tem um problema, ela não tem uma IA poderosa. Se criássemos um exoesqueleto humanoide, cobríssemos ele de pele sintética auto replicante e etc... e embarcássemos nele a IA da IBM ... teríamos algo muito melhor ....
Lord Cheetos
Coisa linda!
Carlin
Justamente, a ideia inicial sempre é impactar "olha um robô humanoide", no fim o que faz mais sentido é construir maquinas que sejam uteis, independente do com o que possam parecer!!!
Alessandro
Uau, lembra bastante os robôs de horizon zero dawn
Cleber
Isso é Half-Life sem tirar nem pôr
Marcus Pessoa
Fazem o maior auê com robôs humanoides, e na hora de lançar para o mercado, fazem um mais simples, mais prático.Tenho a impressão de que esses robôs em formato de gente e cachorro são apenas propaganda, e que nunca serão lançados.
Rodrigo Sena
Pela primeira vez que vejo um robô e fico cagado de medo, isso em um almoxarifado no meio da madrugada pode causar um ataque cardíaco!