Apple cancela AirPower, base de carregamento wireless

AirPower prometia carregar vários dispositivos ao mesmo tempo; tecnologia sofria problemas de superaquecimento

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Acabou: a Apple anunciou o cancelamento do AirPower, base de carregamento wireless que prometia funcionar com vários dispositivos ao mesmo tempo. Ela diz que o produto não atinge seus padrões e pede desculpas aos clientes. Rumores afirmam que a tecnologia sofria com problemas de superaquecimento.

“Depois de muito esforço, concluímos que o AirPower não atingiria nossos altos padrões e cancelamos o projeto”, diz Dan Riccio, vice-presidente sênior de engenharia de hardware da Apple, em comunicado. “Pedimos desculpas aos clientes que aguardavam por esse lançamento.”

Riccio afirma que “o futuro é wireless” e que a Apple segue comprometida com essa tecnologia. Ele não explica exatamente o que motivou o cancelamento, mas rumores dizem que o AirPower esbarrava em limitações físicas.

A Apple prometia carregamento simultâneo de vários dispositivos: uma das imagens de divulgação mostrava o AirPower com um iPhone X, um Apple Watch e um estojo de AirPods. Isso exige várias bobinas de cobre para carregar as diferentes baterias.

John Gruber, do Daring Fireball, explica que o AirPower tinha tantas bobinas que acabava sofrendo problemas de superaquecimento. Sonny Dickson revela que a base wireless tinha entre 21 e 24 bobinas de vários tamanhos, gerando muito calor e criando interferências entre uma e outra.

Apple AirPower

Apple anunciou AirPower pela primeira vez em 2017

O AirPower foi anunciado pela primeira vez em setembro de 2017. O lançamento estava previsto para 2018, e seu preço nunca foi revelado. Os meses se passaram e ele não chegou às lojas. O site da Apple removeu quase todas as referências ao produto.

O analista Ming-Chi Kuo previa um lançamento no início de 2019, e fontes disseram ao Wall Street Journal que a produção em massa do acessório havia sido aprovada. E mais: algumas caixas dos novos AirPods dizem que eles “funcionam com AirPower” e até mostram um desenho dele. Nada disso evitou que o produto fosse cancelado.

https://twitter.com/12345678910osar/status/1110380909730000896

E agora? Bem, a Apple ainda pode contar com suas parceiras. Por exemplo, ela ajudou a Logitech a projetar seu primeiro carregador wireless. Além disso, o iPhone XS, XS Plus, XR, X, 8 e 8 Plus podem ser usados em qualquer base de carregamento Qi.

Rumores dizem que a próxima geração dos iPhones terá carregamento reverso sem fio, assim como o Wireless PowerShare do Samsung Galaxy S10. Eles também devem ter capacidade maior de bateria.

Com informações: TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados