Início » Brasil » Senado terá audiência pública para debater se games estimulam violência

Senado terá audiência pública para debater se games estimulam violência

Senado Federal também criou enquetes perguntando se games influenciam no comportamento violento de jovens

Emerson Alecrim Por

A polêmica dos jogos violentos chegou ao Senado. O assunto, que voltou à tona depois do massacre do Suzano, vai ser discutido em uma audiência pública requisitada pelo senador Eduardo Girão (Pode-CE) e aprovada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Jogando videogame (Por Pixabay)

Não é incomum que, após atos de violência, autoridades apontem os games como possível causa. No caso do massacre de Suzano, uma declaração nesse sentido foi dada pelo vice-presidente da República Hamilton Mourão à imprensa:

"Hoje a gente vê essa garotada viciada em videogames e videogames violentos. Só isso que fazem. Quando eu era criança e adolescente, jogava bola, soltava pipa, jogava bola de gude, hoje não vemos mais essas coisas. É isso que temos que estar preocupados".

O senador Eduardo Girão tem posição semelhante. Para ele, os jogos eletrônicos podem influenciar no comportamento violento de jovens e crianças:

"É um efeito potencializador, é a cultura da violência em ação. Isso movimenta bilhões de dólares. Esses jogos não têm controle, não têm regulamentação com relação à compra e idade para utilização", disse Girão ao Senado Notícias.

A data da audiência ainda não foi definida, mas, enquanto isso, o Senado Federal criou uma enquete no Facebook e outra no Twitter perguntando se jogos eletrônicos violentos influenciam no comportamento de crianças, adolescentes e jovens:

O assunto também virou pauta aqui no Tecnoblog. Recentemente, publiquei um especial explicando que culpar o videogame por ataques violentos é uma falácia.

Essa discussão também foi tema do Tecnocast 110.

Tecnocast 110 – Jogos de ação estimulam a violência?

Vira e mexe a imprensa dá um jeito de culpar os jogos de ação por conta de algum ato de violência no mundo real. A ladainha é sempre a mesma: jovens estariam cada vez mais violentos, por culpa dos games. Dessa vez a associação foi feita pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, após o massacre de Suzano.

Mas será que existe algum fundo de verdade nesse pensamento? Os jogos de ação podem mesmo deixar os jovens mais violentos? Dá o play e vem com a gente.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Dario lucio
Se fosse a esquerda, com certeza ia querer aprovar isso, não aguentavam nem 5 minutos de tortura na década de 70 e 80!!
Marcos Guilherme
Vivemos em uma sociedade doentia a anos, quase que implacavelmente todo entretenimento hoje (cinema, teatro, literatura, artes, tv) patrocinadas pelos grandes magnatas do lucro são expostas e invadem cada lar no mundo, tendo como alvo o efeito ego de nossas vidas.Peço que notem o quanto é maligno esse mal e o efeito que causa em nós e em nossas crianças, famílias, amigos e sociedade em geral.Notem o quanto o cinema, games, tv e seus noticiários mostra a morte de forma conveniente, vingativa e implacável, o quanto é disseminado a revolta, ódio, ressentimentos pelo próximo e todos esses sentimentos que muitas das vezes de forma inconsciente entre na nossa consciência a cada visualização dos mesmos.O que esperar por tudo isso a não ser os acontecimentos lastimáveis que se nota no dia-a-dia. Culpar os games por isso? Amigos o "pingo no 'i' " não é só nos games, é em toda essa massa de entretenimento proporcionada pelos magnatas do lucro.Reflitam, despertem sobre isso. Se cada um de nós ao invés de alimentar isso os nega-se de nossas vidas aos poucos nossa sociedade mudaria. Deixo uma frase final para que reflitam, uma de um dos grandes mestres que na terra vieram."Cuide da reforma pessoal e a reforma social cuidará de si mesma."Ramana Maharshi
rapaz
jogos violentos são paz, são amor. https://uploads.disquscdn.c...
Azr
Como eu já disse antes, grande maioria do funk, em nem momento eu disse que todo funk é assim, outros gêneros eu não nego que tem isso sim de letra sexista e coisas do tipo, porém é uma escala definitivamente menor, totalmente o inverso do funk que sua grande maioria não passa de um mar de chorume.
Azr
Musica que só faz apologia a sexo, trata a mulher como objeto sexual e entre outras isso na grande maioria do funk, isso é lixo sim, e tu se não tem capacidade de tirar conclusão por si próprio e precisa de dado científicos pra ter uma simples resposta, sinal que sua é mente é ultra limitada, ou seja, tu é um bobinho que tenta bancar uma de culto.obs: Eu não gosto de sertanejo mas eu não considero um lixo, porque a musica não é lixo.E passar bem.
Azr
Quem falou em gosto musical ?, letra é um lixo sim na grande maioria dos funk, acredito que deve chegar a uns 90% ou mais, agora tenta achar rock com letra porcaria a level de funk, é difícil de se achar, pra isso não precisa de pesquisa de estatuto de pesquisa, a pessoa pode pesquisar por conta própria e vai chegar nessa conclusão.
Azr
Só sei que na grande maioria o funk é um lixo, já o rock a minoria é porcaria a level de funk, questão de letra musical.
Azr
Engraçado, mas eu não vejo bandido rockeiro rs
MD
Não se esqueça do lixo do rock que em suas letras trazem sexismo, apologia a uso de drogas e alguns até satanismo, tanto quanto o funk...
prarepensar
Pois é ... um país governo por um incompetente só pode dar nisso.
Fabio Santos
O que a atual gestão com 3 meses tem haver com anos de marxismo cultural, aonde cria se tudo para desconcertar a família do ativismo maluco as doutrinações de que socialismo vale mais que aprender matemática.Você diz que o governo é feito pelo Twitter você já se informou de verdade ou está sendo bombardeado pelo que a mídia te informa? Você perdeu seus direitos, exército está nas ruas, mulheres estão
Fabio Santos
Falta de estrutura familiar que causa os problemas, venho de uma geração aonde games violentos fizeram se presente e nem por isto eu e amigos saímos matando pessoas por ai.
JK
Porque eles não jogavam futebol (socialmente retraídos) e absolutamente todo mundo come arroz com feijão, mas nem todo mundo, em especial quem assiste esses telejornais podres jogam video game.
DanielBastos
Não, mas eles jogavam live de War.
DanielBastos
Já foi RPG, gibi, Rock.... A lista é. Longa meu caro. É só a desculpa da vez.
Guilherme Borges Cunha
Esse debate é pura perda de tempo e sequer merece atenção. Video games são o bode expiatório da vez. Na época de Columbine chegaram a culpar até a música do Maryllin Manson. Já culparam a TV, o cinema, os quadrinhos e quem sabe qual será a próxima culpa.
VaGNaroK Alkimist
Melhor que ser governado por um presidiário (ou o poste dele, dá no mesmo).
João
Mas aí iria o estudo iria concordar com isso, como ocorre com a Globo que adora falar de jogos = violência e morte irl.
Marcos Soares Santos
É pq Harward é esquerdista comunista
Marcos Soares Santos
Toda vez que eu vejo esse post no facebook eu me pego me perguntando se não é a página Senado Federel.
Joseina Barcellos Gayger
Meu Ping aqui fica em torno de 120-180. Não me pergunte como.
Joseina Barcellos Gayger
Mas claro que jogos violentos geram pessoas violentas. Quanta gente ficou rica jogando banco imobiliário e virou encanador por ter jogado Super Mário? #sarcasm
Jean Maxwell
Pois é, mas o pior é que esse é o único fato em comum que é evidênciado. Porque a mídia sensacionalista não destaca que esse malucos todos jogavam futebol ou comiam arroz com feijão?
Arnold
né qualquer um com minimo de inteligencia sabe que isso não influencia, só se ele como vc disse já tiver muitos problemas, mas vão colocar a culpa no mais fácil, é uma hipocrisia tremenda de quem acha isso, se fosse assim, tudo influenciaria, novelas, filmes, series, armas, policia e etc... dá até raiva, se os jogos influenciam as pessoas, hoje eu seria um lutador e sairia dando hadouken nas pessoas kkkkkk eu joguei tanto gta e cs quando era criança, e eu hoje em dia odeio violência, continuo jogando jogos violentos e odeio a violência no mundo real, se a pessoa não tem discernimento, qualquer coisa vai influenciar ela, mas ai é culpa da pessoa.
ntbxp
Videogame é uma das poucas mídias em que Jesus e o Marx faz parceria para destruí-las.
ntbxp
O jogo influencia a violência, o sexismo, aquele negócio que começa com "p" e tal....O que que esses exibicionistas da virtude e moral querem?Que o videogame seja uma babá? Um professor? Um pai?
Daniel R. Pinheiro
Agora foi engraçado. O vídeo não fala sobre Nazismo, pra começar.Em segundo lugar, eu não sou especialista mas posso falar até onde eu sei, por isso estou discutindo com você, pra discutirmos do que sabemos. Mas podemos parar por aqui.
Daniel R. Pinheiro
E agora vamos discutir plágio? Não já disse que estamos numa discussão informal e, portanto, aspas ou não-aspas não invalidam a narrativa? Red Herring não funciona comigo, desculpe.
Daniel R. Pinheiro
Não é cômodo, muito menos infantil. Você simplesmente respondeu que o Nazismo é de extrema direita, numa postura claramente prepotente, pra não dizer arrogante, e partiu para as referências, ao invés de desenvolver a sua própria narrativa da questão, dizendo porque é de extrema-direita, refutando os pontos que levantei.
Daniel R. Pinheiro
Pois então, como percebes, estamos longe da universidade, e numa discussão informal...
Daniel R. Pinheiro
"A direita pode assumir diversas formas e diversas configurações, incluindo nacionalista, antidemocrática, autoritária e fascista."Da mesma forma que a esquerda pode seguir essas vertentes, com práticas bastantes semelhantes, como ocorreu justamente no... nazismo. E a falácia da autoridade não se resume apenas à primeira pessoa. Você pode ser falacioso ao recorrer a autoridades (que podem muito bem estarem erradas).
Daniel R. Pinheiro
Sim, eu entendi perfeitamente o contexto pelo qual vcs dois estavam discutindo. Eu apenas ampliei pra uma argumentação mais abrangente: não importa se é apenas no Brasil, ou no mundo todo, ser reverenciado não faz de alguém proveitosa para a sociedade como um todo.
Daniel R. Pinheiro
Sim, retirei da Wikipédia por representar um resumo (e rápido) do que eu quis dizer. Mas se não bastou, escrevi com minhas próprias palavras noutro comentário a questão por completo.Fique à vontade para me processar...
Daniel R. Pinheiro
Não é porque não representa a sua interpretação de direita que deixa de serPego seu argumento e aplico nas suas referências (que por sinal, seria a famosa falácia de apelo a autoridade), dá na mesma. Deixemos as autoridades e joguinhos de lado e vamos a um pequeno exemplo: eu apoiar o livre mercado no que diz respeito a menos intervenção do Estado nas companhias que produzem, pesquisam e desenvolvem tecnologias, ao mesmo tempo que ser contra a grande responsabilidade das empresas de apenas fornecer lucro para os seus acionistas, ao invés de se preocupar mais com a sociedade, me faz uma pessoa de esquerda ou direita? Se eu acho certo uma empresa que produz e desenvolve não ser obrigada a dividir seus lucros entre a classe trabalhadora (e não ter mão do Estado para tal), mas errado o fato de elas agirem em agressão ao meio ambiente, ou na criação de monopólios ou com regimes trabalhistas anti-éticos (na qual o Estado deveria intervir), isso me faz ser de direita ou esquerda? Tela azul, neh? Poise.O Nazismo tinha conceitos de "esquerda" como ser contra o capitalismo liberal e às grandes corporações que pensavam apenas em como obter lucro, pouco se lixando pra classe trabalhadora (como que isso tudo pode ser enquadrado como extrema-direita, jovem), bem como tinha conceitos de "direita" como ser contra a divisão de propriedades e a agressividade para com a classe empresarial. Basicamente o Nazismo era como uma terceira via. Em resumo: tentar classificar o Nazismo no espectro político atual é uma burrice.Atualize-se. O conceito simples de direita-esquerda numa linha única é antiquado e ultrapassado.
César
Pera, dá pra alcançar um ping abaixo de 230ms????
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Violência dentro de casaViolência na ruaViolência na escolaViolência na TV 24 horas por diaViolência nos jornaisViolência sendo compartilhada diariamente por idiotas e tias no whatsapp50.000 homicídios por anoAumento significativo nos casos de depressãoInexistência de amparo psicológico nas escolasBullying sendo tratado como mimimiHiperconectividade virtual e falta de conexões reaisLeis brandasJustiça lenta e parcialFalta de policiamentoFalta de controle dos paisMAAAS os jogos são os ÚNICOS culpados.Façam favor, me poupem!
Daniel R. Pinheiro
Alemanha de Hitler não era de extrema direita. O conceito simples direta-esquerda (liberal-conservador) não se aplica mais dessa forma, tal como foi na revolução francesa, o início dessa divisão. Hoje nós temos vertentes de todo tipo que não se pode simplesmente classificar um governo como de direita ou esquerda. Até quando as pessoas irão insistir nessa mantra?Aqui, um videozinho basicão e simples, pra ajudar:https://www.youtube.com/wat...Hitler se opunha tanto ao socialismo como ao capitalismo. O próprio Hitler e Joseph Goebbels chegaram a afirmar, em alguns de seus discursos, que o nacional-socialismo era uma vertente do socialismo, não na forma tradicional do socialismo marxista, mas sim interpretando o socialismo como "exaltação do social". Bem como acreditavam que o capitalismo causava danos às nações pelo controle das finanças internacionais, pelo domínio econômico das grandes empresas e pela influência dos judeus.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Jovens são facilmente influenciados por vídeo games e podem virar psicopatas assassinos, mas viver no meio de uma comunidade violenta, com tiroteios diários, conviver com a dor da morte de amigos e familiares, a falta da presença do Estado e a pobreza extrema não não causa efeito semelhante.
Daniel R. Pinheiro
Desculpe a palavra, mas grande bosta Marielle ter essa repercussão toda. Existem homenagens a governantes corruptos e líderes controversos espelhados por todo o mundo. Isso não é argumento.
Cristina Nascimento
Esse país pra ter jeito, só redescobrindo, fazendo do zero, pq essa população q vive aki, só Jesus na causa. Pessoas mall educadas, sem culturas e porcas. Reclamam dos políticos, mas dar educação aos filhos para serem bons cidadãos amanhã ngm dá. Acham mais facil por a culpa no governo pela própria incompetência num trabalho simples: trabalhar pra dar bom exemplo aos pequenos.
Cristina Nascimento
Exatamente, e arrasta crianças da periferia ao submundo sujo da prostituição e tráfico, com sua falsa ideia de ostentação, e esta tem um preço alto.
Luizão
não sei o que é pior, twitter ou influência de uma esquerda que acha que estamos em 1964, alias a direita que governa o pais hoje também acha que estamos em 1964, aliás, acho que o verdadeiro problema do brasil é justamente esse, achar que ainda estamos em 1964, seja esquerda ou seja direita.
Franco Luiz
Nao preciso pesquisar eu moro no rj eu conheço ela alias a maioria das pessoas daqui sabem como ela é fora q ela vivia andando com bandidos a morte dela pra maioria aqui nao foi surpresa alguma é o famoso " quem anda com más companhias...." so o pessoal fora do rj q ficou assustado com o que aconteceu .....Vai por mim eu conheço essa ai ela e a maria do rosario sao as piores coisas que esse mundo ja viu
JK
O pior que esses doentes socialmente retraídos sempre tem que jogar! Como sabem que não terão controle a deep web, buscam um fator externo e controlável pra culpar, mas o mecanismo de controle já existe, todos os jogos tem classificação indicativa.
Alessandro
"Hoje a gente vê essa garotada viciada em videogames e videogames violentos. Só isso que fazem. Quando eu era criança e adolescente, jogava bola, soltava pipa, jogava bola de gude, hoje não vemos mais essas coisas. É isso que temos que estar preocupados”. Adoro esse tipo de papinho, na época em que ele era criança, ladrão de celular não existia certeza, nem dois caras numa moto, acho que mal tinha TV, aí fica fácil dizer esse tipo de coisa. Hoje em dia a garotada cresce ouvindo que não pode brincar na rua por conta da violência, e quando os pais deixam essas "criançinhas" brincar na rua, alguns vao brincar com arminhas. Isso sim é preocupante.
Keaton
Ah, como eu odeio essa pergunta propositalmente mal formulada....A pergunta "Video games violentos estimulam a violencia?" está muito mal formulada, ao meu ver.Da forma que está, a resposta é "Sim. Eles estimulam a violencia." COMO ASSIM? <insira falácia="" do="" não="" aconteceu="" comigo,="" não="" aconteceu="" com="" meus="" amigos="" parentes="" cachorro="" digimon="" então="" não="" acontece="" com="" ninguém="">... espere eu concluir meu raciocinio. (ps.: como o paragrafo acima quebrou desta maneira? wtf?)Agora, se a pergunta fosse "Video games violentos estimulam a violencia em todo mundo?" ai a resposta seria "Não, eles não estimulam em todo mundo."Porém não é são apenas os videogames violentos que estimulam a violencia... Filmes também podem incentivar algumas pessoas a ficarem violentas. Ver certas coisas, acontecimentos na vida real também. Vai de pessoa para pessoa. Como a pessoa é criada, familia problemática, problema mental (Borderline, Bipolaridade, Esquizofrenia, etc - não digo que todos os que possuem esses transtornos fiquem assim, que fique BEM claro isso.) quando a pessoa não trata ou se recusa a se tratar, e vários outros motivos... Agora, jogar a culpa nos videogames é desvio de culpa. É mais fácil você achar um bode espiatório censacionalista que investigar a fundo como era a vida desta pessoa.
Omar
Existiam video games na primeira e segunda guerra mundial?
João V. Marchese
http://mariadorosario.com.b...
João V. Marchese
http://g1.globo.com/jornal-...
João
Os trocentos estudos feitos por universidades como Harvard parece que esqueceram? Isso é perda de tempo, já foi discutido e estudado até a exaustão.
­­­­­­­­­­­­­­­
Até hoje quero saber quem mandou matar o Bolsonaro, mas até agora nada.
­­­­­­­­­­­­­­­
O povo que é mal informado, e não sabia que a moça era de um partido socialista (PSOL), que defende uma ideologia que só causa destruição por onde passa, a Venezuela está aí de exemplo.Deviam usar o nome dela como nome de rua, onde aquele pilantra do Maduro mora, isso sim.
João V. Marchese
se você desse uma pesquisada saberia que Marielle dava assistência social às famílias de policiais mortos, Maria do rosario fez uma lei que aumentava a pena em caso de agressão/morte para a família de policiais e agentes penitenciáriosA morte de Marielle deve ser sim comentada porque foi um assassinato político e SEM SOLUÇÃO
­­­­­­­­­­­­­­­
Quem vota em político analfabeto (e presidiário) não está nem um pouco preocupado com esses temas.
Cameron Poe
Hunt showdown ahahah
Giovani Sousa
Pior que não para aí, sempre vai ter um culpado pelo desajustado, menos ele próprio ou o ambiente em que vive/u, dependendo da fonte é o vídeo game, o lado político da pessoa, a deepweb, os chan, etc
Franco Luiz
Esse ai eu nem falo mais nada , nao sei como nao é proibido uma merda dessa
Franco Luiz
melhor do que ser governado pela venezuela XD
Franco Luiz
po essa mulher é aqui do rj é conhecida como uma das que mais vao contra segurança no rj , lutou pra tira arma do guarda de transito entre outras coisas, so no brasil pra uma mulher dessa ganha placa e afins...... é surreal e alias dps q ela morreu começou a enche mais o saco do que viva , aki no rj a cada 20 min vem algo falando da morte dela mo chatice
M3M
A culpa é do vídeo game. O que fazer com pais drogados que largam os filhos não importa...
John Smith
Aí tu olha a nota fiscal e vê que 5 mil foi pro (des)governo.
Azr
Esqueceu do lixo do Funk que em sua grande maioria só faz apologia a coisas erradas.
tuneman
Enquanto isso o país afunda....
DriRSNeves
Tanta coisa para discutir e vão discutir o que já foi pesquisado, inclusive uma pesquisa de 10 anos mostrou que os videogames não exercem nenhum efeito negativo nas características pessoais da criança (comportamento e atenção), nem ajuda a desenvolver doenças emocionais. Tanto para menino quanto para meninas. - "Do television and electronic games predict children's psychosocial adjustment? Longitudinal research using the UK Millennium Cohort Study".Mas como esse governo não acredita na ciência, vamos ter conclusões malucas pela frente tipo "a Terra é plana".
Jairo ☠️
Com certeza
Alisson Santos
O sujeito pode vir de uma família problemática, ser mentalmente desajustado, sofrer bullying na escola, ser um ciborgue extraterrestre enviado para atacar os humanos, mas tudo isso será desconsiderado pela imprensa se o sujeito tiver PUBG instalado no PC.
Robert Rey
O que estimula a violência é chegar numa loja e ver que um iPhone custa 10 mil reais. Dá vontade de sair quebrando tudo mesmo.
Cameron Poe
Se preocupar com o dólar/economia, corrupção, segurança pública, saúde, altos desempregos ninguém quer né? (que aliás, são coisas bem mais prioritárias)
Franco Luiz
Jogos sim novela e filmes não ne? 🙄🙄🙄