Início » Celular » Golpe no WhatsApp promete mudar cor do aplicativo e lucra com anúncios

Golpe no WhatsApp promete mudar cor do aplicativo e lucra com anúncios

A prática também ocorre no WhatsApp Web, onde usuários são induzidos a instalar extensão maliciosa

Victor Hugo Silva Por

O WhatsApp continua sendo um prato cheio para os mais diversos golpes. Um dos que circulam por meio de mensagens é o que promete alterar a cor do aplicativo. A ideia, como boa parte dos golpes no mensageiro, é ganhar dinheiro com anúncios.

A prática foi alertada pela ESET, que afirma ter recebido relatos a respeito de uma mensagem com a promessa de ativar novas cores no WhatsApp. Ela conta com link para uma página que apresenta informações diferentes de acordo com o dispositivo.

Golpe no WhatsApp promete mudar cor do aplicativo e lucra com anúncios

Caso seja aberta no smartphone, ela apresenta as condições para receber o falso recurso: enviar o link para 30 amigos ou 10 grupos. Segundo a ESET, mesmo que a etapa seja pulada, a página pede que o usuário baixe o arquivo “best_video.apk”.

Golpe no WhatsApp promete mudar cor do aplicativo e lucra com anúncios

Como a extensão indica, trata-se de um aplicativo para Android. Ele propaga adware, ou seja, exibe publicidade indesejada enquanto se navega na internet.

O app até exibe anúncios de plataformas legítimas, mas eles acabam consumindo a franquia para um propósito inadequado. Para piorar, o arquivo APK fica oculto depois de ser instalado em um smartphone, o que dificulta sua remoção.

Por outro lado, se o link é aberto pelo WhatsApp Web, a página recomenda a instalação de uma extensão para o Google Chrome. Batizada de “Black Theme for WhatsApp”, ela promete liberar uma espécie de modo escuro no serviço.

Ao ser instalada, a extensão passa a enviar, em todas as conversas ativas, convites para que outras pessoas também personalizarem a cor do WhatsApp. Para se ter uma ideia, a extensão já conta com mais de 16 mil usuários.

A recomendação dos especialistas é ter cuidado com o que se recebe por meio de aplicativos como o WhatsApp. Antes de abrir o link, pergunte se a pessoa que o enviou tem conhecimento sobre ele ou se também foi vítima de um golpe.

Golpe no WhatsApp promete mudar cor do aplicativo e lucra com anúncios

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Grifo Servtel

Pode ser também, bem lembrado. Realmente existe URLs que quando compartilhadas, vinculam uma interface de anúncio e descrição muito bem feitas.

Meiksonq

No meu caso os parentes estão tendo o primeiro acesso, aí eu crio o e-mail e eles deixam anotado em um caderno, amém

Rmavalli

Para quem quiser realmente "Black Theme for WhatsApp" no Web, use a extensão Dark Reader no Chrome, além do WhatsApp, todo site fica em modo noturno.

phsodre

O pior é que eu aviso muito as pessoas sobre esses links e elas ainda dão a desculpa de "Eu não disse que é verdade, só estou repassando", ou "... mas de repente, vai que dá certo", ou "Eu passo, pq pode dar certo pra outra pessoa"!

Pelos Deuses!!!!!

Arthur Soares

Quem quiser o link pra mudar a cor do Orkut é só me chamar. Golpe mais velho que andar pra frente.

Alessandro

Eu resolvi isso, em parte, toda vez que me pendem para fazer um e-mail novo, faço um drama comparando com a conta do banco, isso reduziu bastante a perda das contas

Leumas Ninguém

Eu gosto de mudar pra cor black, porque odeio luz branca na cara

Tanto que uso um tema no meu Pocophone que deixa o WhatsApp e o sistema todo escuro

P. Herrera

Queria saber o pq da tara desse povo de querer mudar a cor das coisas. Por exemplo: Facebook, WhatsApp e tal...

Anderson Silva

Melhor descrição 😜

Meiksonq

kkkkk todo mês eu to criando uma conta gmail para os parentes colocarem no celular e poderem baixar o iroshima nagazap

Meiksonq

no ->telegram<- já é customizável

Eduardo Braga

Ai que triste

Mas desculpa por rir

Eduardo Braga

Acho que um grande problema é a URL que parece legítima, pelo menos nesse caso.

Credulos

Tenho umas tias que caem fácil nesses golpes, por mais que eu explique como funciona esses spams.

Grifo Servtel

Infelizmente usuário mais leigo cai mesmo.É difícil as pessoas deduzirem que antes de instalarem, se deve verificar a disposição oficial do recurso. E que caso não seja, qualquer alteração viabilizada por terceiros, deve sempre ser considerada não digna de confiança.

Sem querer ser aquele chato evangelizador do Telegram mas já sendo: O Telegram já permite há muito tempo a personalização da interface do aplicativo tanto na versão de Android quanto na do Desktop de forma oficial. Há até grandes canais que disponibilizam vários 'themes' já prontos para serem aplicados.

Exibir mais comentários