Sem enviar um comunicado à imprensa ou aos usuários, a Sony alterou alguns detalhes de sua política de reembolso para jogos e itens comprados na PlayStation Store. De forma resumida, as alterações impedem que o usuário peça o estorno do valor pago se o conteúdo já foi baixado no console.
- Como sincronizar um controle no PlayStation 4 (PS4)
- Sony oferece reembolso para quem comprou Anthem após jogo desligar PlayStation 4
Pode ser bastante restritivo, mas o novo método ainda permite que em uma situação específica o jogo entre na possibilidade de reembolso quando o jogador já baixou o game: se ele for “defeituoso” – mas a Sony não afirma o que seria um jogo com defeitos, que podem incluir bugs, problemas ou travamentos. Isso significa que se o jogador baixou o jogo e não gostou de alguma parte da jogatina, não poderá pedir a devolução do dinheiro.
A mudança afeta os jogos já lançados, títulos em pré-venda, DLCs, temas, avatares e passes de temporada que são comprados dentro da loja oficial do console da Sony. O que não muda é o prazo máximo para o pedido para a restituição do valor pago, que são de 14 dias corridos para todos os itens comercializados na PlayStation Store.
No caso de pré-venda em que o jogador pagou com mais do que 14 dias de antecedência do lançamento, o pedido de reembolso pode ser feito em qualquer momento até o dia em que o game é liberado para ser jogado.
Outra mudança está nos serviços da Sony que são contratados, como a assinatura do PlayStation Plus, PlayStation Now e até a conta premium do Spotify – isso se ela foi comprada dentro do ambiente da PlayStation Music.
O dinheiro que é devolvido não é entregue ao usuário como valor no cartão de crédito ou em espécie. A Sony devolve toda a quantia dentro da carteira digital que existe na loja.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
mesmo assim para descobrir jogo valeu dinheiro pagou, sera necessario baixar e testar.
Mas jogo como The Division não tem como jogar offline, então nesse caso a Origin tem o melhor sistema reembolso.
Resumindo, estorno de que?
Jogo quebrado?
Como figurar estorno por defeito que a desenvolvedora poderia dizer que irá lançar uma correção?
Legal, e aí Sony, como vou testar o jogo? 👏👏👏👏
A diferença é minima. A única diferença e que a Origin libera o reembolso até 24hrs dps de iniciar a 1 vez. Na steam o único limite e se vc passar de 2 horas ou se a compra ultrapassar 2 semanas. Na Origin da pra vc jogar o jogo inteiro, zerar e pedir reembolso kkkk. Mas na steam e só jogar o jogo offline que não conta no tempo total.
Com tanto vídeo e stream, faz algum sentido. Mas ainda prefiro minha própria experiência com o jogo pra saber se gosto ou não.
Quem está anos luz em política de reembolso é Origin, o da steam é bem mais ou menos, aqui o link mostrando como funciona reembolso na Origin.
https://help.ea.com/pt-br/h...
Não existe outra interpretação, a lei é clarissima, se a compra foi fora do estabelecimento, cabe os sete dias de arrependimento. Simples assim. Essa regra da Sony fere o CDC.
Exatamente Thiago, porem 'pequenas causas' é depois de procurar o procon, em algumas cidades fica no mesmo local (só as audiências fica em local diferente ).
A steam tá anos luz a frente, não é atoa q vende pra caramba e ainda prática uns preços justos, a anos.
Nem ligo pra isso, essas coisas acontecem por conta dos espertinhos, aí fod... com quem pode passar por algum problema. SS q aí tem um porém, a Sony entrega a versão digital, mais nem sempre vem 100% lembro de ter pego o Dying light quando lançou, e veio literalmente com defeito, a Sony em si se fodendl pro usuário( há re instala o console, re instala o jogo, so oq sabem falar pra fazer). Quem resolveu meu caso foi o próprio atendimento da Techland, com outra chave do jogo.
Não pego lançamento pela PSN mais nem a pau, só física, além q pago mais barato q o prepr praticado na psn. Digital só jogos de 30 pila.
A Steam da 14 duas e até 2hrs pra vc testar... O o sonysta do jornalista escreve: "Essa medida 'pode' ser restritiva" Como 'Pode ser'? Essas medidas são uma bosta para consumidores arrependidos... Tnc
Gostei, acho que bate bem com a legislação brasileira e permite pedir reembolso em caso de algum problema. Perfeito só se fosse aplicado quando o download não fosse concluído ou jogo não aberto, mas sem ter começado download não ficou ruim não.
A falta de clareza por parte Sony me deixava bem ansioso, agora é uma questão resolvida.
Não é game, mas olha só a capacidade humana:
Bom mesmo foi um garota que comprava roupas caras na sexta e devolvia na segunda, pois não serviu bem, ou estava puxando dali e daqui. Depois de muito tempo as lojas descobriram através de vídeos de celulares postados em redes sociais que a garota estava em tudo que é festa usando sempre roupas caras e diferentes.
Na verdade tem sim. O direito a arrependimento se dá pela compra fora do estabelecimento comercial. São 7 dias a partir do ato do recebimento. Óbvio que existe o razoável (platinar o jogo em um dia e querer devolver não é justo) mas a lei é a lei.
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Seu entendimento esta errado, já que a vontade do legislador é clara neste caso que é fazer a distinção entre um produto onde vc pode tocar, ver, antes de comprar e um produto que vc não pode (lembre-se isso foi escrito em 1990, o varejo de rua era a unica fonte de aquisição de qualquer produto no mundo físico)
Esse seu papo é de advogado fundo de quintal para defender o cliente safado que não segue a lei
A Sony vencendo sempre é filha da put@
To achando que você foi no juizado de pequenas causas e não procon.
sim, pode baixar mais tarde.
Sim, porém vale para steam,MS, Nintendo, etc.
Isso na PSN?
É a mesma regra para compra em catalago, ou seja como não tem como testar antes da compra ( a não ser que tenha demo ou trial) ou seja direito de arrependimento vale.
PS consegui ganhar no procon o ressarcimento do Fallout 76, + 2500 em acordo. Nem precisa de advogados ( alguns estados tem até procon online) e nem demora.
Passa a contar 7 dias a partir momento que o jogo foi disponibilizado pra download. Assim como é feito no sites que vendem keys, mercado livre, etc.
Apesar nao ser cliente da playstation store tambem pensei mesmo, alguem sabe no momento da compra tem possibilidade baixar mais tarde ???
se a devolução ocorre por defeito do jogo, o CDC não ajuda muito. Veja o Art. 12 do CDC
§ 1° O produto é defeituoso quando não oferece a segurança que dele legitimamente se espera, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais:
I - sua apresentação;
II - o uso e os riscos que razoavelmente dele se esperam;
III - a época em que foi colocado em circulação.
Ou seja, ainda depende de subjetivismo do que seria defeito
Como a compra é digital e na hora, é como se, analogicamente, a entrega fosse feita no ato. Logo, não há o direito de arrependimento.
O direito de arrependimento ocorre quando exige, a meu entender, necessidade de deslocamento do produto ou serviço (correios, representante comercial)
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.
Sony se atrapalhando com políticas pro consumidor, como sempre.
Rapaz, é uma politica que não dá pra usar.
Como a pessoa vai saber se quer reembolsar se nunca abriu o produto que ela pagou?
Algum advogado para falar como ficar isso no nosso código de defesa do consumidor?
Efeito dos reembolsos causados pelo Anthem que segue com mais bugs que encomenda.