Início » Internet » DNS público 1.1.1.1 da Cloudflare ganhará VPN gratuita para iPhone e Android

DNS público 1.1.1.1 da Cloudflare ganhará VPN gratuita para iPhone e Android

VPN grátis da Cloudflare, Warp é pensado para acelerar conexão e minimizar gasto de bateria no celular

Felipe Ventura Por

A Cloudflare está adicionando uma VPN gratuita ao 1.1.1.1, seu aplicativo de DNS público. A empresa tentou resolver alguns dos problemas que afetam as VPNs para celular: o novo serviço Warp é pensado para acelerar a velocidade de conexão, reduzir o consumo de dados, minimizar o gasto de bateria e proteger sua privacidade. Ele estará disponível para iPhone, iPad e Android; por enquanto, é necessário entrar em uma lista de espera.

O Warp promete maior velocidade que outras VPNs por aproveitar a rede global da Cloudflare para se conectar aos servidores de internet. Ou seja, ele consegue encontrar caminhos mais rápidos entre seu celular e o site que você está tentando acessar.

Como uma VPN, o Warp criptografa automaticamente todas as conexões não-criptografadas por padrão; isso funciona em navegadores web e dentro de aplicativos. Se o conteúdo não for protegido, a Cloudflare também consegue compactá-lo e armazená-lo em cache para diminuir o consumo de dados — mas ela só fará isso "quando for seguro".

O Warp é voltado para dispositivos móveis: ele foi criado em torno de um protocolo otimizado para a internet móvel e baseado em UDP, enquanto outras VPNs se baseiam no TCP, pensado para conexões com fio.

O novo serviço é baseado no protocolo WireGuard, que consome menos energia em relação a tecnologias VPN mais antigas. Ele também minimiza o uso excessivo do rádio do celular, economizando bateria.

Você só não conseguirá mudar sua localização para outro país usando o Warp: ele é mais focado em proteger sua conexão, portanto não traz esse recurso.

Mapa da rede da Cloudflare

Cloudflare garante privacidade em VPN gratuita

A expressão "VPN gratuita" não costuma inspirar muita confiança porque diversos serviços que prometem criptografar sua conexão acabam analisando seu tráfego de internet. No entanto, a Cloudflare garante que não grava dados identificáveis do usuário; não vende seu histórico de navegação; e tem auditores externos para garantir essas medidas.

Isso é possível porque a Cloudflare consegue ganhar dinheiro de outras formas. O Warp é gratuito, mas o futuro serviço Warp+ exigirá uma assinatura mensal — os detalhes ainda não foram divulgados. Ela também planeja se expandir para a área de VPN corporativo. Além disso, a empresa terá um alcance maior da infraestrutura da internet, "com o software sendo executado nos dois lados de uma conexão".

O Warp estará integrado ao aplicativo 1.1.1.1 para iOS e Android. Por enquanto, você poderá apenas entrar em uma lista de espera enquanto o recurso é liberado aos poucos para os usuários.

O aplicativo já oferece, é claro, o próprio serviço de DNS da Cloudflare: em testes do DNSPerf, sua latência é menor que do Google Public DNS (8.8.8.8) e OpenDNS na América do Sul.

Com informações: Cloudflare, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alexandre Roberto
Na instituição temos um decoder universal para tv por satelite...usamos um provedor local de fibra e nao conectava no servidor cs...no momento que se fixou o dns da opendns e da cloudflare no decoder...passou a se conectar perfeitamente no cs e liberar os canais
Luan Silva
se voce usa o google pra busca, tem uma rede social no facebook ou no instagram, VOCE NAO TEM PRIVACIDADE... Quer privacidade pra comprar coisas na deep web? ou ver sites pornos kakkakakakaka
João
Cloudflare é bem respeitada pelos serviços em sites (especialmente proteção Ddos), que existem bem antes do 1.1.1.1. Me surpreenderia se fizessem alguma prática bizarra logo agora.
Caleb Enyawbruce
A defesa foi tanta que parece propaganda (o pessoal fica ofendido com isso, mas pra mim parece ué, não estou desacreditando o site). Pra mim é uma VPN “gratuita” como outra qualquer (isto é, você paga fornecendo seus dados).
Eduardo Braga
:P
FMAranda
Não. Obrigado! VPN de graça é tenso, hehe. Nunca me esqueço do jornalista sobre segurança digital, Denis Zanin, me dizer em um papo que "se o serviço é gratuito, você é o produto".
Trovalds
Os DNS não fazem. O Warp na teoria é interessante porque evita rotas e saltos desnecessários pra acessar determinados sites. Digamos que pra você acessar um site nos EUA você tem 30 saltos (no caso servidores em que a conexão passa até chegar ao destino). Com o Warp esse número de saltos diminuiria pra uns 6 (DNS do seu provedor, Cloudflare mais próximo, Cloudflare mais próximo do endereço que você quer alcançar, DNS do servidor que você quer alcançar, servidor propriamente dito). E isso tudo ainda pode incluir economia de tráfego porque alguns dados podem estar em cache se o servidor contar com os servidores de cache do Cloudflare CDN também, que evitaria 2 saltos.Novamente: isso em TEORIA.
Yago Oliveira
No caso das pagas também. Já houve casos de vazamento de informação e inclusive já vi em fóruns pessoas reclamando sobre scripts nos aplicativos que enviavam dados para terceiros. Eu meio que desanimei de VPN. Se for para não ter privacidade melhor NÃO PAGAR por isso.
Trovalds
Não me toquei disso no aplicativo. Agora que vi que o Warp propriamente dito ainda não está disponível. "Falha nossa!"
Eduardo Braga
O Warp só deve ser lançado no fim de julho
Dayman Novaes
Foi o que sempre imaginei. Desde que li a primeira notícia do DNS da CloudFare fiquei interessado, empolgado, com a sensação de ser algo inovador e tals... Mas não passou da sensação, porque de fato não botei muita fé que faria alguma diferença na prática
Trovalds
Ainda mais porque na prática nas conexões domésticas não faz diferença nenhuma apesar do burburinho da internet. O famoso "efeito placebo".
Capitão Caverna
Jamais usaria o dns do google tbm.
Trovalds
Se for pensar por essa perspectiva os DNS do Google por si só já são passíveis de espionagem. Idem pros do CloudFare. Enfim, eles podem até afirmar que monetizam com outros serviços mas de qualquer forma foi como comentei antes: não acredito em uma real economia de dados na prática.
Trovalds
Na prática o serviço vai facilitar pros portais e sites que usam os serviços de DNS da CloudFare (se não me engano o TB usa). De uma perspectiva de economia de dados em si, acredito que não vá ser lá tão impactante pra'quele usuário que tem pacotes de dados pequenos e navega pouco. Esperar pra ver na prática o quanto esse serviço é capaz de economizar de fato (energia, dados).EDIT: toquei o f***-se e instalei. Aparentemente o serviço já está disponível pra geral.
Capitão Caverna
Coragem.VPN gratuita é tipo anti-vírus pirata.
Trovalds
Não existe "café grátis".
uB.
É uma simples mudança de perspectiva:"Acho que pode haver algum terceiro nessa minha conexão não segura"Para"Tenho certeza que tem um terceiro nessa minha conexão via VPN gratuita"