DNS público 1.1.1.1 da Cloudflare ganhará VPN gratuita para iPhone e Android

VPN grátis da Cloudflare, Warp é pensado para acelerar conexão e minimizar gasto de bateria no celular

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses

A Cloudflare está adicionando uma VPN gratuita ao 1.1.1.1, seu aplicativo de DNS público. A empresa tentou resolver alguns dos problemas que afetam as VPNs para celular: o novo serviço Warp é pensado para acelerar a velocidade de conexão, reduzir o consumo de dados, minimizar o gasto de bateria e proteger sua privacidade. Ele estará disponível para iPhone, iPad e Android; por enquanto, é necessário entrar em uma lista de espera.

O Warp promete maior velocidade que outras VPNs por aproveitar a rede global da Cloudflare para se conectar aos servidores de internet. Ou seja, ele consegue encontrar caminhos mais rápidos entre seu celular e o site que você está tentando acessar.

Como uma VPN, o Warp criptografa automaticamente todas as conexões não-criptografadas por padrão; isso funciona em navegadores web e dentro de aplicativos. Se o conteúdo não for protegido, a Cloudflare também consegue compactá-lo e armazená-lo em cache para diminuir o consumo de dados — mas ela só fará isso “quando for seguro”.

O Warp é voltado para dispositivos móveis: ele foi criado em torno de um protocolo otimizado para a internet móvel e baseado em UDP, enquanto outras VPNs se baseiam no TCP, pensado para conexões com fio.

O novo serviço é baseado no protocolo WireGuard, que consome menos energia em relação a tecnologias VPN mais antigas. Ele também minimiza o uso excessivo do rádio do celular, economizando bateria.

Você só não conseguirá mudar sua localização para outro país usando o Warp: ele é mais focado em proteger sua conexão, portanto não traz esse recurso.

Mapa da rede da Cloudflare

Cloudflare garante privacidade em VPN gratuita

A expressão “VPN gratuita” não costuma inspirar muita confiança porque diversos serviços que prometem criptografar sua conexão acabam analisando seu tráfego de internet. No entanto, a Cloudflare garante que não grava dados identificáveis do usuário; não vende seu histórico de navegação; e tem auditores externos para garantir essas medidas.

Isso é possível porque a Cloudflare consegue ganhar dinheiro de outras formas. O Warp é gratuito, mas o futuro serviço Warp+ exigirá uma assinatura mensal — os detalhes ainda não foram divulgados. Ela também planeja se expandir para a área de VPN corporativo. Além disso, a empresa terá um alcance maior da infraestrutura da internet, “com o software sendo executado nos dois lados de uma conexão”.

O Warp estará integrado ao aplicativo 1.1.1.1 para iOS e Android. Por enquanto, você poderá apenas entrar em uma lista de espera enquanto o recurso é liberado aos poucos para os usuários.

O aplicativo já oferece, é claro, o próprio serviço de DNS da Cloudflare: em testes do DNSPerf, sua latência é menor que do Google Public DNS (8.8.8.8) e OpenDNS na América do Sul.

Com informações: Cloudflare, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados