Início » Negócios » Uber anuncia acordo com o Serpro para checar dados de motoristas em tempo real

Uber anuncia acordo com o Serpro para checar dados de motoristas em tempo real

A Uber acredita que a análise de informações sobre motoristas e veículos será feita com mais eficiência

Victor Hugo Silva Por

A análise da situação de motoristas e veículos cadastrados na Uber ficará mais ágil. A empresa anunciou nesta terça-feira (2), em conjunto com o Serpro (Serviço de Processamento de Dados), um acordo que permite o uso de uma ferramenta de checagem de dados em tempo real.

Por meio do DataValid, a Uber poderá ter informações sobre veículos e motoristas que já estão rodando com o aplicativo ou que desejam começar a usá-lo. Desenvolvida pelo Serpro, a ferramenta verifica os dados cadastrais com autorização do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Aplicativo Uber

Ela é capaz de analisar informações sobre a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). No momento do cadastro, a Uber poderá checar se os dados estão corretos e se a CNH é válida.

A empresa também poderá checar a identidade dos motoristas ao comparar as fotos enviadas por eles no aplicativo com aquelas que estão arquivadas junto a autoridades de trânsito. A medida é parecida com a prática já adotada pela companhia.

Periodicamente, a Uber solicita uma nova selfie aos motoristas para manter o cadastro ativo. A empresa também realiza uma análise de antecedentes criminais a partir de bancos de dados oficiais e públicos no Brasil com a ajuda de uma empresa especializada.

O diretor de comunicação da Uber no Brasil, Fabio Sabba, acredita que o acordo ajudará a empresa a oferecer recursos de segurança mais robustos de forma escalável. “A integração com um parceiro com a expertise do Serpro e as informações do Denatran permitirá que os nossos critérios de qualidade e segurança sejam aplicados cada vez com maior eficiência e rapidez”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

johndoe1981

Isso é verdade, quem encrenca com Uber e cia. são as prefeituras que querem impedir concorrência com a máfia do táxi.

Stark

Redes sociais nao pontuam mais e a meta de pontos foi reduzida de 1600 para 1230, o que fica um pouco mais fácil pra quem é beta mensal (por não ter que lembrar de fazer o login todo mês), mas aparentemente bem mais difícil pro beta diário e semanal.

Avatar

Qual a treta?

Diego F. Duarte

Mas o SERPRO ja e referencia de estatal de TI pra varias coisas, inclusive na America Latina. N entendi sua colocacao o.o.

E o gov federal nunca ligou pro Uber, inclusive autorizou a regulamentacao, entao...

Zé Dionisío

Uber, a empresa do estado seria o próprio Serpro.

Ticano

o que seria uma empresa de Ti Distrupta?

Eduardo Braga

😒

Não vou voltar a ser lab por um bom tempo

Anayran Pinheiro

Bom, assim diminui o número de membros da igreja Betista do 5o dia util.

Eduardo Braga

Bem off, mas a Tim mudou o beta de novo e quem não usa o mensal tá meio que fudido.

Zé Dionisío

Agora que o estado conseguiu emplacar um das suas empresas, atrelando seus serviços com alguma empresa de TI distrupta, assim eles podem deixar o Uber em paz.