Início » Aplicativos e Software » Adobe After Effects ganha recurso do Photoshop para remover objetos de vídeos

Adobe After Effects ganha recurso do Photoshop para remover objetos de vídeos

After Effects usa inteligência artificial da Adobe para o preenchimento sensível ao conteúdo (content-aware fill)

Por
28 semanas atrás

A Adobe atualizou o After Effects para identificar e remover objetos de vídeos automaticamente: dessa forma, é possível retirar microfones que entraram no enquadramento, carros em movimento e até mesmo pessoas. O recurso se chama preenchimento sensível ao conteúdo (content-aware fill), assim como no Photoshop.

O preenchimento sensível ao conteúdo está presente no Photoshop há quase dez anos: ele identifica um objeto, remove-o da foto, e preenche o espaço em branco baseado no que está a seu redor.

O After Effects faz a mesma coisa, mas para cada quadro de um vídeo. Ele usa a plataforma de inteligência artificial Adobe Sensei para acompanhar o mesmo objeto ao longo do vídeo, apagá-lo e preencher o espaço com os pixels adequados.

A Adobe promete que essa ferramenta consegue remover objetos até mesmo se, em algum momento, eles passarem atrás de outro objeto na cena. E, claro, é possível fazer ajustes manuais caso você queira fazer refinamentos.

Isso pode ser útil para a pós-produção de um vídeo: por exemplo, dá para apagar microfones que entram no enquadramento, ou pessoas e sombras que atrapalham a composição da cena. Segundo a Adobe, isso também pode ser usado para ajustar vídeos de realidade virtual em 360 ​​graus; nesses casos, nem sempre é possível ocultar tudo ao redor da câmera.

O preenchimento sensível ao conteúdo já está disponível no After Effects 16.1, disponível através da assinatura Creative Cloud. Você pode experimentá-lo usando este guia.

A Adobe anunciou essa novidade pouco antes da feira NAB 2019, voltada para profissionais de vídeo. Ela também promete melhorias de desempenho no Premiere: o tempo de exportação será menor graças à renderização com GPU. Além disso, o rastreamento de máscara ficará até 38 vezes mais rápido para vídeos 8K, e até 4 vezes mais rápido para cenas em HD.

Com informações: TechCrunch.