Adobe After Effects ganha recurso do Photoshop para remover objetos de vídeos

After Effects usa inteligência artificial da Adobe para o preenchimento sensível ao conteúdo (content-aware fill)

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Adobe atualizou o After Effects para identificar e remover objetos de vídeos automaticamente: dessa forma, é possível retirar microfones que entraram no enquadramento, carros em movimento e até mesmo pessoas. O recurso se chama preenchimento sensível ao conteúdo (content-aware fill), assim como no Photoshop.

O preenchimento sensível ao conteúdo está presente no Photoshop há quase dez anos: ele identifica um objeto, remove-o da foto, e preenche o espaço em branco baseado no que está a seu redor.

O After Effects faz a mesma coisa, mas para cada quadro de um vídeo. Ele usa a plataforma de inteligência artificial Adobe Sensei para acompanhar o mesmo objeto ao longo do vídeo, apagá-lo e preencher o espaço com os pixels adequados.

A Adobe promete que essa ferramenta consegue remover objetos até mesmo se, em algum momento, eles passarem atrás de outro objeto na cena. E, claro, é possível fazer ajustes manuais caso você queira fazer refinamentos.

Isso pode ser útil para a pós-produção de um vídeo: por exemplo, dá para apagar microfones que entram no enquadramento, ou pessoas e sombras que atrapalham a composição da cena. Segundo a Adobe, isso também pode ser usado para ajustar vídeos de realidade virtual em 360 ​​graus; nesses casos, nem sempre é possível ocultar tudo ao redor da câmera.

O preenchimento sensível ao conteúdo já está disponível no After Effects 16.1, disponível através da assinatura Creative Cloud. Você pode experimentá-lo usando este guia.

A Adobe anunciou essa novidade pouco antes da feira NAB 2019, voltada para profissionais de vídeo. Ela também promete melhorias de desempenho no Premiere: o tempo de exportação será menor graças à renderização com GPU. Além disso, o rastreamento de máscara ficará até 38 vezes mais rápido para vídeos 8K, e até 4 vezes mais rápido para cenas em HD.

Com informações: TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados