Início » Celular » Android Q Beta 2 traz notificações em bolhas e suporte a celulares dobráveis

Android Q Beta 2 traz notificações em bolhas e suporte a celulares dobráveis

Android Q ganha suporte nativo a notificações em bolhas, tal como no Facebook Messenger, e oferece melhorias de privacidade

Felipe Ventura Por

O Google lançou nesta quarta-feira (3) o Android Q Beta 2 com mais novidades em prévia para o sistema operacional: ele traz suporte nativo a notificações em bolhas, tal como usado no Facebook Messenger; é compatível com futuros celulares dobráveis; e oferece melhorias de privacidade. Ele já pode ser baixado nos smartphones Pixel.

O Android Q tem suporte nativo a notificações em bolhas. O Facebook Messenger adotou isso há anos: são os “ícones de bate-papo” que aparecem quando alguém fala com você, se sobrepondo à interface de outros aplicativos. (Eu sempre desligo isso.) Nesta versão do sistema, os aplicativos não terão que criar esse recurso do zero: basta usar o novo canal de notificações.

O vice-presidente de engenharia Dave Burke escreve que as bolhas podem ser úteis para apps de mensagens, mantendo conversas em acesso mais fácil que na tela de notificações. As bolhas também podem ser usadas para tarefas em andamento (como uma ligação) ou para acesso rápido a algo importante (como anotações).

O Beta 2 traz melhorias adicionais de privacidade, incluindo o Armazenamento com Escopo (Scoped Storage). O Android Q permite que aplicativos gravem dados no celular dentro de uma sandbox, sem afetar outros arquivos; mas exige permissão do usuário para liberar acesso às fotos, vídeos e áudios.

Isso significa que, no Android Q, os desenvolvedores terão que adaptar seus apps caso precisem acessar “coleções compartilhadas”, como galeria de fotos e seletores de arquivos.

Android Q Beta 2 tem suporte a celulares dobráveis

Outro destaque no Beta 2 é o suporte a dispositivos dobráveis. O desenvolvedor poderá emular um celular flexível usando o Android Studio 3.5. São duas configurações de hardware por enquanto: uma delas imita o Samsung Galaxy Fold (telas de 7,3 e 4,6 polegadas), enquanto a outra corresponde ao Huawei Mate X (telas de 8 e 6,6 polegadas).

O emulador permite ver como os apps se comportam quando o dispositivo está aberto ou dobrado. O Android Q avisa se o aplicativo está em foco; o Google também aprimorou o redimensionamento na tela.

Há ainda uma forma de solicitar o “status térmico” do aparelho. Isso pode ser usado por um jogo, por exemplo, que reduziria seu consumo de CPU caso o celular esteja quente demais.

E a nova API MicrophoneDirection permite especificar a direção preferida do microfone ao fazer uma gravação de áudio: por exemplo, ao capturar um vídeo na câmera frontal, o app pode capturar o áudio vindo apenas do microfone frontal.

Tudo isso se junta aos recursos do Android Q Beta 1: o acesso à localização pode ser liberado apenas quando o app estiver em uso; há suporte nativo a reconhecimento facial 3D; os atalhos de compartilhamento aparecem mais rápido; os aplicativos podem obter o mapa de profundidade das fotos (para desfocar o plano de fundo); entre outros.

O Android Q Beta 2 está disponível para o Pixel 1, 2, 3 e suas variantes XL. O sistema receberá mais novidades durante a conferência Google I/O em maio.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cristina Nascimento

Obrigada!

phsodre

No messenger vc clica na sua foto e rola a página para área "Preferências", lá tem uma opção "Ícones de bate-papo". É só desligar no botão do lado e ser feliz!

Cristina Nascimento
...são os “ícones de bate-papo” que aparecem quando alguém fala com você, se sobrepondo à interface de outros aplicativos. (Eu sempre desligo isso.)

Comofáz?

Comentário Mil Grau℗

Eu uso esse, mas só alterna o último app aberto. Outros vc ainda precisa acionar o multitarefa. E realmente os gestos da Xiaomi é mto foda, vai ser difícil se acostumar com outros.

Kodos Otros

Né? Dando um banho na porcaria do Android Puro.

Lucas Santos

Miui, Oxygen OS e aquela da Huawey são impresionantes. Depois que passei a usar nunca mais quero saber de botõezinhos, muito menos uma barrita embaixo, como no iOS.

Vegeta humilde

Os gestos da samsung eu achei no máximo OK
Não sei o do pixel, mas o recurso de arrastar pra direito a partir da home seria mto bom SE qualquer movimento não te mandasse pro último app da lista...

Kodos Otros

A Google tá se inspirando na cara duro no iOS nessas últimas versões, o que pra mim é ótimo.

Valdir Casotti

Vai ter que ter um microgerenciamento talvez contatos preferidos ou até mesmo somente alumas notificações de alguns apps... assim OK, do mais é muita poluição visual

Kodos Otros

Cara, a Miui implementou isso de forma sensacional. Tentei usar a do Android puro e que lixo que é!

Agora, alternar entre app tem sim. Você ta falando de voltar ao app anterior? Com o gesto de voltar segurando um milisegundo aparece a miniatura do icone do app anterior e se soltar, volta pra ele.

Kodos Otros

"Notificações em bolha" - Uma ROM de 2012 ligou e pediu de volta.

Comentário Mil Grau℗

O que eu quero nesse Android não são essas "firulas", são coisas realmente úteis como, por exemplo, um verdadeiro sistemas de gestos na tela onde vc consegue facilmente ir pra home, voltar, multitarefa ou alternar entre os apps. Podem falar o que for, mas o do iPhone por enquanto é o mais bem trabalhado e fluído. O stock do Android é uma porcaria e de outras fabricantes não são nada legais (o da Samsung ela só fez um risco pra aumentar mais o espaço da tela, mas ergonomicamente é terrível) e os que são bons dizem ser cópias do iOS (Huawei e Xiaomi, que por sinal, o da Xiaomi é mto bom, só não tem como alternar entre apps e o multitarefa demora um pouco pra aparecer e vc percebe não ser fluído igual ao iOS).

A segunda coisa é retrabalhar no design do Android para ser "manuseável" com apenas uma mão ao melhor estilo One UI da Sammy. Ficar fazendo malabarismo com o celular para mexer nas opções na parte superior é um saco, tendo que mexer com a outra mão. A culpa não foi minha de terem criado smartphones de 7", a porra do bezel less era tido como tendência para se resolver isso, mas, ao contrário do que mtos imaginaram, serviu para aumentar ainda mais a altura dos smartphones.

Drax

Instala o lite que não tem isso

Lucas Santos

Notificações em bolha são um pé no saco. Pego e celular de alguém e tenho que ficar movendo o ícone prum lado e pro outro pra poder fazer o que tenho que fazer e não impedir o dono de ver a notificação.

uB.

Nossa, Android tá andando pra trás com esta notificação em bolha.

Espero que seja MUUUUUUITO diferente do formato chato do Facebook Mensagens

Exibir mais comentários