Início » Celular » Facebook e Instagram não terão mais aplicativos para Windows Phone

Facebook e Instagram não terão mais aplicativos para Windows Phone

Apps do Facebook, Instagram e Messenger para Windows Phone serão descontinuados no dia 30

Emerson Alecrim Por

Ia acontecer, cedo ou tarde: o Facebook decidiu encerrar de vez o suporte ao seu aplicativo para Windows Phone. A medida, a entrar em vigor a partir de 30 de abril, é válida também para os apps do Facebook Messenger e Instagram.

Facebook - Windows Phone

O Windows Phone e, posteriormente, o Windows 10 Mobile, foram descontinuados depois de a Microsoft admitir que a sua estratégia para o mercado móvel fracassou. Depois disso, a companhia liberou apenas algumas atualizações de segurança para a plataforma e vem recomendando veementemente a migração para Android ou iPhone.

Mesmo assim, ainda há uma parcela de usuários que continua usando smartphones com Windows Phone. Um deles relatou no Reddit ter recebido uma notificação do Instagram dizendo que o aplicativo deixará de ser suportado em 30 de abril.

Pouco tempo depois, a Microsoft confirmou que o Instagram vai ser removido da Windows Store, o mesmo valendo para os apps do Facebook e Messenger.

A decisão do Facebook não surpreende. Desde que a Microsoft desistiu do seu sistema operacional móvel, a disponibilidade de aplicativos para a plataforma só cai, naturalmente.

Notificação - fim do Instagram no Windows Phone

Consequentemente, há uma diminuição progressiva da base de usuários da plataforma. Apesar disso, para muitos usuários, ter acesso a serviços populares, especialmente Facebook e Instagram, fazia o Windows Phone ou o Windows 10 Mobile continuar valendo a pena.

Para eles, a solução mais óbvia é a de finalmente entrar para o time de usuários de Android ou iPhone, mas ainda há quem resista a essa ideia: no tópico do Reddit, o usuário que iniciou a discussão pergunta por aplicativos de terceiros que possam servir de alternativa para acesso ao Instagram.

Houve algumas sugestões, mas nenhuma parece ser tão completa quanto o aplicativo oficial, sem contar o risco de problemas de segurança. Não por acaso, a notificação sofre o fim do Instagram para Windows Phone recomenda que o acesso à rede social seja feito via navegador móvel.

É mais um prego no caixão do Windows Phone.

Com informações: Engadget, Windows Central.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

小岩井
Parabéns a Microsoft por ter conseguido o feito de matar o próprio sistema. Faz uns anos desde que meu ultimo Lumia quebrou e faz muita falta um sistema de celular bom de usar.
Keaton
Uma noticia com Windows Phone? O que é isso? 2016? hahaha :I
Logo Ali Já Volto
Foi bom até 2015 depois ficou...virou uma merdahh. ..Bill Gates se fudeu....😕
Eduardo Braga
Windows Phone, não. Windows 10 Mobile. O app do facebook no WP era da MS; o do Instagram nunca saiu do beta, e o do Messenger já tinha sido desativado há alguns anos.Esses eram do facebook mesmo e eram terríveis. Todo mundo achou que justamente os ports do iOS iriam ficar melhores que os de Android, mas o facebook fez questão de mostrar o contrário.
John Smith
Android e iOS reinam em absoluto!!!Infelizmente.
John Smith
Tem launcher que imita ela no Android, mas sei lá, eu gostava do sistema mas achava limitada essa tela inicial.Sinto mais falta é da interface do sistema, que tinha tema escuro desde o WP7. A cor de destaque que podíamos escolher era bem legal, também.
John Smith
Sinceramente nem no Android eu uso aplicativo do Facebook. O normal é ridícula e desnecessariamente pesado; o Lite é horroroso. Uso no navegador e de quebra tenho bloqueio de anúncios.Instagram só tenho instalado pra envio de fotos, que não dá pra ser feito satisfatoriamente pelo site mobile.
Gertrudes, a Lhama
Toda vez que vejo foto sinto saudade da tela inicial do WP. :(
Cássio Linden Albert
Acho que só morre mesmo quando acabar o suporte ao WhatsApp. ¯\_(ツ)_/¯
Cássio Linden Albert
Na época de lançamento do finado Windows 10 Mobile, o Facebook tinha anunciado as suas próprias versões de seus apps para o W10M, mas o problema era que os mesmos eram uns portes mal otimizados das versões para o iOS. Como comentaram, era muito comum ocorrer crashes por falta de memória RAM disponível para uso.
Caio SS
Nisso aí, já foi tarde. Afinal, até a Microsoft abandonou seu Windows Phone!Android e iOS reinam em absoluto!!!
吉影
Eram um lixo esses aplicativos. Mal otimizados e davam muito crash. Tem gente que saiu da plataforma na época devido a péssima atenção que desenvolvedores como o Facebook davam aos apps.
tuneman
Não pode matar o que já está morto!
Jairo ☠️
WM morreu e não.passa bem
Mozart Rozendo
O Windows phone virou um dumb phone. Porque não tem mais app nenhum