Xiaomi faz parceria e lança carro para celebrar 9º aniversário

Xiaomi anuncia parceria com chinesa FAW para criar SUV personalizado; empresa vende notebooks patinetes, além de celulares

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Xiaomi está fazendo uma investida no mercado de carros: esta semana, ela anunciou uma parceria com a chinesa FAW para criar dois modelos personalizados de SUV. A empresa já era conhecida por lançar diversos produtos além de celulares, como notebooks, fones de ouvido, powerbanks, patinetes, entre outros.

Esta parceria da Xiaomi foi divulgada em um evento na China em 3 de abril. Trata-se de uma versão do Bestune T77, SUV feito pela fabricante estatal chinesa FAW. São dois modelos: um deles custa 124.800 iuanes (equivalente a R$ 72 mil), enquanto o outro sai por 135.800 iuanes (R$ 78 mil).

Estas duas variantes possuem várias semelhanças. Ambas têm câmbio automático e um motor de 143 cavalos que chega à velocidade máxima de 181 km/h. As dimensões são 4,53 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,62 m de altura.

O design externo e interno delas é basicamente o mesmo: por exemplo, você encontra duas telas de 12,3 polegadas no painel. O destaque fica para uma assistente “holográfica” acima do painel, que promete informar a previsão do tempo, o status do carro, rotas de navegação, entre outros.

Entre as duas variantes do T77, a mais cara traz alguns recursos adicionais. Isso inclui retrovisor eletrônico, monitoramento de ponto cego, radar frontal e sistema start-stop que desliga o motor automaticamente após alguns segundos parado.

O veículo tem dois objetivos. Um deles é mostrar o comprometimento da Xiaomi com a estratégia conhecida como AIoT, que reúne a internet das coisas (IoT) e inteligência artificial. Ela prometeu desenvolver tecnologias para a internet das coisas de forma conjunta com a FAW. Além disso, o evento contou com a presença da assistente Xiao AI.

O segundo objetivo é comemorar seu aniversário de nove anos: a empresa foi fundada por Lei Jun em 6 de abril de 2010. Isso fica claro no pôster de divulgação do evento, que menciona o “nono aniversário da Xiaomi”.

Será esta apenas uma versão comemorativa do T77 para o aniversário da Xiaomi, ou um sinal de que a empresa vai entrar no mercado automotivo? É esperar para ver.

Com informações: Weibo, FAW.

Receba mais sobre Xiaomi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados