A tecnologia eSIM chegou ao Brasil recentemente pela Claro e pela Vivo com a promessa de levar duas linhas telefônicas para o iPhone XS, XS Max e XR, trazendo maior segurança em caso de roubo do aparelho. No entanto, mesmo com a política comercial idêntica a do SIM Card físico, clientes da Vivo não conseguem ativar eSIM em planos pré-pago, controle e Vivo Easy.
- eSIM: como funciona a nova geração do chip de celular
- Vivo passa a oferecer suporte para Apple Watch com conectividade celular
Após a publicação da notícia em que a Vivo anuncia a chegada do eSIM, recebemos relatos de leitores que não tiveram sucesso em ativar a tecnologia. Alguns se dirigiram até a loja e foram informados de que isso está disponível apenas para clientes do pós-pago, ao contrário do que foi divulgado pela operadora.
Juliano Monetti, cliente de um plano controle, foi até uma loja da Vivo no dia 1º de abril e solicitou a troca para o eSIM. Os atendentes fizeram o procedimento, mas o celular não se registrou na rede. Com a promessa de ativação em 24 horas, que é a praxe do SIM Card normal, Monetti viajou a trabalho para Dubai — e continua sem serviço.
Após entrar em contato com a Vivo, Monetti recebeu a informação no dia 4 de que o eSIM não possui suporte a planos controle. Não foi isso que a operadora havia divulgado: a assessoria de imprensa da Vivo informou ao Tecnoblog que todos os planos para pessoa física estariam aptos a utilizar eSIM.
Outro leitor também relatou dificuldades: Guilherme Moura é cliente do plano digital Vivo Easy, se dirigiu até a loja da operadora no dia 1º de abril e solicitou a ativação. Ele relata que o sistema não processou a última etapa da mudança de chip para eSIM, e tentou o processo duas vezes sem sucesso em diferentes lojas da Vivo.
Moura esclarece que abriram um chamado interno, mas nada do eSIM funcionar. Sendo assim, ele resolveu abrir um chamado na Anatel, e a solução dada na reclamação foi se dirigir a uma loja da operadora, que não resolveu o problema.
Só consegui ativar eSIM da Vivo migrando para pós-pago
Após ver diversos relatos de leitores, eu tentei reproduzir o problema e me dirigi no dia 4 de abril a uma loja Vivo no DiamondMall, em Belo Horizonte. Informei que gostaria de ativar uma nova linha pré-paga usando eSIM. Fui questionado se meu aparelho era nacional, que era o caso.
O vendedor disse que inicialmente a linha precisaria ser ativada em um SIM Card tradicional para depois ser migrada para o eSIM, e assim o fez. Primeiro, foi necessário colocar um SIM Card em um aparelho e efetuar uma chamada de pelo menos um minuto de duração.
Depois, foi efetuado o processo de ativação do eSIM. O funcionário escaneou o QR Code, adicionou a linha no meu iPhone XS Max e cadastrou o EID do aparelho no sistema da Vivo. Feito isso, o celular não se registrou na rede. Com o prazo máximo de 24 horas de ativação, o celular continuou sem serviço.
Retornei à loja da Vivo no dia seguinte, 5 de abril, e na tela do sistema Vivo 360, a linha continuava com status “PROCESSANDO HRS”. Fui atendido pelo mesmo funcionário do dia anterior, e ele disse que recebeu orientações de que a modalidade estaria disponível apenas para os planos aptos a funcionar com o Vivo Sync, que provê conectividade ao Galaxy Watch e Apple Watch.
Para comprovar isso, contratei um plano pós-pago puro (Vivo Pós 8 GB, que custa R$ 119,90) e antes mesmo de a assinatura do contrato, o celular se registrou na rede. Desde então, estou com duas linhas funcionando no meu iPhone, uma da Claro (chip físico) e outra com plano Vivo Pós no eSIM.
Como não queria um plano pós-pago da Vivo, tentei migrar para o plano Vivo Easy, mas o processo de ativação não completa. Preocupado em ter outra fatura a pagar, liguei no atendimento da operadora no próprio dia 5 de abril e solicitei a migração para o pré-pago, que não ocorreu até hoje (8 de abril).
Vivo admite falha
O Tecnoblog entrou em contato com a Vivo na última sexta-feira (5) com os seguintes questionamentos:
- Usuários do pré-pago e controle poderão ativar o eSIM?
- Caso usuários do pré e controle não consigam ativar o eSIM, há algum prazo para disponibilizar a tecnologia para esses planos?
- Como fica o caso dos usuários que pediram a alteração para o eSIM e estão sem serviço?
- É realmente necessário ativar um SIM Card físico antes de ativar o eSIM?
A operadora enviou a seguinte nota (grifos nossos):
“A Vivo informa que disponibilizou o serviço de habilitação do e-SIM para todos os seus clientes que possuem dispositivos móveis – smartphones e smartwatches – embarcados com este recurso e homologados pela Anatel, como os iPhones Xr, Xs, Xs Max, além dos relógios Apple Watch Series 4 e Galaxy Watch. Porém, foi identificada uma inconsistência sistêmica na habilitação de planos Pré-pago, Controle e Vivo Easy. Assim que a correção ocorrer, divulgaremos a disponibilidade do serviço que serão para o Pré-Pago e Controle. Não será disponibilizado para o Vivo Easy.
A operadora acrescenta que os clientes que ainda não realizaram a migração para o e-SIM, podem seguir utilizando normalmente os serviços atrelados aos seus planos por meio do SIM Card físico. Nos casos em que a migração para o e-SIM não tenha ocorrido com sucesso, a Vivo orienta que o cliente retorne a uma loja da operadora, onde será realizada a habilitação de volta ao SIM Card físico.”
A operadora admite a falha, mas não disse quando o problema será solucionado. O Tecnoblog aproveitou a oportunidade para questionar o motivo para a discriminação do Vivo Easy, mas a Vivo ainda não respondeu.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
O Plano VIVO EASY para roaming Internacional é o melhor . Quem nao nescessita de serviços inuteis utiliza o Vivo Easy . Otima escolha , porem como a VIVO nao ativa o ESIM , eu pago para a GIG SKY ou TRUPHONE que eles ativam e funciona em mais de 80 paises
Ativei o esim da Claro pre-pago no meu pixel 3 numa boa. Mas tive que convencer as atendentes que iria funcionar.
Então, para o Huawei Watch não sei te informar. Mas para o Apple Watch sim, tem um plano mensal para usar com o eSIM. Estou esperando a funcionalidade do eSIM só no iPhone e eles não têm previsão ainda...afff
Curiosidade, estou pesquisando sobre a tecnologia, mas não encontrei nada a respeito de custo. Existe um custo adicional para ativar? Estou querendo comprar um Huawei Watch 2 com eSIM. Diferença de 400 reais para um apenas Wi-Fi.
Pura tática para forçar a migração para o plano pós, que é o mais rentável da empresa. Digo, pois já trabalhei no segmento. Eu não teria problema em migrar, se houvesse vantagem, mas hoje com pré ganho mais internet por um terço valor. Não compensa. A solução, ativei o e-sim pela Claro. Quem perde é a Vivo.
Tenho plano pós pago e nem assim consegui ativar...... Ja liguei várias vezes e ninguém consegue identificar o problema
Pessoal, fui na loja da Vivo dia 09/04 solicitando a migração pro eSIM. Um Guru muito instruído me atendeu dizendo que já sabia fazer o procedimento e que inclusive havia feito para alguns clientes. Porém na hora de finalizar no sistema da Vivo, deu error e ele não conseguiu
Curiosidade: até quantos cartões eSIM um celular pode ter? Se for só um, tem como ficar alternando?
Pois é, imaginei isso, mas as operadoras são muito chatas...
Ainda sobre o meu caso com a Vivo, meu plano é um controle 4Gb + 1Gb bonus pela fibra valor de 79,99 hoje eles me ligaram ofertando um plano 6Gb +2Gb bonus fibra por 89,99 mudança do controle para pos... vamos ver se agora vai por 10 reais ter o dobro de internet 8Gb valeu a pena... vamos ver a novela que vai continuar por aqui....
por enquanto nada do eSIM no celular e tambem cancelaram um de forma automatica ???? um resgate de internet recorrente do meu vivo valoriza que eu havia resgatado pois o programa de pontos tambem esta mudando... a paciencia com essa operadora tem de ser quase a de um monge !
Uma vez perdi meu chip pré, e foi um parto pra conseguir fazer outro, alegavam quando não falta de sistema, falta de chip virgem. Nunca passei tanto ódio. Mas nessa novela aprendi uma coisa, reclamar na Anatel, basta entrar no site e reclamar e a operadora te liga dando até o c* do atendente.
Melhor não é nem isso, tem necessidade nenhuma a troca pro e-sim. Aí dias antes de viajar pra Dubai o caboclo vai na operadora arrumar um problema, tem que se f*d*r mesmo.
Pobreza alguém gastar R$5.000 num iPhone e pedir outro celular emprestado pra fazer ligação porque o bonitão não tem crédito... Que piada... Kkk
Burrice ter mais de 1 chip
Já foi o tempo de necessitramos de mais de 1 chip... Hoje com a guerra comercial entre as operadoras que oferecerem até pré-pago que liga ilimitado pra qualquer operadora... Pra quê ter 2 chips? Só sendo jumento mesmo... Kkkkk
Mas é como disse em outro comentário, beta é a excessão, não regra de pré pagos q valem a pena (supondo q a pessoa passe o dia fora de casa)
Rapaz, se eu tivesse um não hesitaria em manter o meu Tim Beta.
Se ele tiver as bandas do 4g brasileiro não tem porque não funcionar
Na época eu assinei um pós qualquer só p pegar o chip. Cheguei em casa e liguei umas 40x para cancelar. Nada. Reclamei na Anatel e problema resolvido
Cada um sabe o que serve melhor para si. Caro ou barato depende do ponto de referência
Eu tenho Easy, comprei 6GB em outubro do ano passado. Atualmente ainda tenho 5,84GB. Acredito que não faça nenhum sentido eu ter um plano pós pago.
Cada um sabe o que te atende melhor
Ué, o que q tem? Eu por exemplo vou pagar um pós para usar 10mb por mês e fazer 5 ligações?
Não é pq vc tem um XS que vc consome um absurdo de dados, ainda mais na rede móvel. Eu estou na maioria do tempo com wifi
Pq quem compra iPhone é trouxa e se compra plano pós só por causa do eSIM é double trouxa!
Não é à toa que a Vivo é a operadora mais fdp que existe.
hahahaha
Infelizmente a vontade de lucrar é maior do que a vontade de dar segurança aos usuários!! Estamos entregues às traças . Os órgãos de regulação e fiscalização tbm colaboram pra toda essa picaretagem . Até quando?!!
Por aqui tenho um op5 com Nextel Happy+ 15GB e ligações ilimitadas que é pré-pago. Eu optei por mensalidade mas poderia ser semanal. Funciona perfeitamente e atende.
Não faça marketing do que não pode oferecer...
Configura propaganda enganosa e a equipe processinho vem com força.
Quem usou a vida inteira iPhone e 2 aparelhos, n custa muito esperar algumas semanas a mais até resolver este impasse.
Eu no lugar de um desses usuários, nunca q iria assinar um pós pago só por isto. Depois vem dor de cabeça, problema pra cancelar, multa contratual e etc. Preferiria ficar mais algum tempo com 2 aparelhos.
O nome disso é pilantragem da vivo!
Aconteceu algo parecido comigo na Tim quando chegou o 4G.
Eles alegavam que o 4G funcionaria apenas em planos pós pago.
Fui numa loja e pedi o chip, eles perguntaram qual era meu plano, disse ser pré pago e logo em seguida falaram que n tinha. Então fui em outra loja, porém mudei a abordagem, ao invés de falar meu plano, já fui perguntando se tinha chip 4G, falaram que tinha e aí pedi um. O atendente perguntou qual era meu plano, disse que era pré pago. Ele n quis me vender, dizendo que era só pra pós pago. Aí questionei, quero o chip assim mesmo, meu chip é antigo e quero um nano. Aí ele foi obrigado a me vender e o 4G funcionou lindamente no meu plano pré pago
Na verdade, tem sim diferença, tem priorização de rede. Fazendo uma comparação 'grotesca', é tipo nos moldes do QoS. Inclusive é isso que permite as ligações VoLTE funcionarem normalmente mesmo em locais com a internet lenta ao ponto de ficar inavegável. Só falha a voz mesmo quando o sinal está fraco e não por falta de capacidade da ERB.
Porém, em ativação de serviços, realmente não há essa diferenciação.
Concordo
Ué, até onde sei já tem planos Pré que dão 2GB por semana, não acho que isso seja pouco... hoje em dia é bem mais viável manter uma linha pré do que era há algum tempo atrás... antes de migrar pro Tim Beta, meu chip era da claro e tinha 1 GB por semana por 9,99, acho isso bem acessível e com uma quantidade de dados aceitável na época
Celular nacional? Quer dizer que nem adianta eu chegar lá com menu Pixel 2?
Parece mais papo furado da Vivo....
Eu uso o mesmo combo, mas vamos combinar que o tim beta é a excessão da excessão
Não imagino q uma pessoa consiga usar um pré pago "comum" com um celular q tende a consumir uma grande quantidade de dados
Acho que é questão de necessidade para quem precisa ter dois números telefônicos e que sem essa ativação precisa andar com dois aparelhos.
E-sim permite habilitar 2 linhas no iPhone, coisa que nunca foi possível pois estes aparelhos nunca tiveram bandeja para 2 sims ao contrário dos Galaxy
Qual o problema? Se atender as necessidades e for mais barato por que não? Hoje em dia até planos pré pagos têm uma oferta generosa de dados (Tim Beta e Claro Pré que o diga)
Meu combo Galaxy Note 9 + Tim Beta me atende muito bem
Melhor é uma pessoa de iphone XR ou S e usar plano pré pago
Lembro que tinha uma estranha falta de chips 4g em todas as lojas q ia
Mais legal ainda foi quando precisei falar do tim beta no atendimento
Pode ser.
Mas nesse caso ela não pode anunciar.
E principalmente não pode VENDER a coisa para um cliente que está de partida para uma viagem internacional e ficou sem serviço.
O que não deixa de ser uma péssima estratégia pra uma empresa que já está com a "cara queimada" por conta dos planos com custo x benefício desprezíveis.
E não precisa existir. O serviço é dela e ela oferece a quem quiser.
Pq é mais seguro contra roubos?
Ngm tá vendo q foi pegadinha de 1º de abril? Olha só as datas q os 2 leitores foram ativar o plano. Trakinagem da Vivo. Brincadeira de dia da mentira de mto mal gosto..
Foi a mesma coisa quando a TIM liberou o 4G no pré-pago. Passei por umas 3 ou 4 lojas até encontrar uma disposta a trocar meu chip.
1º de abril. 😂
"Juliano Monetti, cliente de um plano controle, foi até uma loja da Vivo no dia 1º de abril e solicitou a troca para o eSIM. Os atendentes fizeram o procedimento, mas o celular não se registrou na rede. Com a promessa de ativação em 24 horas, que é a praxe do SIM Card normal, Monetti viajou a trabalho para Dubai — e continua sem serviço."
1º de abril, iPhone XS, Dubai... Parece piada pronta.
Por que as outras operadoras não aproveitam esse escorregão pra liberar na rede delas e fazer altas publicidades?
Acabei de receber essa msg do Guru da Vivo aqui do RS, depois de inúmeras tentativas sem sucesso. Não me deu nenhuma previsão de quando estarão ativando. Difícil das coisas funcionarem por aqui...Pelamoorrr...😒 https://uploads.disquscdn.c...
Isso faz total sentido, a operadora nao tem boa comunicacao com o publico. Passo pelo mesmo problema. Alem claro de ser uma estrategia comercial, a quantidade de planos pos que esta sendo gerado por causa da novidade sem duvidas e estrategia comercial. tecnicamente falando a vivo usa malhas de redes diferentes em cada seguimento em que atua, ela precisa dessas " vlans " pr controlar o seu proprio trhoughput de dados. o eSIM utiliza tecnologias virtuais dentro das redes ja virtuais nao é um simples routing and switching que é feito no backbone da operadora... estamos falando de um servidor SM-DP+ e varios perfis eUICC, existe uma empresa enorme la fora pra voces terem ideia que se chama IDEMIA que gerencia os LPAs pras fabricantes que incorporam o container do eSIM nas placas hoje. O conceito é bem parecido com o que temos na computaçao com o TPM e o famoso MBAM.
rs.. ficou extenso né e um pouco tecnico de mais eu sei mas eu sou cliente Vivo tenho um XS Max tambem e um plano controle, e me incomoda muito ver que o LPA conseguiu fazer seu trabalho foi ativo mas o SM-DP+ da Vivo ainda nao esta registrando os perfis que vem vindo dessa fonte. O que me conforta é que tecnicamente isso é possivel, mas me desconforta e acaba sendo compreensivel é a questao comercial que eles colocam, eles dao declaracoes de que funciona so pra voce correr atras e ter de migrar seu plano para um pos... mas acredito que ela permita sim em um futuro proximo as demais malhas enchergar o SM-DP+ dela...
Vivo fazendo vivice.
Meu receio é depois a migração de aparelho. A claro parece que entrega um QR Code reutilizável, agora o da vivo parece q é de uso único
Pois é, também n entendi a graça; Nem é questão de poder aquisitivo e sim de necessidade. Eu não tenho necessidade alguma de ter um plano pós, vou assinar um pós para fazer cinco ligações e usar 10mb de internet no mês?
O wi-fi calling ou Vivo voz wifi diz q esta em manutenção (desde o ano passado) e atualmente só liberado para pós. O engraçado é que tenho um amigo q é pré e no dele funciona perfeitamente
para a torre, qual a diferença de pós e pré?
Fui na Loja da vivo Center Norte, O atendente e guru Igor se esforçou correu atrás e realmente depois de um contato com a engenharia foi dito só pós pago, eu dei sorte numa das linhas que sabe-se lá como no primeiro dia ativou no controle, mais a segunda infelizmente fica registrado mais não sobe, eu fiquei bem chateado, pois esta segunda linha seria minha (a primeira era da minha filha), no fim vou manter o sim card no TimBeta e na outra linha pedi portabilidade na claro, que também coloca um atraso e tenho que esperar a portabilidade ocorrer no sim card pra depois, ir numa loja e ativar meu controle, mais segundo nesta vai tranquilamente.
A Claro faz o mesmo com o Wi-Fi Calling desde 2017 e até hoje tem que ser pós-pago. Duvido que isso mude!
E isso deveria ser engraçado porque...
Pra quem pagou R$ 10 mil em um smartphone também pode pagar por um plano pos. Kkkk
Palha assada.
Vai sonhando......
Alguém da Claro foi fazer estágio na Vivo e olha no que deu... :P
Normal, Quem tem iPhone é rico mesmo, Pensou a operadora.
Realmente a atitude da Vivo é lamentável , diria anti ética , parabéns ao Tecnoblog por nós mostrar mais está desmazela
Estou amando as reportagens que estão fazendo sobre isso, é preciso escancarar a falta de vergonha dessas operadoras
Fico impressionado como as operadoras nacionais conseguem ferrar com um serviço que foi criado para ser pratico. Se não tem um suporte ao serviço de fato para que anuncia? Ter que ativar a linha em um SIM convencional antes de migrar pro eSIM? Ta de palhaçada vivo? E esta claro que essa de só pós é basicamente para obrigar os usuários interessados a aderirem um plano né.
Espero que façam alguma coisa mesmo. É ridículo.
Não existe justificativa pra essa prática. É apenas para que os clientes migrem para o plano pós.
Esses "golpes" disfarçados de problemas técnicos vão continuar acontecendo só pra favorecer a operadora.
Melhor dizendo, "Vivo NÃO QUER ativar eSIM no pré-pago, controle e Vivo Easy"
Como não existe restrição técnica razoável(ao contrário de um plano pro Watch, que pelo menos dá pra justificar a necessidade de um plano pós com a necessidade da sincronia de número, SMS e etc), aposto que os Procons, Proteste e similares vão cair matando na Vivo.
Que coisa hein... Pelo menos não pareceu ser má vontade, mas sim, uma incompatibilidade.