Impedir que mensagens reenviadas frequentemente em grupos continuem sendo espalhadas deverá ser uma das novidades do WhatsApp para um futuro próximo. O objetivo é dificultar a disseminação de notícias falsas, bem como diminuir o alcance de mensagens com pouca ou nenhuma relevância.
- Como impedir que adicionem você a grupos de WhatsApp
- Dez anos de WhatsApp: como o serviço de mensagens conquistou o mundo
A informação vem do WABetaInfo, site com um longo histórico de revelações sobre o WhatsApp. O veículo diz que, na verdade, dois recursos estão sendo preparados: Forwarding Info (algo como “informações de reenvio”) e Frequently Forwarded Message (algo como “mensagem encaminhada frequentemente”).
Com a primeira função, o WhatsApp vai permitir que você saiba quantas vezes uma mensagem foi reencaminhada. Para tanto, basta tocar nela por alguns instantes e, no menu que aparecer, escolher a opção que mostra mais detalhes sobre ela — é a mesma área que, atualmente, informa quando a sua mensagem foi recebida e lida.
Mas existe uma limitação: a opção que mostra esses detalhes só aparece para as suas próprias mensagens, razão pela qual você terá que reencaminhar determinado conteúdo para saber quantas vezes isso foi feito antes.
Certamente, o bloqueio de mensagens reencaminhadas vai ser mais útil. O recurso está sendo desenvolvido para ser uma configuração opcional de grupo, portanto, poderá ser acessada e modificada somente pelos administradores.
Quando ativado, os participantes do grupo ficarão impedidos de passar para frente uma mensagem encaminhada frequentemente. Por padrão, será considerada como tal a mensagem que tiver sido reenviada cinco ou mais vezes.
É verdade que o usuário ainda poderá copiar e colar o conteúdo em uma nova mensagem, mas a expectativa é a de que o bloqueio dificulte ou pelo menos retarde a disseminação de notícias falsas e afins.
Ainda não há data para essas novidades serem disponibilizadas. Por ora, sabe-se apenas que ambos os recursos estão sendo testados nas versões beta do WhatsApp para Android, embora também deva chegar ao iOS.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
A esta altura já deve ter aparecido a opção.
Pra mim apareceu.
Se o filtro de fato vim a funcionar vai diminuir em 70% o fluxo de mensagens no Brasil hahaha
Pois é, fiquei me perguntando como eles sabem que é a mesma mensagem.
Os robôminions vão ao desespero com esta informação 🤖
Eles liberam a atualização aos poucos, igual ao Instagram.
"Essa nova função será implantada gradativamente “durante as próximas semanas” entre os assinantes do aplicativo de mensagens"
Pois é, a gente lê as notícias e sai achando q já tá disponível, mas só pra beta msm..
Saiu para beta, mas nem todos tem. O smartphone da minha irmã (que tem WhatsApp beta) tem a função, já o meu não... :(
Eu fiz o passo a passo: fui em configurações > conta > privacidade. Não achei grupos.. ☹️
Já tem, mas você precisa ativar: https://tecnoblog.net/28473...
Até agora nada de bloqueio de adicionar em grupos sem consentimento..
Poderia bloquear textos específicos.
Vai prejudicar com certeza. Mesmo que dê pra driblar, poucos saberão ou terão paciência para isso.
Finalmente
Pelo visto o WhatsApp deve analisar um hash de cada mensagem que trafega no servidor para saber se aquele conteúdo já foi enviado antes. É a única forma ao meu verver implementar isso sem violar a criptografia.
Vai bloquear os memes :(