Início » Comportamento » Família descobre que estava sendo filmada em Airbnb (e isso é permitido)

Família descobre que estava sendo filmada em Airbnb (e isso é permitido)

Após chegar à casa reservada no Airbnb, a família encontrou a câmera no que parecia ser um detector de fumaça

Victor Hugo Silva Por

O Airbnb é uma alternativa para quem busca hospedagens mais baratas, mas não parece ser indicado a quem preza por sua privacidade, já que permite que os donos de residências filmem seus hóspedes em áreas privadas. É o que aconteceu com uma família da Nova Zelândia, durante viagem à Irlanda.

Ao chegarem na hospedagem, Andrew e Nealie Parker, seus quatro filhos e uma sobrinha, descobriram uma câmera escondida no que parecia ser um detector de fumaça. O dispositivo estava na sala de estar e só foi encontrado após Andrew, um profissional de TI, tentar se conectar ao Wi-Fi.

Airbnb

Enquanto buscava as redes disponíveis, ele encontrou uma que indicava a existência da câmera e de uma transmissão ao vivo. Segundo Nealie, o anfitrião não informou o que fazia com as imagens.

A família decidiu se hospedar em um hotel próximo e ligar ao Airbnb no dia seguinte. A impressão do grupo foi de que a empresa tratou do problema como um cancelamento comum, e não com a seriedade que ele merecia.

Talvez porque o Airbnb permita câmeras dentro de hospedagens. O que o serviço proíbe são as câmeras escondidas, outros aparelhos de gravação não revelados e câmeras em quartos e banheiros. O dono de uma propriedade que avisar sobre o uso desses dispositivos está dentro das regras.

O alerta, porém, é pouco específico. “Vigilância ou dispositivos de gravação na propriedade”, diz o aviso ao final da página da hospedagem. “Para mais tranquilidade, temos câmeras de segurança pela entrada do portão e áreas comuns”. As áreas comuns podem ser até a sala de estar, como registrado pela família.

Após a reclamação, a equipe de confiança e segurança do Airbnb prometeu abrir uma investigação e chegou a suspender a propriedade temporariamente. Semanas depois, o local voltou a ser oferecido aos usuários. Ele só foi banido após o caso ganhar repercussão no Facebook e em canais de notícias da Nova Zelândia.

À CNN, a empresa garantiu tratar como prioridade a segurança e a privacidade de sua comunidade. “As políticas do Airbnb proíbem estritamente câmeras ocultas em hospedagens e levamos muito a sério os relatórios de violações. Nós removemos permanentemente esse mau agente da nossa plataforma”.

A plataforma afirmou que o “tratamento original deste incidente não atendeu aos altos padrões que estabelecemos para nós mesmos” e ressaltou o pedido de desculpas e o reembolso à família.

“Houve mais de meio bilhão de chegadas de hóspedes nas hospedagens da Airbnb até o momento e os incidentes negativos são incrivelmente raros”, finalizou. Este, no entanto, não é um caso inédido de câmera oculta em hospedagens.

Os aparelhos podem levar a problemas maiores para o Airbnb. Ainda à CNN, a gerente de comunicação da Comissão de Proteção de Dados da Irlanda, Aoife Mullen, afirmou que o órgão está ciente do assunto e que buscará mais informações junto à empresa.

Com informações: Mashable.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

fan

Existem varias formas de se por uma câmera, como por exemplo, apontar ela pra áreas estratégicas, e deixando áreas privativas como banheiro e a cama fora de cobertura ... Não vejo maldade nas câmeras, agora se as pessoas usam elas cm outros propósitos a culpa não é da câmera, e sim das pessoas...

fan

Eu não uso, prefiro um hotel 5 estrelas mesmo... Mas mesmo em hotel, concordaria se tivessem câmeras!

johndoe1981

Logo as filmagens irão para na seção de vídeos amadores de Xvideos e outros sites educativos.

johndoe1981

Filho da mãe kkkkk

Fabio Santos

Eu acho que se ficar explicado que áreas específicas, podem ser monitoradas não vejo porque, como citei áreas como banheiros e quartos não.
Enfim no resumo se ficar especificado corretamente cabe você aceitar ou não.

Júlio César

Se não quer gente usando sua casa, não bota pra alugar ué

Luan Silva

Materia pela metade e sensacionalista. AIRBNB É VIDA VIAJAR É O MELHOR REMEDIO !

Fabio Santos

No meu entender, não deixando câmeras nos banheiros e quartos as demais áreas, se quer privacidade total vai pro motel.

­­­­­­­­­­­­­­­

Só que você vai cobrar o mesmo para isso, e ainda quer colocar câmeras escondidas, para fins ilícitos. É sério que tem gente que concorda com isso?

Daniel R. Pinheiro

Falando onde estão podem acarretar em brechas de segurança, não?

Credulos

Concordo 100%

Credulos

Errado, câmeras externas para segurança é uma coisa, interna ai já é invasão de privacidade, se a pessoa não se sente confortável em alugar seu imóvel nem deveria se cadastrar no serviço.

Paçaro

Se você diz, tá dizido.

Cameron Poe

Não tive, mas especialmente no rj onde moro, aqui não tá flor que se cheire pra esses tipos de serviço, infelizmente

Paçaro

Bom, eu tô falando da minha experiência. Se a sua foi diferente, lamento.

Exibir mais comentários