Início » Celular » Google Maps adiciona aviso de lentidão no trânsito e se aproxima do Waze

Google Maps adiciona aviso de lentidão no trânsito e se aproxima do Waze

Recurso é semelhante ao do Waze, mas reporta lentidão de forma muito mais limitada.

André Fogaça Por

O Google adicionou um novo alerta, dentro do Maps, sobre problemas no trânsito. O recurso permite avisar outras pessoas que há lentidão na rua, não está disponível para todos os usuários e torna o app ainda mais próximo do que o Waze oferece – aplicativo que também é do gigante das buscas.

O Waze foi comprado pelo Google em 2013 e alguns recursos deste app aparecem dentro do Google Maps, seja a parte de informações automáticas de trânsito, ou a existência de radares reportados pelos usuários. Agora o Maps ganha mais um recurso e que permite avisar para todos que um local específico está com trânsito mais lento.

Diferente do que o Waze permite, no Maps a função é mais simples e o alerta não exibe mais detalhes, como se o engarrafamento é moderado, intenso ou se os carros estão completamente parados – a mesma limitação aparece nos outros alertas, como o de acidente e de radar móvel.

A função ainda não está disponível para todos os usuários do Google Maps do Android, mas deve ser entregue aos poucos. Uma curiosidade é que a minha conta pessoal do Google exibe a opção de adicionar alertas no Android, mas não mostra nada no app que roda no iPhone.

Com informações: 9to5Google e Android Police.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabiano Novaes Ferreira

desde que coloquem opções para desligar tudo que é waze do maps pode fazer sem problema.

Fabiano Novaes Ferreira

tudo que não quero é que o maps vire a porcaria que era o waze quando o utilizava (uns 4 anos atrás). pior app que já usei na vida.

A mania de querer que você saia do caminho a cada cruzamento para economizar 3 segundos na rota é insuportável (e isso o maps tá tentando incorporar)

johndoe1981

Eu parei de usar o Waze (Android) porque ele tem um bug que demora demais ou não consegue localizar minha posição. Aparece uma mensagem dizendo que não existe sinal GPS e pede pra eu me certificar de que esteja em um local aberto. Permissão de localização já está concedida, e nem reinstalando o app resolveu o problema. Acabei deixando o Waze de lado por causa disso.

Isso não acontece no Google Maps ou em quaisquer outros aplicativos que usem a API dele, como Uber e 99, e em outros aplicativos de mapas como o HERE Maps. Em todos esses a localização é quase instantânea, logo o problema é no Waze e não no meu aparelho.

Adriano Ferro

Nas capitais pode até ser uma disputa justa e emparelhada, mas no interior onde bairros e mais bairros são são criados, o google maps apanha de lavada com mapas desatualizados e que mandam o motorista cruzar sobre um canteiro central que a 6 anos atrás não existia. O waze o usuario abre o editor e refaz uma rua, cria bairros novos e tudo é conferido por monitores.

Igor

Não é bem assim, até pouco tempo atrás utilizar o Maps à pé era um suplício dada a dificuldade do celular entender bem a direção da pessoa. Ultimamente melhorou muito.

O Maps tem a ideia de ser uma espécie de "rede social" onde se tem avaliações, fotos e informações dos negócios, isto é, o Google consegue monetizar melhor a utilização do aplicativo. O Waze é muito limitado para isso.
Então diria que o Maps é completo e tem outro propósito já o Waze é um belo protótipo que virou um (bom produto) mas limitado comercialmente, assim como milhões de outros Apps dos últimos anos.

Mickão

Melhorando um pouco esse recurso o Waze vai ficar praticamente obsoleto. De qualquer forma, muita gente prefere Waze ao Google Maps, portanto não sei se a Google vai matar um serviço que tem uma grande base de usuários e está consolidado no mercado.

André Fogaça

Eu testei em São Paulo e apareceu. Só não apareceu no iPhone.

André Fogaça

Acho que isso é complicado quando operadoras não descontam do plano de dados o acesso ao Waze, mas descontam do Maps. Tem outra coisa: o Maps é focado no pedestre, na busca por informações sobre locais (horário de funcionamento, avaliações, fotos...). Waze é só para carros, tanto que nem tem opções de rotas com caminhada ou transporte público. Pensando assim acho interessante manter cada um no seu lado.

Lucas

Só não desinstalei o waze porque ele me avisa quando tem policia com radar na estrada.

Jairo ☠️

Bom implemento , quase já dá para desinstalar o Waze

Eduardo Braga

[off

Eduardo Braga

Eu acho que eventualmente eles vão matar o Waze, mas de um forma diferente do Play Música, que veio o Youtube Music como o sucessor, só que com menos da metade dos recursos. Eles devem estar fazendo tudo direitinho pro Maps ficar com recursos equivalentes, já que o serviço é mais famoso/usado que o Música.

Dayman Novaes

Também não entendo, porque eles já não encorporam tudo num app só...

Will

só eu acho que está demorando para o google implantar todas os recursos do waze para poder matar o aplicativo? não sei pq ficar com 2 serviços que fazem praticamente a msm coisa