Celular dobrável Samsung Galaxy Fold é homologado pela Anatel

Samsung Galaxy Fold pode ser concorrente ao Huawei Mate X, smartphone dobrável que deve chegar ao Brasil ainda este ano

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Samsung Galaxy Fold tem uma chance real de ser lançado oficialmente no Brasil: o celular dobrável foi homologado pela Anatel. Ele seria um concorrente para o Huawei Mate X, que pode chegar ao país ainda este ano. Claro, eles não devem sair barato: ambos estão chegando à Europa pelo equivalente a R$ 10 mil, e custariam ainda mais por aqui.

Cesar Cardoso, do Pinguins Móveis, descobriu que o sistema de homologação da Anatel menciona o modelo SM-F900F, que corresponde ao Samsung Galaxy Fold. O aparelho foi aprovado para comercialização no Brasil.

De acordo com o SamMobile, existem pelo menos três versões regionais do Galaxy Fold: SM-F900U para os EUA, SM-F900F para a Europa, e SM-F900N para a Ásia. Receberemos a mesma versão voltada para os europeus, com suporte às redes 4G usadas no Brasil.

O XDA Developers confirmou que a versão do Galaxy Fold sendo homologada no Brasil não terá processador Exynos: o firmware do SM-F900F menciona apenas o codinome interno do Snapdragon 855 (SM8150). Pode ser uma boa notícia, pois ele é mais rápido que o Exynos 9820 em benchmarks.

Galaxy Fold tem 12 GB de RAM e seis câmeras

O Galaxy Fold não economiza em outras especificações. Ele tem 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento UFS 3.0 mais rápido que em outros celulares. São seis câmeras no total: três na traseira, duas internas, e uma frontal.

Sua tela Infinity Flex de 7,3 polegadas se dobra ao meio para alterar o formato de tablet para smartphone. Enquanto isso, a tela externa possui 4,6 polegadas. Ele tem 6,9 mm de espessura quando aberto, e 17 mm (!) quando dobrado.

O Galaxy Fold roda uma versão adaptada do Android 9 Pie que consegue esticar automaticamente alguns apps, como WhatsApp, Microsoft Office e YouTube. É possível manter até três aplicativos abertos na tela flexível ao mesmo tempo.

O celular dobrável da Samsung custará £1.800 no Reino Unido e €2.000 em outros 15 países da Europa, incluindo Alemanha, França e Espanha. Vale lembrar que a homologação pela Anatel não é garantia de lançamento no Brasil (o Samsung Nexus S e o Huawei Nexus 6P servem de exemplo); mas se rolar, qual será o preço do Galaxy Fold no Brasil?

Atualizado em 24/04 para confirmar a homologação pela Anatel

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados