WhatsApp prepara suporte a iPad dentro do aplicativo para iOS

WhatsApp para iOS está sendo adaptado para a tela maior do iPad, incluindo uma interface com duas colunas

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Alfredo Rivera/Pixabay

O WhatsApp deve enfim ganhar versões pensadas para tablets: o app para iOS está sendo adaptado para a tela maior do iPad, incluindo uma interface com duas colunas semelhante ao WhatsApp Web, mas funcionando de forma independente do celular. Além disso, a empresa já testou compatibilidade com tablets Android no ano passado.

O WABetaInfo descobriu que o WhatsApp vem trabalhando em uma versão para iPad há algumas semanas. Não se trata de um app separado: é a versão para iOS repensada para telas maiores. No entanto, isso ainda não está disponível para os usuários.

Ao ser aberto pela primeira vez, o WhatsApp para iPad mostra a tela de login na qual você insere seu número de celular e o código enviado por SMS. Após se registrar em sua conta, você chega à interface principal.

A tela de Conversas é dividida em duas colunas, assim como no WhatsApp Web: a parte esquerda é reservada para sua lista de contatos, enquanto a parte direita exibe a conversa que você selecionar. A tela de Chamadas funciona basicamente da mesma forma.

A tela de Configurações também usa essa divisão. Enquanto isso, a aba de Status não é dividida em duas colunas, talvez por não ser necessário. Você pode tocar no botão de câmera ou de lápis para postar uma story; as atualizações de seus contatos aparecem logo abaixo.

Todos os recursos da versão para iPhone estão lá: você pode fazer ligações de voz e vídeo, por exemplo, ou bloquear o aplicativo usando o Touch ID para uma camada adicional de proteção. Você só não encontrará a aba de Câmera, mas poderá usar a câmera do iPad em outras áreas do app.

Como explicamos antes, o suporte para iPad ainda não está disponível, mas poderia ser liberado em beta através do TestFlight.

Vale lembrar que, no ano passado, o WhatsApp liberou temporariamente a instalação em tablets Android sem conexão celular. Ainda é possível baixá-lo a partir da Play Store em tablets com 3G ou 4G, que são basicamente smartphones grandes. Em seu site oficial, o WhatsApp diz apenas que “tablets não são compatíveis”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados