Início » Internet » Como desinstalar o Internet Explorer do Windows

Como desinstalar o Internet Explorer do Windows

Aprenda como desinstalar o Internet Explorer e entenda por que você não deveria usa-lo, algo que nem a Microsoft recomenda

Ronaldo Gogoni Por
TB Responde

Desinstalar o Internet Explorer do Windows, como medida de segurança, é um procedimento recomendado pela própria Microsoft, por razões simples: o navegador não é atualizado há tempos, possui sérias falhas e caso venha a ser utilizado, deixa o sistema vulnerável a ataques de hackers. Se você ainda usa o IE como navegador principal, saiba por que você não deveria fazê-lo, e aprenda a como desinstalar.

TheDigitalArtist / Internet Explorer / Pixabat / como desinstalar o internet explorer

Por que eu não deveria usar o IE?

Porque o navegador não é atualizado há tempos. A Microsoft o mantém como ferramenta do Windows para fins de compatibilidade, especialmente para o uso por desenvolvedores e empresas, que ainda precisam dar suporte a sistemas legados, que só rodam no antigo browser.

Para complicar, o Microsoft Edge, o atual navegador padrão do Windows, só está disponível no Windows 10, e muitos usuários não instalam outros browsers (como o Google Chrome ou o Mozilla Firefox), por puro desconhecimento, e continuam usando o “ezinho da internet“.

A Microsoft promete para breve o Edge com Chromium, que rodará no Windows 7 e 8.1, mas até lá, o mais seguro é instalar outro navegador e se livrar do IE.

Como desinstalar o Internet Explorer do Windows

Primeiro, sejamos diretos: o Internet Explorer não pode ser desinstalado, de nenhuma versão do Windows. O que nós vamos fazer é desativa-lo, através de uma ferramenta de gerenciamento de recursos presente no Painel de Controle.

Independente de qual seja a versão do Windows que você utiliza, faça o seguinte:

  1. Na barra de busca do Windows 10, digite o comando appwiz.cpl e tecle Enter.
    Em versões anteriores do Windows (ou mesmo no Windows 10), utilize a combinação de teclas Win + R, digite o comando acima na janela Executar, e tecle Enter;
  2. Na janela Programas e Recursos, clique em Ativar ou desativar recursos do Windows;

Configurações de recursos do Windows / como desinstalar o internet explorer

  1. Na janela seguinte, desmarque a caixa ao lado do Internet Explorer, e clique em OK;
  2. Reinicie o computador.

E pronto.

Feito isso, o Windows irá reiniciar com o Internet Explorer desativado, e você não mais terá que se preocupar com um navegador antigo e inseguro, que poderia ser utilizado como uma porta de entrada para ataques.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ronaldo Cesar

Só uso ele pra ler PDF, ele é ótimo.

P. Herrera

Desinstalar o IE do Windows é ''impossível'' porque o navegador faz parte das entranhas do SO. O máximo que se pode fazer é desativar msm, como mostrado no post.

Daniel KT

Atenção porque existem sites que não possuem compatibilidade com outros navegadores como o Chrome, Opera, Firefox etc. Um exemplo real é o Portal eCAC da Receita Federal. Se você quiser consultar o andamento da sua Declaração do I.R. se passou lisa, se foram encontradas pendências etc... só com o Internet Explorer. Todos os demais simplesmente não exibem o conteúdo da página !