Início » Celular » Samsung confirma que linha Galaxy A vai substituir Galaxy J

Samsung confirma que linha Galaxy A vai substituir Galaxy J

Os smartphones intermediários que apareciam na linha Galaxy J agora farão parte da série Galaxy A

Emerson Alecrim Por

É oficial: a Samsung está mesmo reorganizando as suas linhas de smartphones. Nesse processo, os aparelhos Galaxy J deixarão de ser identificados com essa denominação e passarão a fazer parte da linha Galaxy A. A confirmação foi dada em um vídeo publicado pela filial da Samsung na Malásia.

Samsung Galaxy J8

Samsung Galaxy J8

Funcionava assim até recentemente: a linha Galaxy J era direcionada a aparelhos básicos e intermediários, a série Galaxy A representava modelos intermediários mais avançados e, por fim, a família Galaxy S englobava (e ainda engloba) as opções sofisticadas da Samsung, como o Galaxy S10 e suas variações.

Há também a linha Galaxy Note, com padrão de sofisticação similar ao da família Galaxy S, mas com o complemento da S Pen, além de outras linhas básicas, como Galaxy On e Galaxy C, dependendo do mercado.

Não está claro o que levou a Samsung a aposentar a série Galaxy J, mas essa mudança estava prevista desde o ano passado. É possível que a companhia esteja reorganizando essas linhas simplesmente para tornar as suas opções intermediárias mais competitivas frente ao forte avanço de marcas chinesas no segmento — na Ásia, companhias como Huawei e Xiaomi ganham cada vez mais espaço.

De um ponto de vista estratégico, a mudança faz sentido: a linha Galaxy A já inclui recursos como múltiplas câmeras na traseira (como no Galaxy A7 e o Galaxy A9), carregamento rápido e acabamento premium, apenas para citar algumas características atuais. Por conta disso, essa é uma série que carrega uma imagem muito melhor que a da Galaxy J.

Mas, com a mudança, a série Galaxy A abre espaço para especificações mais simples. Vários modelos 2019 já foram anunciados — ou serão anunciados em breve —, entre eles, Galaxy A10A20A30A40A50A60 e A70. O critério de classificação aqui é o lógico: quanto maior o número no nome, mais avançada é a ficha técnica do modelo.

Samsung Galaxy A7 2018

Samsung Galaxy A7

Note que essa é uma classificação nova, que não dá sequência aos nomes que a Samsung vinha adotando até 2018. É importante ter ciência disso para evitar confusão. O Galaxy A10, por exemplo, é um modelo bastante inferior aos já mencionados Galaxy A7 e Galaxy A9, apesar de o nome sugerir o contrário.

Outro exemplo: o nome Galaxy A30 pode até soar pomposo, mas o modelo possui configuração mais ou menos parecida com a de um Galaxy J8.

A Samsung poderia ter parado por aí, mas existe outra série intermediária no meio dessa história: a Galaxy M, que já conta com os smartphones Galaxy M10, M20 e M30. Em princípio, essa é uma linha mais simples, mas o Galaxy M30 traz recursos (como câmera tripla) que o fariam ser classificado facilmente como uma das opções avançadas da família Galaxy A.

É a Samsung sendo Samsung.

Com informações: XDA Developers.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Celso
Interessante é que o A50 de verdade tem TV Digital, mesmo.
JOSÉ AUGUSTO
mal posso esperar pra botar as mãos no meu A50 Prime Duos com tv digital HD.
Mickão
Mano, que ZONA. Bagunçou o que já era bagunçado.
Gabriel
Eu falo mais quanto ao posicionamento do preço. Um celular mais barato tem as funcionalidades que o mais caro não tem, isso pro usuário médio pode fazer bastante diferença.
Celso
O que ela fez com a série Galaxy A em 2019 até parece uma tentativa de enfraquecê-la, pra ver se lá na frente outra vai fazer o seu papel.Basicamente é uma reciclagem periódica que a Samsung vai realizando no seu portfólio (a última foi em 2015), a fim de dar novo fôlego aos seus negócios, mesmo que na prática pareça ser mais do mesmo, com uma ou outra incrementação.
Celso
Na teoria, parecia que seria assim.Na prática, a série M não sabe se quer suceder a série Galaxy J, e está até invadindo as propostas das séries Galaxy A e até mesmo da série Galaxy C.
Celso
O Galaxy M30 está homologado pela ANATEL e tem até ROM brasileira disponível.
Celso
Eu comprei um J6 faz uns três meses... Que decepção.
Emerson Alecrim
Normal. A Samsung só não vai mais lançar smartphones dentro da linha Galaxy J. As unidades já lançadas continuam com garantia e suporte.
Otávio _
e a garantia da linha J como que fica para quem comprou antes do anuncio??
Kleverton Soares
Toda semana a Samsung gira um roleta com componentes. Assim eles selecionam o que novo modelo terá.Depois eles rodam uma segunda roleta para escolher o nome do novo modelo.
Icaro Overds
Alguém sabe se a linha M vai ser lançada mesmo por aqui? Queria muito o galaxy M30, mas se não vier terei que importar. Alguém possui essa informação?
vegbrasil
Não são recursos distintos que determinam linha e sim a soma deles.
Gabriel
Nem a Samsung entende suas linhas. No vídeo anuncia que a linha A terá sensor de digital na tela enquanto o Galaxy S10e não tem a funcionalidade. Faz sentido?
Rafael Moreira
Ou então lança 5 variantes de um mesmo modelo, como a Apple pretende fazer esse ano.
Guilherme da Silva Manso
A linha M não deve ser lançada aqui. Devem for apenas na A então.
uB.
Isto n é organizar, é bagunçar e confundir o usuárioA era linha intermediária, agora vai ser entrada e intermediária, confusão!
Jairo ☠️
Pensei que a linha J fosse migrar para linha M