Início » Telecomunicações » Anatel exigirá mais que CPF no cadastro de linhas celulares para evitar fraudes

Anatel exigirá mais que CPF no cadastro de linhas celulares para evitar fraudes

Operadoras precisarão de mais dados para coibir o cadastramento de linhas pré-pagas que utilizam CPFs falsos ou inválidos

Lucas Braga Por

Cadastrar uma linha pré-paga no Brasil é muito fácil: basta comprar um chip em uma farmácia ou banca de jornal, inserir no aparelho e digitar o CPF. No entanto, diversos números de CPF são registrados indevidamente e utilizados por terceiros. Para evitar que isso continue a acontecer, a Anatel está mudando as regras do cadastro das linhas móveis.

As operadoras precisarão fazer as mudanças no sistema de cadastro de usuários até 2020. De acordo com a Folha, uma das medidas previstas é exigir mais informações do cliente, além do CPF, para habilitar a linha.

Atualmente, diversos registros apresentam CPF inválido, dados incompletos ou mesmo CPFs com mais de 50 linhas contratadas. Dessa forma, criminosos conseguem habilitar números de celular em nome de terceiros; enquanto empresas de marketing seguem essa prática para enviar spam via SMS ou WhatsApp.

As próprias empresas de telefonia propuseram um sistema de validação por biometria, bem como a criação de um portal que permitiria ao cidadão consultar quais as linhas estão vinculadas com o número do CPF. Atualmente, para saber quais linhas estão cadastradas no CPF, é necessário recorrer a cada operadora.

Um levantamento da Polícia Civil de São Paulo identificou, com base em seis operações policiais, que 90% das 500 linhas telefônicas usadas por criminosos estavam no nome de um “terceiro inocente”, uma pessoa sem ligação alguma com o crime mas que teve seus dados utilizados em cadastro de celulares.

Embora a facilidade para ativar uma nova linha seja interessante, a melhoria no cadastramento é necessária. A Folha aponta o caso de Carlos Roberto Jusviaki, de Curitiba, que teve sua casa invadida por policiais armados e foi levado para a cadeia. Ele só foi liberado 15 dias depois, na audiência de custódia, onde só então descobriu que seu CPF foi utilizado no cadastro de uma linha telefônica flagrada pela polícia em um comércio de drogas pela internet.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Epic Mac Fadden - ODZ -

...e maquiagem.... muita maquiagem....

RABUGENTO SFQNS

O prefeito de Campinas comprou milhares de m² de grama ao custo de R$ 15...

Keaton

Porra, até que enfim alguém pensou nisso... qualquer zé ruela consegue jogar "gerador de CPF" no Google... até eu mesmo já fiz diversos geradores em python, php, c++, assembly, node.js e etc... (pra estudar, óbvio)

Frederico Martins

EUA e Austrália souberam aproveitar a história de seu país de origem. Eles vieram de “velhos hábitos” bons, enquanto nós herdamos hábitos velhos que ainda hj vemos, como a confusão entre público e privado e essa vontade de querer se dar bem. E ambos países têm sistemas judiciais relativamente céleres. Um hábito “irregular” se acaba se houver punição e tb se houver o que perder. Aqui não temos nem um, nem outro. De um lado se criam legiões de pobres com objetivo de consumo exportado e inatingível, do outro essas faculdades do crime que vc citou, que não conseguem “corrigir” ninguém. Então não, nosso povo não é mau. As circunstâncias que são perversas. E não vejo nem de longe sinal algum de mudança.

Frederico Martins

Ah então além de brasileiros, refugiados também são da bagunça. Saquei.

Frederico Martins

Mas tem a diferença da banana pro homem. A primeira amadurece.
- Alguém.

Frederico Martins

Pois é, teria que ter uma solução pra quem não estiver online tb.

Nao acho que precisaria de um novo hardware.

Isso só serviria pra quem fica conectado. Nao da pra ignorar os mais velhos, que seriam os laranjas provavelmente (não exclusivamente).

Epic Mac Fadden - ODZ -

Onde a "grama" é melhor?

RABUGENTO SFQNS

Hahaha!!!

Vá sonhando!

UNICAMP é de Barão Geraldo. Podemos devolver a PUCCAMP

Estão querendo emancipar (eu sou contra pagar mais políticos e assessores que só sabem comprar grama a R$ 15 o m²).

Epic Mac Fadden - ODZ -

Barão Geraldo é Campinas.

Se não achar isso, devolve a Unicamp e pode separar de buenas....

;)

RABUGENTO SFQNS

Estou em Barão Geraldo, longe do patrimônio de Campinas. A Via Dão Pedro I segura tudo lá para a região Centro-Sul do município.

João

E como fica o estrangeiro?
Poderá usar o passaporte?
Devemos miner essa burocracia para eles, lembro quando viajamos para fora o preço e facilidade do Sim local. Devia ser proposto algo pra o eSim especialmente para estrangeiro.

Epic Mac Fadden - ODZ -

Sou de Campinas, imune a essas piadas - patrimônio CUltural.

Exibir mais comentários