Início » Internet » Google Docs ganha conversor de PDF e imagem para texto

Google Docs ganha conversor de PDF e imagem para texto

Avatar Por
9 anos e meio atrás

Oba, mais uma novidade bastante útil no Google Docs! A equipe de desenvolvimento do serviço apresentou hoje um conversor que permitirá converter arquivos em .PDF ou mesmo imagens (.GIF, .JPEG etc.) em texto comum, facilmente manuseável e manipulável. O novo conversor já entrou em funcionamento.

Acionar o recurso é muito fácil. Primeiro, tem que abrir a página de envio de novos documentos do GDocs. Em seguida, escolher os arquivos de imagem ou PDF que quer enviar e marcar a caixa que diz Convert text from PDF or image files to Google Docs documents. É aí que a magia começa.

Você deve marcar aqui. (Clique para ampliar)

Eu fiz o teste. Primeiro, com um PDF de um trabalho da faculdade. O original foi enviado para o Google Docs e, segundos depois, já estava disponível para ser visualizado dentro do editor de texto do serviço. Antes do texto, um pequeno aviso de que a conversão foi feita.

"Esse documento contém texto extraído automaticamente de um PDF..." (Clique para ampliar)

Mais abaixo, o arquivo de texto, totalmente editável. O único incômodo fica por conta dos parágrafos iniciados por um ponto de exclamação

Resultado final. (Clique para ampliar)

No segundo teste, enviei um arquivo JPEG criado no Photoshop apenas com texto e um fundo branco.

Imagem original.

Como você pode ver na imagem abaixo, o Google Docs conseguiu fazer com sucesso a leitura dos caracteres da imagem. Até mesmo uma palavra escrita propositalmente errada ("descrobrir") foi reconhecida do modo certo.

Texto no Google Docs editável.

Melhor que isso, só se o Docs já corrigisse os textos assim que os reconhecesse. Quem não deve ter gostado muito da nova função são as editoras.

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.