Carro da Tesla usa câmera embutida para flagrar tentativa de furto

Com a gravação feita por um Tesla Model 3, a polícia foi capaz de prender o suspeito de tentar furtar o veículo

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Tesla Model 3 (imagem: divulgação)
Tesla Model 3 (Foto: divulgação)

Uma atualização no sistema de um Tesla Model 3 permitiu que a polícia de São Franscisco prendesse o suspeito de tentar furtar o veículo. As autoridades conseguiram localizá-lo porque o carro acionou sua câmera e realizou uma gravação no momento em que o crime acontecia.

Segundo a ABC7 News, o vídeo mostra o rosto do assaltante e a placa do carro que ele usava antes de se aproximar do Model 3, que estava vazio. O proprietário soube que o veículo estava sendo roubado com um alerta enviado pelo aplicativo da Tesla.

A mensagem dizia que o carro havia acionado o Sentry Mode (algo como Modo Sentinela). Trata-se de um recurso liberado em fevereiro por meio de atualização para Model 3, Model S e Model X fabricados após agosto de 2017.

Ele usa as câmeras externas do carro para identificar possíveis ameaças. Quando percebe algo suspeito, o recurso passa ao estado de alerta e exibe uma aviso na tela do carro para alertar o suposto assaltante de que suas ações estão sendo filmadas por uma câmera 360º.

Caso algo seja quebrado – o vidro do carro, como aconteceu neste caso –, o sistema da Tesla aciona o estado de alarme, que aumenta o brilho da tela e passa a tocar uma música no volume máximo para chamar a atenção de pessoas próximas.

Após finalizar a gravação, o Model 3 permitiu que seu proprietário baixasse o vídeo e o enviasse para a polícia, que destacou a alta qualidade do vídeo. A solução da Tesla está sendo testada nas ruas há pouco tempo, mas poderá ser uma ferramenta importante para reduzir o roubo de carros.

Com informações: Mashable, Engadget.

Receba mais sobre Tesla na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados