Início » Ciência » Cientistas divulgam a primeira imagem de um buraco negro

Cientistas divulgam a primeira imagem de um buraco negro

Buraco negro está na galáxia Messier 87, a 55 milhões de anos-luz de distância, e tem 6,5 bilhões de vezes a massa do Sol

Felipe Ventura Por

Hoje é um dia histórico para a astronomia: cientistas divulgaram nesta quarta-feira (10) a primeira imagem real de um buraco negro. Ele está localizado na galáxia Messier 87, a 55 milhões de anos-luz de distância, e a foto mostra o horizonte de eventos: trata-se da fronteira na qual a força da gravidade é tão forte que nem mesmo a luz consegue escapar.

Esta é mais uma evidência que suporta a teoria da relatividade geral de Albert Einstein. O cientista previu que o espaço possui regiões infinitamente densas e compactas nas quais nada escapa à força da gravidade — são os buracos negros. Eles "sugam" a luz e são invisíveis por definição.

No entanto, de acordo com a teoria da relatividade, o campo gravitacional faz com que a luz se curve ao redor do buraco negro. Isso forma um anel brilhante e cria uma "sombra": trata-se do contorno do buraco negro e de sua fronteira (horizonte de eventos). É isso o que vemos na imagem: um "anel de fogo" circundando uma região central escura.

Este buraco negro é realmente enorme: sua massa equivale a 6,5 bilhões de vezes a massa do Sol. Ele "é muito maior que a órbita de Netuno, e Netuno leva 200 anos para dar a volta ao Sol", explica Geoffrey Crew, cientista pesquisador do Haystack Observatory, em comunicado.

Buraco negro foi visto por rede de telescópios na Terra

O buraco negro supermassivo está no aglomerado de Virgem, a cerca de 500 quintilhões de quilômetros da Terra; esse número é um 5 seguido de vinte zeros. Ou seja, não é exatamente fácil tirar uma foto dele, mas isso foi possível graças a uma colaboração internacional de 200 astrônomos.

A imagem foi capturada por oito radiotelescópios espalhados em quatro continentes, inclusive na Antártida, no que o MIT chama de "um telescópio virtual do tamanho da Terra". A técnica se chama interferometria de longa linha de base (VLBI na sigla em inglês).

Radiotelescópios que formam a rede global chamada Event Horizon Telescope (EHT)

Basicamente, o mesmo sinal astronômico é coletado por vários radiotelescópios, e então tudo é reunido em uma só observação. Supercomputadores do Instituto Max Planck e do Haystack Observatory combinaram petabytes de dados brutos dos telescópios para formar a imagem que você vê aqui.

Futuras imagens de buracos negros devem ser ainda mais nítidas, porque a rede global de radiotelescópios vai aumentar: ela é chamada de Event Horizon Telescope (EHT) e vai incluir telescópios da Groenlândia, França e EUA. Isso significa que os cientistas poderão capturar mais dados de uma mesma região do espaço.

Com informações: MIT, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Souza
Eu ia fazer uma graça, mas esse assunto é muito sério. Até porque sou amante da física. Física linda.
Bardni
Como você vai entrar num buraco negro se ele é redondo??? Ele num tem porta.
Marcos Soares Santos
Eu mal posso acreditar que estou vivendo nessa mesma era. É quase como se eu visse no jornal alguma notícia dizendo que o Galileu finalmente viu como de fato são os planetas através de seu telescópio, em sua época!
Mickão
Comprovado: Mordor existe!
Adrian Dérick
Prove !
Zé Colmedia
Quem é amante de astronomia como eu deve ter se emocionado.
Comentário Mil Grau℗
Terra planistas agora ficarão mais loucos do que nunca vendo a teoria da relatividade, junto com a da gravidade, se tornar verdadeira. A desculpa da planice vai ficando cada vez mais difícil de se manter.
Golden Sheik ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Elder Scrolls Online?
farley ferreira silva
tem que ser muito troxa pra acreditar nessas montagens destes atornautas , aceitem ## A TERRA E PLANA ## nao acreditem nessas bobagens divulgadas pela nasa
Diogo
Conhecendo o Cardoso, com certeza ele vai escrever sobre isso.
OMeliante
Ora ora, temos um Xeróky Rôumiss aqui!
Caleb Enyawbruce
Impossível não lembrar do filme Interestelar... Mais um motivo pra reassisti-lo
Uriel Dos Santos Souza
Tem nada ver com a NASA, isso é ESO!
Daniel R. Pinheiro
Isso me lembra um trecho do livro "Em Guarda" de WLC que estou relendo no últimos dias:"Os homens e as mulheres não se contentam em se consolar com fábulas de deuses e gigantes, ou em confinar seus pensamentos nos afazeres cotidianos da vida; eles também constroem telescópios, satélites e aceleradores de partículas, e sentam-se em suas escrivaninhas por horas intermináveis para encontrar um sentido para os dados que reuniram. O esforço para entender o universo é uma das poucas coisas que eleva a vida humana acima do nível da farsa, e lhe confere um pouco da graça típica da tragédia."- Os três primeiros minutos do universo, de Steven Weinbere.Nota de WLC:"Weinberg evidentemente enxerga uma vida dedicada à pesquisa cientifica como algo que verdadeiramente tem sentido e, portanto, é trágico que tal empenho louvável vá acabar em nada."
Matheus Alexandre
Hahahahaha
Omar
Olavo de Carvalho vai refutar isso. Ele sempre refuta Einstein.E pior. tem gente que acha que o Olavo é que tá certo.
doorspaulo
Cara, que momento. Só por curiosidade, deixo aqui uma simulação em computador, aplicando as equações de Einstein, de 1919, ao lado da reconstrução de hoje.https://uploads.disquscdn.c...
Lucas Carvalho
não é roxo?
Maxnoob
Dia sugestivo
Maxnoob
Não estraga a notícia
Maxnoob
QUE ÉPOCA PARA ESTAR VIVO!!!!
OMeliante
Essa NASA é engraçada né mano. Pra falar que isso aí é um buraco negro, essa foto de merda serve.Mas pro povo falar que viu ET, as fotos da tekpix não servem.Reflitão. Hue
Marsupial radical
SIM MEU, um dos maiores passos da humanidade no rumo do entendimento do Universo.Próximo passo: Fotografar o buraco negro do dinheiro público brasileiro.
Diego F. Duarte
AE CARALHA, FINALMENTE!Interessante: Ele e meio oval... Talvez pela rotacao + gravidade?
Lord Cheetos
A dois anos acompanhando e finalmente saiu!Agora é só esperar a foto do Sagittarius A*.
Gertrudes, a Lhama
Ia comentar isso. "Ótimo post, aguardando pelo Cardoso"
Alisson Santos
A primeira vez vendo um buraco negro a gente nunca esquece.
Ed. Blake
Qualquer coincidência é mera semelhança. https://uploads.disquscdn.c...
Julian Leno
Sei que já saiu no TB e tals, mas peçam pro Cardoso escrever sobre lá no Meiobit :) https://media3.giphy.com/me...
Franco Luiz
Homem formiga vai entrar em um dia 24
Paçaro
Realmente, num buraco negro o que não falta é massa.
Paçaro
Tá borrado, deviam ter passado um pano no domo da Terra plana antes de tirar a foto.
Anderson Silva
https://twitter.com/mart3ll...