Pesquisa do Datafolha mostra Facebook em tendência de queda no Brasil

Facebook é usado por 56% dos entrevistados pelo Datafolha; WhatsApp lidera com 69%

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook

Não chega a ser uma crise, mas pode soar como um sinal de alerta para o Facebook: uma pesquisa realizada pelo Datafolha revela uma tendência de queda no número de usuários da rede social no Brasil. Em contrapartida, o WhatsApp continua soberano.

O Datafolha ouviu, no início de abril, 2.038 pessoas em 130 municípios. 56% dos entrevistados disseram manter conta no Facebook. Em novembro de 2017, essa proporção era de 61%. De lá para cá, houve queda de cinco pontos percentuais, portanto.

Mesmo assim, o Facebook continua sendo a rede social mais popular no Brasil. Na segunda posição está o Instagram: 35% disseram acessar o serviço. O Twitter aparece na sequência, mas com uma participação bem menor: 14%. De acordo com o Datafolha, a plataforma chegou a registrar 18%, mas caiu para 14% entre 2017 e 2018 e, desde então, segue nessa faixa.

Em situação bastante confortável — embora não seja uma rede social — está o WhatsApp. O serviço de mensagens está nos celulares de 69% dos brasileiros com mais de 16 anos e não há perspectiva de queda na base de usuários.

Esses não são números consolidados, até porque há uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Além disso, se levarmos em conta os últimos números divulgados pelo Facebook para o Brasil, a rede social registrou 127 milhões de usuários ativos mensais no primeiro trimestre de 2018 contra 120 milhões do WhatsApp no mesmo período.

O que a pesquisa indica é que a base de usuários do Facebook não deve crescer mais no Brasil, pelo contrário: nota-se uma tendência de encolhimento que, para Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do Datafolha, pode ter relação com os escândalos sobre privacidade envolvendo a rede social.

Com informações: Folha de S.Paulo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados