Início » Internet » Pesquisa do Datafolha mostra Facebook em tendência de queda no Brasil

Pesquisa do Datafolha mostra Facebook em tendência de queda no Brasil

Facebook é usado por 56% dos entrevistados pelo Datafolha; WhatsApp lidera com 69%

Emerson Alecrim Por

Não chega a ser uma crise, mas pode soar como um sinal de alerta para o Facebook: uma pesquisa realizada pelo Datafolha revela uma tendência de queda no número de usuários da rede social no Brasil. Em contrapartida, o WhatsApp continua soberano.

O Datafolha ouviu, no início de abril, 2.038 pessoas em 130 municípios. 56% dos entrevistados disseram manter conta no Facebook. Em novembro de 2017, essa proporção era de 61%. De lá para cá, houve queda de cinco pontos percentuais, portanto.

Mesmo assim, o Facebook continua sendo a rede social mais popular no Brasil. Na segunda posição está o Instagram: 35% disseram acessar o serviço. O Twitter aparece na sequência, mas com uma participação bem menor: 14%. De acordo com o Datafolha, a plataforma chegou a registrar 18%, mas caiu para 14% entre 2017 e 2018 e, desde então, segue nessa faixa.

Facebook

Em situação bastante confortável — embora não seja uma rede social — está o WhatsApp. O serviço de mensagens está nos celulares de 69% dos brasileiros com mais de 16 anos e não há perspectiva de queda na base de usuários.

Esses não são números consolidados, até porque há uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Além disso, se levarmos em conta os últimos números divulgados pelo Facebook para o Brasil, a rede social registrou 127 milhões de usuários ativos mensais no primeiro trimestre de 2018 contra 120 milhões do WhatsApp no mesmo período.

O que a pesquisa indica é que a base de usuários do Facebook não deve crescer mais no Brasil, pelo contrário: nota-se uma tendência de encolhimento que, para Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do Datafolha, pode ter relação com os escândalos sobre privacidade envolvendo a rede social.

Com informações: Folha de S.Paulo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabio Santos

A ideia inicial do Facebook saiu do controle, hoje o povo te da mais curtida sobre política que um fato familiar (está era a pegada).
Confesso só mantenho por causa da minha página sobre medicina e alguns grupos.
Pra pessoal prefiro marcar um churrasco como iremos fazer amanhã e compartilhar as fotos via Google fotos.

Tales Cembraneli Dantas

Estão todos migrando pro Orkut

Credulos

Sim, atualmente fui la conferir e já desativei meu perfil ;)

Felipe

Então os caras foram bem esperto em comprar logo o WhatsApp e o Instagram antes dos concorrentes Twitter ou Google por exemplo comprarem primeiro

Rick Silròd

Eu também, você é dos meus!!! Hahahaha

Souza

O problema é que muita gente só desativa achando que saiu fora de vez do Facebook.
E pelo jeito, mesmo assim, o Facebook continua na cola do coitado.
Eu também percebi, que muitos amigos que ainda usam o Facebook diminuíram muito o tempo de uso.

Zé Colmedia

Eu também. Só uso Youtube e lá escolho a dedos os canais.

Rmavalli

A minha não foi deletada para continuar fazendo login em outros lugares (inclusive alguns games mobile), mas fiz uma limpa e não deixei nada além dos meus amigos já faz uns 2 anos também.

johndoe1981

Pesquisa do Datafoice é confiável?

off-topic: por que o Tecnoblog removeu os "responses" de emojis?

David Denner

Pesquisas do datafolha? Hummmm
Boto fé nao, hein! lembrando das pesquisas eleitorais, essa pesquisa pode ter sido realizada em alto mar, Amazônia, ou no meio do Pantanal.

Caleb Enyawbruce

Morre, coisa ruim

P. Herrera
...para Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do Datafolha, pode ter relação com os escândalos sobre privacidade envolvendo a rede social.


Até pq o povão liga muito pra isso. Liga sim. Hahaha

Já disse antes: Delete sua conta e seja mais feliz e produtivo. As pessoas transformaram essa rede social em lixo puro.

PS: Estão fazendo o msm com o Twitter. :\

DanielBastos

Mas quem já fez fica atrelado.

gicapp

Pra mim a questão não é essa... é apenas usabilidade/utilidade. A relevância mudou pra mim. Exemplo: o Facebook tem o Messenger, mas é pesado e ruim de usar em comparação com o Whatsapp, prefiro então Whatsapp. Twitter me informa muito melhor do que o Face e os meus amigos praticamente só postam fotos no Instagram (que compartilha no Face), então, se eu posso ver no Insta, porque olhar no Face? Entende a questão da relevância?

Pra mim o Facebook perdeu a relevância que tinha anos atrás.

gicapp

Da sim, eu já tenho desvinculado, mas o login desvinculado vira e mexe nao funciona, tem que resetar a senha e relogar em todos os dispositivos. Não sei porque cargas d'água, e via Facebook loga e esquece, nunca mais pede.

Eles podiam dar opção pra logar via Google tb, resolveria minha questão.

Exibir mais comentários