Não chega a ser uma crise, mas pode soar como um sinal de alerta para o Facebook: uma pesquisa realizada pelo Datafolha revela uma tendência de queda no número de usuários da rede social no Brasil. Em contrapartida, o WhatsApp continua soberano.
- Como desativar ou excluir o Facebook (pelo celular ou computador)
- Como excluir uma conta do Instagram definitivamente (ou desativar)
O Datafolha ouviu, no início de abril, 2.038 pessoas em 130 municípios. 56% dos entrevistados disseram manter conta no Facebook. Em novembro de 2017, essa proporção era de 61%. De lá para cá, houve queda de cinco pontos percentuais, portanto.
Mesmo assim, o Facebook continua sendo a rede social mais popular no Brasil. Na segunda posição está o Instagram: 35% disseram acessar o serviço. O Twitter aparece na sequência, mas com uma participação bem menor: 14%. De acordo com o Datafolha, a plataforma chegou a registrar 18%, mas caiu para 14% entre 2017 e 2018 e, desde então, segue nessa faixa.
Em situação bastante confortável — embora não seja uma rede social — está o WhatsApp. O serviço de mensagens está nos celulares de 69% dos brasileiros com mais de 16 anos e não há perspectiva de queda na base de usuários.
Esses não são números consolidados, até porque há uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Além disso, se levarmos em conta os últimos números divulgados pelo Facebook para o Brasil, a rede social registrou 127 milhões de usuários ativos mensais no primeiro trimestre de 2018 contra 120 milhões do WhatsApp no mesmo período.
O que a pesquisa indica é que a base de usuários do Facebook não deve crescer mais no Brasil, pelo contrário: nota-se uma tendência de encolhimento que, para Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do Datafolha, pode ter relação com os escândalos sobre privacidade envolvendo a rede social.
Com informações: Folha de S.Paulo.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
A ideia inicial do Facebook saiu do controle, hoje o povo te da mais curtida sobre política que um fato familiar (está era a pegada).
Confesso só mantenho por causa da minha página sobre medicina e alguns grupos.
Pra pessoal prefiro marcar um churrasco como iremos fazer amanhã e compartilhar as fotos via Google fotos.
Estão todos migrando pro Orkut
Sim, atualmente fui la conferir e já desativei meu perfil ;)
Então os caras foram bem esperto em comprar logo o WhatsApp e o Instagram antes dos concorrentes Twitter ou Google por exemplo comprarem primeiro
Eu também, você é dos meus!!! Hahahaha
O problema é que muita gente só desativa achando que saiu fora de vez do Facebook.
E pelo jeito, mesmo assim, o Facebook continua na cola do coitado.
Eu também percebi, que muitos amigos que ainda usam o Facebook diminuíram muito o tempo de uso.
Eu também. Só uso Youtube e lá escolho a dedos os canais.
A minha não foi deletada para continuar fazendo login em outros lugares (inclusive alguns games mobile), mas fiz uma limpa e não deixei nada além dos meus amigos já faz uns 2 anos também.
Pesquisa do Datafoice é confiável?
off-topic: por que o Tecnoblog removeu os "responses" de emojis?
Pesquisas do datafolha? Hummmm
Boto fé nao, hein! lembrando das pesquisas eleitorais, essa pesquisa pode ter sido realizada em alto mar, Amazônia, ou no meio do Pantanal.
Morre, coisa ruim
Até pq o povão liga muito pra isso. Liga sim. Hahaha
Já disse antes: Delete sua conta e seja mais feliz e produtivo. As pessoas transformaram essa rede social em lixo puro.
PS: Estão fazendo o msm com o Twitter. :\
Mas quem já fez fica atrelado.
Pra mim a questão não é essa... é apenas usabilidade/utilidade. A relevância mudou pra mim. Exemplo: o Facebook tem o Messenger, mas é pesado e ruim de usar em comparação com o Whatsapp, prefiro então Whatsapp. Twitter me informa muito melhor do que o Face e os meus amigos praticamente só postam fotos no Instagram (que compartilha no Face), então, se eu posso ver no Insta, porque olhar no Face? Entende a questão da relevância?
Pra mim o Facebook perdeu a relevância que tinha anos atrás.
Da sim, eu já tenho desvinculado, mas o login desvinculado vira e mexe nao funciona, tem que resetar a senha e relogar em todos os dispositivos. Não sei porque cargas d'água, e via Facebook loga e esquece, nunca mais pede.
Eles podiam dar opção pra logar via Google tb, resolveria minha questão.
Acho que dá pra pedir pra eles desvincularem o facebook do Spotify.
Acho que twitter era microblog. Hoje tem muitas funcionalidades sociais que não existiam há algum tempo.
Já eu acho que nem Instagram e Twitter são redes sociais, muito menos o WhatsApp. Instagram é plataforma de mídia, Twitter é microblog e WhatsApp é mensageiro.
tenho uma conta fake só pra logar em wi-fi alheio e outras coisas que pedem facebook, já tem mais de 3 anos.
Como assim o WhatsApp não é rede social? Se há pessoas interagindo pode sim ser considerado, inclusive até o Youtube é...
pior que é , sigo varios e é um mais engraçado q o outro
Nem precisa mais agora que mudaram as regras.
Do adianta ter conta do Facebook excluída se outras duas principais redes sociais que você usa é dele tbm kkk
Eu só mantenho o Facebook ainda por conta dos logins de diversos sites e serviços (tipo Spotify que várias vezes tinha que resetar a senha da conta, mesmo estando correta, e logar pelo Facebook resolveu o problema), mas se não fosse por isso, já teria excluído há tempos.
Já o Instagram, Whatsapp e o Twitter, uso bastante.
Eu particularmente só mantenho meu perfil por conta do TIM beta, não interajo com essa rede social faz tempo, e não me faz falta.
É com um Facebook excluído que você percebe quem tem real afeição por você. Eu não tenho mais redes-sociais, exceto Youtube. Não sinto falta.
E é mesmo, engraçado pra caramba kkkjjj
Bom mesmo é Twitter de político
Conta fake o facebook deleta, se não me engano.
Em outras palavras, a rede encolheu uns 10% nesse período. É um número expressivo!
Pode indicar essas páginas do fb? Se tiver do Telegram ou Twitter tb aceito
Sim, ainda preciso gerenciar uma pagina de banda e uma de motogrupo.
estava pensando em criar uma nova conta fake só pra entrar e fazer isso de vez em quando.
Eu só mantenho pelo Tecnogrupo e pra ter contato com 2 ou 3 pessoas pelo Messenger.
Acho que os usuários do Twitter aumentaram, assim como o chorume.
Não creio que os escândalos de privacidade tenham tanto peso no encolhimento, se ligassem mesmo pra privacidade não usariam os outros produtos do FB (Instagram e WhatsApp).
Facebook encolheu pq deixou de ser relevante, chato até.
Datafolha é igual pesquisa de torcida de clube, sempre mente
Eu mantenho pelos memes, não para me socializar. Não posto nada desde maio de 2017.
Não tem nada a ver com escândalo de privacidade, o brasileiro médio não liga pra isso. O problema é que o Facebook cansou mesmo e o indício de que a sua morte é questão de tempo é o fato de que não atrai mais os jovens, os usuários que manteriam a rede no futuro.
Alguém aqui ainda usa Facebook em 2019?
Se vc estudar um pouco sobre amostragem, vai entender que sim, precisa sim de pesquisa do datafolha ou outro órgão.
Facebook não é só isso.
E precisa de pesquisa do DataFalha pra isso? Muitos profissionais da publicidade e do marketing estão orientando os clientes a migrar seus negócios pro Instagram. Facebook não dá um retorno satisfatório pra anunciantes faz tempo. Na rede social não tá sobrando quase nada que preste. Eu mesmo fico por lá porque acompanho várias páginas que produzem bom conteúdo apesar de tudo. Mas vira e mexe tem que fazer limpa por lá ou recusar convites de "página X ou Y".
Mas o Instagram por outro lado tá infestado de BOTs que ficam te mandando pedidos pra seguir (e, claro, seguir de volta) e vira e mexe eu tenho que recusar coisa por lá.
2 anos de conta deletada... Sigo feliz e informado. Quem não consegue sustentar um "círculo social" sem estar atrelado a alguma rede social precisa de ajuda...
Na verdade o facebook ficou desinteressante depois que mudaram os algorítimos de feed e notícias.
Você ve sempre a mesma coisa quando entra, perdendo o sentido de voltar sempre e ver as novidades.
Sou um dos que deletou o facebook depois do chorume político e só precisava de um incentivo pra sair, no caso, o grande hack de setembro.