Início » Aplicativos e Software » Opera 60 traz VPN mais rápida, redesign e carteira para criptomoedas

Opera 60 traz VPN mais rápida, redesign e carteira para criptomoedas

Com codinome Reborn 3, Opera 60 conta ainda com modo escuro e ad blocker

Emerson Alecrim Por

A Opera Software lançou a versão final do Opera 60 para desktops. Com codinome Reborn 3, a novidade chega preparada para a “web do futuro”, nas palavras da companhia. Frases de efeito à parte, o navegador tem como destaques uma nova função de VPN, interface renovada e até carteira para criptomoedas.

Opera 60

O modo de VPN — basicamente, um serviço que camufla o IP do computador usando o endereço de um servidor — chegou recentemente ao Opera para Android, mas existe nas versões para desktop desde 2016. O que há de novo, então? A Opera software diz que o recurso agora está mais rápido, embora não revele quanto.

Além disso, a companhia reforça que a VPN do navegador continua gratuita, ilimitada, não requer registro para uso e não coleta dados das atividades do usuário.

Já a interface está ainda mais minimalista e traz cores mais suaves. A barra de botões no lado esquerdo (para quem não gosta dela, é possível ocultá-la), por exemplo, agora traz fundo claro em vez do tom quase preto usado até então.

Para quem faz questão do modo escuro, ele está lá, podendo ser ativado rapidamente no menu de configuração fácil (ícone no canto direito superior).

Opera 60 - dark mode

Outro recurso destacado pela Opera é a carteira para criptomoedas (Crypto Wallet). Essa é uma funcionalidade que tem relação com a Web 3 — a tal “web do futuro” mencionada no início do texto.

A empresa diz que recursos como criptomoedas e blockchain fornecem um novo nível de segurança para transações online. Nesse sentido, a Crypto Wallet vem para funcionar de um modo que lembra uma carteira física: além de armazenar moedas digitais, ela pode guardar a identidade do usuário para realização de transações peer-to-peer (P2P), por exemplo.

Soa interessante, mas é o tipo de funcionalidade que vai ter serventia para um número bastante restrito de usuários.

Embora não sejam funções inéditas, a Opera Software frisa que, entre os demais recursos do navegador, estão bloqueador de anúncios, ferramenta para capturas de tela (na barra de endereços) e sincronização com smartphones (modo Meu Flow).

O Opera 60 Reborn 3 já está disponível para Windows, macOS e Linux.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabio Santos

Não existe espionagem boa, porém a inteligência de cada país sempre fará por questão de segurança nacional.

Ícaro

Você que não percebeu a nuance: tem gente que é realmente estúpida a esse ponto, e não são poucos.

Ícaro

Tem Disney em três continentes diferentes. Pessoal pensa muito pequeno.

Ícaro

Acho que isso tava implícito né campeão. Não tô falando do usuário médio de iPhone e Galaxy.

paulokdvc

Meu amigo, eu uso opera faz uns 4 anos, e posso dizer que ficou uma cáca isso aqui.

- Modo anônimo está ROSA;
- Sai do anônimo quando vc seleciona os Marcadores p/ achar um site;
- O adblocker está horrivel, algumas vezes vc tem de sair e entrar no browser p/ funcionar.

Luizão

ubuntu e android não se atualizam?
como assim, tive um moto x2, veio com android 4.4, recebi updates para o 5.0 e 6.0
tenho um xiaomi, veio com a MIUI 8.X ou 9.X (náo lembro), já estou na MIUI 10, baseado no android 9.

sobre ubuntu, nunca usei tão a fundo a ponto de atualizar de um release pra outro (tipo 16.04 para 18.04), mas ele recebe patches de segurança e correções de bug direto, a frequência é muito alta (o que prova que tem uma ótima equipe trabalhando nele).

Trovalds

É relativo. Depende do estilo de interface que você gosta. Como tem mais de uma fica difícil falar "vá nessa". Mas de qualquer forma: Fedora ou SUSE, que seriam as menos problemáticas.

Fred

E qual a melhor distribuição Linux para leigos?

Ed. Blake

Não cara, o que eu quis deixar bem explícito (e não adiantou) é que todas as minha críticas foram relacionadas à distribuição Linux chamada Ubuntu, desenvolvida pela Canonical.

Em nenhum momento minhas críticas foram relacionadas ao Kernel Linux ou ao conjunto Linux + GNU ou a qualquer outra distro Linux, somente à distribuição Ubuntu (também excluo aí as variações deste, como Kubuntu, Xubuntu e etc e reafirmo, só me referi ao Ubuntu).

Leonardo D. Lourenço

eu mesclo entre o firefox e o opera e o uso a anos. Estranho muito quando preciso usar outros navegadores.

João

Não confio dados meus na Cloud porque (((eles))) estão em controle dela. Eu usava o meu sistema em um SSD e os demais arquivos em outro HD, mas meu SSD foi pro saco e tive que instalar o sistema no HD, e vai que em alguma atualização ela não acaba zoando com meu hd também?

Keaton

Nem ferrando.que eu confiava no Opera depois de ele ser comprado pela Qihoo 360... eles já ferravam nos apps do android, imagina instalar algo do genero numa maquina com uns 10x o desempenho.... agora... deixe quieto ter um VPN gratuito no qual você é o produto e pode ser fácilmente associado à um identificador de bitcoin...

Geraldo Lopes

Essa foi mesmo de lascar... https://uploads.disquscdn.c...

Kaleb

O cavalinho errou foi tudo kkk. Linux é um kernel e Ubuntu é que é o sistema operacional. Vai pesquisar misera.

Kaleb

Microsoft Edge no Android tem bloqueador de anúncios embutido além de ser leve. Pra mim melhor browser atualmente pois não tem anúncios no meio da tela nem nada do tipo. Interface bem limpa.

Exibir mais comentários