Início » Aplicativos e Software » Opera 60 traz VPN mais rápida, redesign e carteira para criptomoedas

Opera 60 traz VPN mais rápida, redesign e carteira para criptomoedas

Com codinome Reborn 3, Opera 60 conta ainda com modo escuro e ad blocker

Emerson Alecrim Por

A Opera Software lançou a versão final do Opera 60 para desktops. Com codinome Reborn 3, a novidade chega preparada para a "web do futuro", nas palavras da companhia. Frases de efeito à parte, o navegador tem como destaques uma nova função de VPN, interface renovada e até carteira para criptomoedas.

Opera 60

O modo de VPN — basicamente, um serviço que camufla o IP do computador usando o endereço de um servidor — chegou recentemente ao Opera para Android, mas existe nas versões para desktop desde 2016. O que há de novo, então? A Opera software diz que o recurso agora está mais rápido, embora não revele quanto.

Além disso, a companhia reforça que a VPN do navegador continua gratuita, ilimitada, não requer registro para uso e não coleta dados das atividades do usuário.

Já a interface está ainda mais minimalista e traz cores mais suaves. A barra de botões no lado esquerdo (para quem não gosta dela, é possível ocultá-la), por exemplo, agora traz fundo claro em vez do tom quase preto usado até então.

Para quem faz questão do modo escuro, ele está lá, podendo ser ativado rapidamente no menu de configuração fácil (ícone no canto direito superior).

Opera 60 - dark mode

Outro recurso destacado pela Opera é a carteira para criptomoedas (Crypto Wallet). Essa é uma funcionalidade que tem relação com a Web 3 — a tal "web do futuro" mencionada no início do texto.

A empresa diz que recursos como criptomoedas e blockchain fornecem um novo nível de segurança para transações online. Nesse sentido, a Crypto Wallet vem para funcionar de um modo que lembra uma carteira física: além de armazenar moedas digitais, ela pode guardar a identidade do usuário para realização de transações peer-to-peer (P2P), por exemplo.

Soa interessante, mas é o tipo de funcionalidade que vai ter serventia para um número bastante restrito de usuários.

Embora não sejam funções inéditas, a Opera Software frisa que, entre os demais recursos do navegador, estão bloqueador de anúncios, ferramenta para capturas de tela (na barra de endereços) e sincronização com smartphones (modo Meu Flow).

O Opera 60 Reborn 3 já está disponível para Windows, macOS e Linux.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabio Santos
Não existe espionagem boa, porém a inteligência de cada país sempre fará por questão de segurança nacional.
Ícaro
Você que não percebeu a nuance: tem gente que é realmente estúpida a esse ponto, e não são poucos.
Ícaro
Tem Disney em três continentes diferentes. Pessoal pensa muito pequeno.
Ícaro
Acho que isso tava implícito né campeão. Não tô falando do usuário médio de iPhone e Galaxy.
paulokdvc
Meu amigo, eu uso opera faz uns 4 anos, e posso dizer que ficou uma cáca isso aqui.- Modo anônimo está ROSA;- Sai do anônimo quando vc seleciona os Marcadores p/ achar um site;- O adblocker está horrivel, algumas vezes vc tem de sair e entrar no browser p/ funcionar.
Luizão
ubuntu e android não se atualizam?como assim, tive um moto x2, veio com android 4.4, recebi updates para o 5.0 e 6.0tenho um xiaomi, veio com a MIUI 8.X ou 9.X (náo lembro), já estou na MIUI 10, baseado no android 9.sobre ubuntu, nunca usei tão a fundo a ponto de atualizar de um release pra outro (tipo 16.04 para 18.04), mas ele recebe patches de segurança e correções de bug direto, a frequência é muito alta (o que prova que tem uma ótima equipe trabalhando nele).
Trovalds
É relativo. Depende do estilo de interface que você gosta. Como tem mais de uma fica difícil falar "vá nessa". Mas de qualquer forma: Fedora ou SUSE, que seriam as menos problemáticas.
Fred
E qual a melhor distribuição Linux para leigos?
Ed. Blake
Não cara, o que eu quis deixar bem explícito (e não adiantou) é que todas as minha críticas foram relacionadas à distribuição Linux chamada Ubuntu, desenvolvida pela Canonical.Em nenhum momento minhas críticas foram relacionadas ao Kernel Linux ou ao conjunto Linux + GNU ou a qualquer outra distro Linux, somente à distribuição Ubuntu (também excluo aí as variações deste, como Kubuntu, Xubuntu e etc e reafirmo, só me referi ao Ubuntu).
Leonardo D. Lourenço
eu mesclo entre o firefox e o opera e o uso a anos. Estranho muito quando preciso usar outros navegadores.
João
Não confio dados meus na Cloud porque (((eles))) estão em controle dela. Eu usava o meu sistema em um SSD e os demais arquivos em outro HD, mas meu SSD foi pro saco e tive que instalar o sistema no HD, e vai que em alguma atualização ela não acaba zoando com meu hd também?
Keaton
Nem ferrando.que eu confiava no Opera depois de ele ser comprado pela Qihoo 360... eles já ferravam nos apps do android, imagina instalar algo do genero numa maquina com uns 10x o desempenho.... agora... deixe quieto ter um VPN gratuito no qual você é o produto e pode ser fácilmente associado à um identificador de bitcoin...
Geraldo Lopes
Essa foi mesmo de lascar... https://uploads.disquscdn.c...
Kaleb
O cavalinho errou foi tudo kkk. Linux é um kernel e Ubuntu é que é o sistema operacional. Vai pesquisar misera.
Kaleb
Microsoft Edge no Android tem bloqueador de anúncios embutido além de ser leve. Pra mim melhor browser atualmente pois não tem anúncios no meio da tela nem nada do tipo. Interface bem limpa.
Yehudi Everton
Usando desde 2005 e seguindo firme e forte... Amei essa versão. Visualmente está lindo! Não consigo usar outro. Ancioso pra versão Reborn 3 no Mobile.
Anderson Olliveira
Me deixa com o Safari aqui mesmo
Lucas Maciel
Vou repetir o que o ET disseDeus tá vendo você aí zoando empresas chinesas por espionagem mas finge que não sabe que a NSA faz o mesmo.
Gertrudes, a Lhama
Já que a ideia é corrigir: Linux, no caso, é apenas o Kernel, não o OS. ;)
Trovalds
SUSE Tumbleweed.
Trovalds
Ubuntu é Windows? xBSD? OS/2 então...E Fedora é o beta teste permanente do RHEL. Se for pra usar Fedora eu vou de CentOS que é fork do produto principal.
Trovalds
A replicação é fácil. O que é difícil é parar tudo só pra fazer uma migração em massa nesses moldes. FORA que não sem antes testar TODOS os programas e configurações primeiro pra ver se não há nenhuma quebra na versão nova e por aí vai. No cenário mais favorável umas 100 máquinas numa tacada só se gastaria umas 12-24h de trabalho dependendo do dimensionamento da rede e a capacidade de replicação do servidor. E se for pra ficar refazendo do zero a cada upgrade então é melhor ficar sem suporte nenhum de uma vez (ou mudar pra uma distro que tenha suporte decente) ou voltar por Windows.
‎Michael
Vou dar uma olhada, vlw!
Leonardo Nogueira de Deus
"to com medo pelos meus dados"Já ouviu falar em cloud storage e backup em HD externo? Que tal guardar seus arquivos em um ou mais dos diversos serviços de armazenamento de dados que têm por aí? Que eu saiba são todos acessíveis por browser e, portanto, cross-plataform. Todos têm a opção de planos pagos e gratuitos, de forma que, conforme seu bolso, você pode espalhar seus arquivos pelos diversos serviços e não pagar nada ou concentrar em algum deles pagando por um armazenamento que exceda o plano gratuito. Além da opção de adquirir um HD externo com conexão por USB aliado a um backup regular.
Leonardo Nogueira de Deus
Imagino que, uma vez constatada a impossibilidade do upgrade, a solução tenha sido algo do tipo: cria-se uma instalação do zero com as configurações desejadas e essa instalação seja replicada em todas as máquinas.Onde trabalho é assim que fazemos upgrade de versão do MS-Windows. Guardamos os arquivos relevantes em servidores de rede, pessoais em HDs externos ou em pastas particulares em servidor de rede e o upgrade é realizado formatando a máquina e instalando uma imagem padrão com as configurações que utilizamos e os programas de uso específico são reinstalados.
DanielBastos
A NSA NUNCA fez ou fará nada de errado.Não quero ser barrado quando for na Disney
Ed. Blake
Mas eu disse Ubuntu, não linux. Nunca tive problemas atualizando o Fedora.
João
Então, eu uso o Xubuntu e ia atualizar pra 19.04 assim que sair (ou já saiu e eu não percebi?) e agora to com medo pelos meus dados. Além de Debian, o que mais de distro Rolling Release tem por aí que esteja "pronta pra usar" (não tenho mais tempo pra ficar brincando com distro aleatória e montando tudo o que quero do zero)?
Marcos Vinícius
Eu tenho direito pelo menos de escolher por quem vou ser espionado, já que não tem jeito mesmo. HAHAHA
Marcos Vinícius
kkkkkkkkkkkkk pensei o mesmo. Prefiro até o Chrome ocupando 99% da minha RAM.
Marcos Vinícius
Quero chineses longe do meu pc. Obrigado.
Trovalds
Obrigado, o Chrome aqui passa bem.
Trovalds
Já ouviu falar em Rolling Release? A propósito, um upgrade do Debian não quebra a máquina. Se fosse assim, as empresas que adotaram Linux anos atrás (e ainda usam) estão usan
Trovalds
Isso é basicamente problema de compilação. Na hora de eles soltarem o pacote esqueceram de compilar com as flags pra suportar alguns formatos específicos de áudio, vídeo e imagem e acontece isso.Na versão do Linux "eu sei o que faço, deixa comigo" basicamente você recompilaria o Opera especificando as flags que faltaram.Enfim, só resta esperar.
Ed. Blake
Ubuntu e Android não se atualiza, se reinstala tudo do zero just in case. Saudades da época em que era só pedir estes CDs. Ainda tenho vários em casa também.
Trovalds
Ubuntu não é sistema operacional e sim uma distribuição. Sistema operacional aí é o Linux. E realmente usar Ubuntu é pedir pra sofrer sem precisar.E antes do MIMIMI: eu já usei Ubuntu e as duas vezes que tentei um upgrade a instalação deu pau. Pelo menos na segunda vez fiz a partição /home separada e não tive que fazer malabarismo pra recuperar os dados.Aliás, numa mexida em algumas caixas com coisas antigas que eu não abria faz tempo: https://uploads.disquscdn.c...
Trovalds
O Samsung Browser tem isso. E funciona em qualquer Android.
Anderson
O Edge Chromium Vem aí
‎Michael
Mesma coisa aqui, só que fiquei órfão no mobile. O Opera mini tinha um bloqueador de anúncios e modo economia de dados
Blunicórnio
O novo visual me agradou bastante e acho que eles deveriam dar uma repaginada no visual da versão para Android também. E não sei se foi só comigo mas no Linux o Opera parou (de novo) de rodar MP4 e alguns gifs...
Ícaro
Acho engraçado essa gente que não usa Opera por ser de empresa chinesa mas fica evangelizando Xiaomi pra tudo quanto é canto...Em tempo: uso o Opera desde a versão 9 e nem penso em mudar de navegador.
Anakin
Confesso que estava meio por fora dessa e pensei em baixar agora pra usar. Ainda bem que li os comentários. Ficarei no FF mesmo.
Capitão Caverna
Já tentei usar o FF umas 30x.Mas não deu certo.É o navegador menos ergononômico que já vi.
Matheus Alexandre
Desde que foi vendido para os china, prefiro continuar no Firefox mesmo.
Ed. Blake
Pois é. A esmagadora maioria de apps de VPN gratuitos usam servidores de empresas de publicidade que se baseiam na China, onde VPN é ilegal pra início de conversa. ¯\_(ツ)_/¯
Ed. Blake
Se mais alguém faz parte do seleto grupo de sofredores que usam Ubuntu, esta nova versão está com uma performance incrivelmente melhor do que a anterior neste amado sistema operacional.
TIGOS
To de boa...
Azr
Usar VPN de uma empresa chinesa e ainda por cima usar a carteira de criptomoeda deles, só um momento.... https://media1.giphy.com/me...