Início » Aplicativos e Software » Como pedir um Uber para outra pessoa

Como pedir um Uber para outra pessoa

Está pensando em pedir um Uber para outra pessoa? Saiba se é possível fazê-lo, ou se há alternativas mais seguras

Por
19 semanas atrás

Quer saber como pedir um Uber para outra pessoa? Fazer um pedido de corrida para um terceiro não é uma situação ideal de uso, e o Uber não recomenda tal ato; ao invés disso, ele oferece várias alternativas, que cobrem diversos casos de uso.

iPhone / Uber / como pedir uber para outra pessoa

Como pedir um Uber para outra pessoa

Pessoas pedem o Uber para terceiros por vários motivos, mas independente disso, o Uber não recomenda que uma pessoa peça uma corrida para um terceiro, por questões de segurança (tanto para o passageiro quanto para o motorista).

Claro que você ainda pode pedir um carro e informar ao motorista que ele vai levar outra pessoa (estando você presente no embarque ou não), mas não o ideal e o motorista pode recusar. E não há como fazer ajustes de pagamento ou mudar a rota.

Ao invés disso, ele oferece uma série de alternativas.

1. Pouco espaço no celular? Uber Lite

Android / Uber Lite / como pedir uber para outra pessoa

Caso o passageiro possua um Android com pouco espaço para apps, uma alternativa é pedir para que instale o Uber Lite, uma versão mais leve, que ocupa apenas 5 MB no armazenamento. Dessa forma, o próprio usuário poderá fazer suas viagens.

2. Quer acompanhar o trajeto do passageiro? Compartilhamento de viagem

Compartilhamento de viagem do Uber / como pedir uber para outra pessoa

Se você deseja saber onde o passageiro está enquanto está no Uber, é possível fazê-lo através do recurso Compartilhamento de viagem, disponível no app, e onde o passageiro pode selecionar alguns usuários como contatos de confiança.

Para ativa-lo, é simples:

  1. Abra o app do Uber e toque em Configurações;
  2. Toque em Contatos de confiança, e depois em Avançar;
  3. Selecione os contatos com os quais deseja compartilhar seu trajeto, e toque em Avançar;
  4. Toque em Pronto;
  5. Ao iniciar uma viagem, toque em Compartilhar.

E pronto.

3. Vai pagar para o passageiro? Uber Cash

Uber Cash / como pedir uber para outra pessoa

Se você deseja bancar a viagem do passageiro, uma forma segura de fazê-lo é colocando créditos na carteira virtual do mesmo, através da opção Uber Cash. Assim, você pode utilizar sua própria forma de pagamento (seu cartão de crédito, por exemplo), enquanto seu amigo ou parente faz suas corridas com seu próprio celular.

  1. Abra o Uber e toque em Pagamento;
  2. Toque em Adicionar saldo;
  3. Toque no valor que você quer adicionar na conta do Uber do passageiro;
  4. Selecione a forma de pagamento, e toque em Comprar;
  5. Quando o usuário fizer uma viagem, ele só precisa selecionar Uber Cash como forma de pagamento.

E pronto.

4. Quer pagar por carros e acompanhar trajetos frequentemente? Perfil familiar

Perfil familiar / Uber

Para famílias, ao invés de uma só pessoa controlar as corridas em um só aparelho, é muito melhor cada um ter o seu, mas com as finanças controladas por um só usuário, através do Perfil familiar. Assim, o responsável sempre saberá quando alguém da família fizer uma viagem, e poderá controlar os gastos de todos.

  1. Abra o Uber e toque em Configurações;
  2. Toque em Configure seu Perfil Familiar;
  3. Toque em Continuar, e depois em Convidar familiar;
  4. Toque no contato da pessoa que você deseja adicionar à família, e depois em Enviar convite (só é possível convidar um por vez).

Um perfil familiar suporta até cinco membros, contando com o responsável pela conta, que poderá concentrar todos os gastos com viagens em apenas um só cartão de crédito. Além disso, o responsável também será notificado de viagens feitas pelos membros, e poderá acompanhar os trajetos. Ideal para quem tem filhos ou pais idosos.

5. Vai pedir o Uber para colegas de trabalho? Uber Empresa

Se você está acostumado a pedir o Uber para colegas de trabalho, o mais indicado a fazer é indicar que o seu empregador (ou você, se for o caso) solicite o Uber Central, um plano voltado para corridas de várias pessoas, sejam colaboradores, ou clientes.

Com o Uber Central, do Uber for Businness, é possível controlar melhor as finanças de uma companhia, sem ter que colocar várias corridas no perfil de usuário comum.

6. O passageiro não sabe usar o Uber? Ensine-o

Foto via Stock Catalog/Flickr

Caso o passageiro não saiba como utilizar o app, o Uber recomenda que ao invés de pedir uma corrida por ele, você o ensine a como instalar o app no seu celular, e a usar o serviço por conta própria. Uma vez que o passageiro aprenda, você poderá utilizar alguma das opções acima.

“Mas eu ainda quero chamar um Uber para outro!”

Se você ainda quer pedir um Uber para outra pessoa, a empresa recomenda a sempre avisar o motorista no ato do chamado. O ideal é que o cliente sempre esteja no carro como passageiro, mas se isso não for possível, é importante avisar quem vai fazer a corrida e fornecer detalhes, por questões de segurança. Dessa forma, o motorista terá a opção de recusar a corrida, se não estiver de acordo em levar alguém que não é cliente do Uber. Vale notar que a avaliação do motorista sobre o passageiro cairá no seu perfil.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.