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Ray tracing chega às placas GeForce GTX, mas desempenho decepciona

Nvidia acaba de lançar drivers que levam o ray tracing à série GeForce GTX 1000

Emerson Alecrim Por

Em março, a Nvidia anunciou a compatibilidade do ray tracing (traçado de raios) com placas de vídeo GeForce GTX — até então, o recurso estava disponível somente na série GeForce RTX. Mas convém não se empolgar com essa novidade: testes mostram que, nas GPUs GTX, o ray tracing só dá conta de efeitos medianos (e olhe lá).

Nvidia

Nesta quinta-feira (11), a Nvidia liberou drivers com DXR (DirectX Raytracing) para permitir que placas GeForce GTX mais recentes sejam compatíveis com o ray tracing — basicamente, uma técnica que imita raios de luz do “mundo real” para gerar gráficos mais convincentes. Nesses modelos, os efeitos são executados pelos núcleos que lidam com shaders.

A Nvidia destaca, porém, que por contarem com os chamados núcleos RT (ou RT Cores), as placas GeForce RTX conseguem ter de duas a três vezes mais desempenho com o ray tracing do que a série GTX, afinal, o componente foi implementado justamente para lidar com traçado de raios.

Mas, nos jogos e benchmarks, as diferenças entre as duas séries podem ser muito maiores. Em um dos testes executados pela própria Nvidia, a linha GeForce RTX foi quase seis vezes superior à GTX.

Para ser mais específico, esse teste diz respeito ao 3DMark Port Royal para avaliação de reflexos e sombras avançadas. Nesse benchmark, uma GeForce RTX 2080 Ti conseguiu trabalhar com 53,3 fps (frames por segundo) em resolução de 2560×1440 pixels e recursos como ray tracing (óbvio) e DLSS (técnica para dar contornos mais definidos aos objetos) ativados.

3DMark Port Royal

Enquanto isso, uma GeForce GTX 1080 Ti fazendo o mesmo teste, com traçado de raios ativado, mas sem DLSS (por falta de compatibilidade), registrou apenas 9,2 fps. Em um jogo, uma taxa de frames como essa é simplesmente inviável.

Nos testes de iluminação com Metro Exodus executando em resolução de 2560×1440 pixels, a RTX 2080 Ti alcançou 65,7 fps, enquanto a GTX 1080 Ti obteve 16,4 fps.

Já em Battlefield V em 4K, RTX 2080 Ti e GTX 1080 Ti registraram, respectivamente, 65,5 fps e 30,4 fps. Esse teste avaliou reflexos e sombreamentos mais básicos, portanto, sugere que, pelo menos nesse aspecto, a série GTX consegue ter uma desenvoltura mínima com o ray tracing.

Battlefield V

É claro que o desempenho variará de jogo para jogo e dependerá de parâmetros de configuração. Além disso, otimizações nos games e drivers podem surgir com o passar do tempo. Mesmo assim, fica evidente que, quanto mais raios um efeito exigir, mais a performance irá cair. É uma conclusão um tanto óbvia: se em determinadas circunstâncias o ray tracing exige bastante de placas RTX, imagine com relação a modelos sem núcleos RT.

De todo modo, junto aos drivers com DRX, a Nvidia liberou três demos que permitem aos jogadores avaliar o desempenho do ray tracing, tanto em placas GeForce RTX quanto em GTX. São elas: Atomic Heart RTX, Justice e Reflections. Essas e outras demos podem ser baixadas no site da Nvidia.

Placas compatíveis com ray tracing

Placas compatíveis com ray tracing

Vale lembrar que não é toda a série GTX que é compatível com o DXR. A lista oficial é esta (inclui as GPUs para notebooks baseadas nesses modelos):

Com informações: AnandTech.

Comentários

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Denis Dias

É isso mesmo, pura jogada de marketing, pois quem tem GTX vai testar e ver a baixa performance, fazendo o jogador sentir a necessidade de troca de placa para a busca daquela performance ideal, ai entra as opções de compra das novas RTX para este jogador.

Natthan Fruche Terzi

Na verdade me surpreende até o fato de criarem a compatibilidade, se quisessem apenas vender as placas novas não teriam por que implementar isso

Danilo Cunha

Não exatamente, porque as RTX tem um chip dedicado para o ray tracing as GTX não tem chip dedicado e arquitetura de GPU diferente. O algoritmo de ray trancing é bem "antigo" o que a Nvidia fez foi mostrar que esta relativamente perto de ser um recurso viável, até porque, o uso do ray tracing nos jogos, acelera o desenvolvimento na hora de criar ambientes mais realistas.

Trinitro tolueno

Mando sim. Achou ruim, meto a mão na porra da sua cara.

draconiano_veritas

Então não manda ninguém ver essa p**** de FPS que não pode ser visto.

CGi Rumble

Não ligaria Ray Tracing nem nas RTX...

Ricardo Keitha

O DXR do benchmark lá em cima tá no médio, sem contar a resolução 4K, que renderiza 3x mais pixels que 2560x1080. Mas ainda assim, os testes que a NVidia colocou lá são os piores casos possíveis né, afinal eles querem vender as RTXs da vida, não vão colocar os testes falando "olha gente, RTX é inútil".

johndoe1981

Bela jogada de marketing da Nvidia.

Rubens Junior

Eu testei somente as demos que saíram ontem, ainda não reinstalei o BFV, e rodou bem melhor que os gráficos da NVIDIA

Rubens Junior

Nossa que babaca você, olha em um computador e larga um pouco o celular...

Rubens Junior

Parece não????

Morouk

A implementação dos hackers lá também tinha essa enorme diferença de desempenho? Só fico me perguntando isso..

Emerson Guerra

Parece não, isso é uma jogada da NVIDIA justamente pra isso.

Shao Nevs

Não me levem a mal mas isso parece jogada da nvidia (Faça funcionar, mas que fique bem lento para justificar a compra de uma nova). A nvidia não tem interesse nenhum em criar funcionalidade 100% otimizada para um produto que está saindo de linha.

Trinitro tolueno

Eu não. Vai na p**** do oculista

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