Em março, a Nvidia anunciou a compatibilidade do ray tracing (traçado de raios) com placas de vídeo GeForce GTX — até então, o recurso estava disponível somente na série GeForce RTX. Mas convém não se empolgar com essa novidade: testes mostram que, nas GPUs GTX, o ray tracing só dá conta de efeitos medianos (e olhe lá).
- Intel anuncia processador Xeon Cascade Lake de 56 núcleos
- AMD revela segunda geração de chips Ryzen Pro para notebooks
Nesta quinta-feira (11), a Nvidia liberou drivers com DXR (DirectX Raytracing) para permitir que placas GeForce GTX mais recentes sejam compatíveis com o ray tracing — basicamente, uma técnica que imita raios de luz do “mundo real” para gerar gráficos mais convincentes. Nesses modelos, os efeitos são executados pelos núcleos que lidam com shaders.
A Nvidia destaca, porém, que por contarem com os chamados núcleos RT (ou RT Cores), as placas GeForce RTX conseguem ter de duas a três vezes mais desempenho com o ray tracing do que a série GTX, afinal, o componente foi implementado justamente para lidar com traçado de raios.
Mas, nos jogos e benchmarks, as diferenças entre as duas séries podem ser muito maiores. Em um dos testes executados pela própria Nvidia, a linha GeForce RTX foi quase seis vezes superior à GTX.
Para ser mais específico, esse teste diz respeito ao 3DMark Port Royal para avaliação de reflexos e sombras avançadas. Nesse benchmark, uma GeForce RTX 2080 Ti conseguiu trabalhar com 53,3 fps (frames por segundo) em resolução de 2560×1440 pixels e recursos como ray tracing (óbvio) e DLSS (técnica para dar contornos mais definidos aos objetos) ativados.
Enquanto isso, uma GeForce GTX 1080 Ti fazendo o mesmo teste, com traçado de raios ativado, mas sem DLSS (por falta de compatibilidade), registrou apenas 9,2 fps. Em um jogo, uma taxa de frames como essa é simplesmente inviável.
Nos testes de iluminação com Metro Exodus executando em resolução de 2560×1440 pixels, a RTX 2080 Ti alcançou 65,7 fps, enquanto a GTX 1080 Ti obteve 16,4 fps.
Já em Battlefield V em 4K, RTX 2080 Ti e GTX 1080 Ti registraram, respectivamente, 65,5 fps e 30,4 fps. Esse teste avaliou reflexos e sombreamentos mais básicos, portanto, sugere que, pelo menos nesse aspecto, a série GTX consegue ter uma desenvoltura mínima com o ray tracing.
É claro que o desempenho variará de jogo para jogo e dependerá de parâmetros de configuração. Além disso, otimizações nos games e drivers podem surgir com o passar do tempo. Mesmo assim, fica evidente que, quanto mais raios um efeito exigir, mais a performance irá cair. É uma conclusão um tanto óbvia: se em determinadas circunstâncias o ray tracing exige bastante de placas RTX, imagine com relação a modelos sem núcleos RT.
De todo modo, junto aos drivers com DRX, a Nvidia liberou três demos que permitem aos jogadores avaliar o desempenho do ray tracing, tanto em placas GeForce RTX quanto em GTX. São elas: Atomic Heart RTX, Justice e Reflections. Essas e outras demos podem ser baixadas no site da Nvidia.
Vale lembrar que não é toda a série GTX que é compatível com o DXR. A lista oficial é esta (inclui as GPUs para notebooks baseadas nesses modelos):
- GeForce GTX 1660 Ti
- GeForce GTX 1660
- Nvidia Titan Xp
- Nvidia Titan X
- GeForce GTX 1080 Ti
- GeForce GTX 1080
- GeForce GTX 1070 Ti
- GeForce GTX 1070
- GeForce GTX 1060
Com informações: AnandTech.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
É isso mesmo, pura jogada de marketing, pois quem tem GTX vai testar e ver a baixa performance, fazendo o jogador sentir a necessidade de troca de placa para a busca daquela performance ideal, ai entra as opções de compra das novas RTX para este jogador.
Na verdade me surpreende até o fato de criarem a compatibilidade, se quisessem apenas vender as placas novas não teriam por que implementar isso
Não exatamente, porque as RTX tem um chip dedicado para o ray tracing as GTX não tem chip dedicado e arquitetura de GPU diferente. O algoritmo de ray trancing é bem "antigo" o que a Nvidia fez foi mostrar que esta relativamente perto de ser um recurso viável, até porque, o uso do ray tracing nos jogos, acelera o desenvolvimento na hora de criar ambientes mais realistas.
Mando sim. Achou ruim, meto a mão na porra da sua cara.
Então não manda ninguém ver essa p**** de FPS que não pode ser visto.
Não ligaria Ray Tracing nem nas RTX...
O DXR do benchmark lá em cima tá no médio, sem contar a resolução 4K, que renderiza 3x mais pixels que 2560x1080. Mas ainda assim, os testes que a NVidia colocou lá são os piores casos possíveis né, afinal eles querem vender as RTXs da vida, não vão colocar os testes falando "olha gente, RTX é inútil".
Bela jogada de marketing da Nvidia.
Eu testei somente as demos que saíram ontem, ainda não reinstalei o BFV, e rodou bem melhor que os gráficos da NVIDIA
Nossa que babaca você, olha em um computador e larga um pouco o celular...
Parece não????
A implementação dos hackers lá também tinha essa enorme diferença de desempenho? Só fico me perguntando isso..
Parece não, isso é uma jogada da NVIDIA justamente pra isso.
Não me levem a mal mas isso parece jogada da nvidia (Faça funcionar, mas que fique bem lento para justificar a compra de uma nova). A nvidia não tem interesse nenhum em criar funcionalidade 100% otimizada para um produto que está saindo de linha.
Eu não. Vai na p**** do oculista
Ver o quê? Aumenta a p**** do fps.
Mas isso funciona pro Ray Tracing de softwares, como Blender ou After Efects?
Tenho várias GTX 1060 6GB que me suprem relativamente bem no trabalho.
Roda tranquilo, vai por mim
https://youtu.be/nbcgVhm_dS8
Ridículo. Estão falando em cima dos testes da NVidia. Eu testei aqui na minha 1080 ti e rodou de boa.
Olha aí os FPS do lado direito em cima
https://youtu.be/nbcgVhm_dS8
falta evoluir bastante, mas o ray tracing ja mostrou mudar bastante as coisas... só tem q ser aplicado melhor.
mas pelo menos atualizaram, isso ja esta de bom tamanho.. concerteza não vai ter o mesmo desempenho... assim o usuario ja pode ver de verdade como é.. se gostar ele faz o upgrade. kkk é como se fosse uma amostra. kk
Só daqui há uns 3 gen pra isso vingar bem
Jogada de marketing interessante da nVidia.
Criam uma tecnologia, criam um hardware com a tecnologia incorporada e lançam um modo emulação pro hardware que não tem a tecnologia. CLARO que vai ser decepcionantemente lento.
Aliás nem o Ray Tracing nativo ainda mostrou direito a que veio.
Ainda não testei na minha G1 GTX 1080... na verdade não estou dando a minima rs