Início » Jogos » Por que você não deveria mudar agora seu nome na PSN

Por que você não deveria mudar agora seu nome na PSN

A Sony finalmente liberou o recurso para trocar o nome da PSN, mas será que você deveria fazer isso agora ou esperar um pouco?

Vivi Werneck Por
TB Responde

A PlayStation Network, ou simplesmente PSN, foi criada em novembro de 2006 para permitir que donos de PS3 (na época) até o PS4, atualmente, pudessem tanto jogar online quanto ter acesso a conteúdos exclusivos. Para se cadastrar na PSN é preciso criar uma Online ID, ou seja, um nome que vai te identificar tanto para os outros jogadores quanto para o sistema. No entanto, muitos se arrependem das IDs criadas, mas nada podiam fazer – já que não era permitido trocar o nome da PSN, até agora…

Eis que nesta quarta-feira (10), a Sony realizou um dos sonhos mais pedidos dos jogadores de seus consoles e concretizou a promessa de permitir que você possa, finalmente (e se quiser), trocar o seu nick “+TiroPorradaeBomba69+” (sem as aspas) por algo um pouco mais apresentável à sociedade, por exemplo. A primeira troca é gratuita e pode ser feita tanto pela sua conta Sony via web, quanto pelas configurações do PS4.

Só que antes de ir com muita sede ao pote, é importante, ou melhor, indispensável que você leia com atenção cada linha dos vários alertas de problemas que a tão esperada mudança pode trazer. A própria Sony divulgou uma série de ressalvas quanto a isso. Dessa forma, ela meio que já adiantou um “eu avisei!” bem grande, só por precaução.

A pergunta que não quer calar é: “devo trocar meu nome na PSN agora?”

Antes de responder, primeiro vamos dar uma olhada em algumas das possíveis consequências dessa troca. Não dá para afirmar que a Sony conseguiu listar tudo, já que nem todos os jogos foram testados ainda, usando contas de IDs modificados. Ressaltando que isso é segundo a própria empresa.

É até curioso imaginar como algo, aparentemente, simples – trocar uma ID – pode trazer tanta dor de cabeça. Esse recurso já existe, inclusive, na Steam e para os donos de um Xbox, por exemplo. Acredita-se que o calcanhar de Aquiles da fabricante japonesa, quanto a isso, deva-se a um erro na arquitetura do próprio software da PSN. O tal ID Online teria sido construído de uma forma tão engessada que qualquer mudança seria catastrófica para o sistema.

E, por favor, não me interprete como alguém que está tentando estragar a alegria dos outros. Eu sou uma das interessadas nessa mudança. Sempre sonhei eu poder trocar o nome que escolhi para minha PSN (desde a época que comprei um PS3), não porque tenha algo obsceno nele, mas porque me identifica como mulher e isso, às vezes, me estressa para jogar online com pessoas desconhecidas. Mas este papo é para outra ocasião. O que quero dizer é que a intenção aqui é mostrar os cuidados a tomar antes de decidir trocar seu ID agora, ao invés de esperar um pouco, até tudo estar mais “estabilizado”.

Dito isso, vamos lá…

Quais jogos são compatíveis com a mudança de nome na PSN

A Sony criou uma página especial detalhando a novidade em seu blog, bem como os problemas já detectados durante o período de testes da nova função, além de algumas poucas soluções para resolvê-los (mas não garante que vão funcionar 100%).

Até onde se sabe, todos os jogos de PS4 publicados originalmente depois do dia 1 de abril de 2018 aceitam a função de troca de ID Online. No entanto, a Sony encontrou alguns problemas mesmo em games dentro desse período especificado acima. Por isso, a empresa também disponibilizou uma lista de jogos, que foram testados para o recurso, e que ou não apresentaram problemas, ou tiveram problemas menores que não afetam profundamente o jogador, ou têm problemas críticos – como a possibilidade de perder conteúdo comprado com dinheiro real, DLCs, troféus e progresso nas campanhas.

Você pode ver essa lista completa na página do PlayStation (que acredito que será atualizada conforme mais jogos forem testados pela Sony).

Jogos antes desse período de abril de 2018, além dos desenvolvidos para PS3 e PS Vita, não aceitam essa modificação e ainda mostrarão seu ID antigo. Outra coisa, se um título foi lançado antes desse período e ganhou, após o ano passado, uma versão remaster, por exemplo, a função de trocar ID não irá funcionar.

O jogo precisa ter sido lançado, pela primeira vez, dentro do período dito pela Sony. A justificativa da empresa para isso é que games publicados após abril de 2018 foram criados com ferramentas de sistema que dão suporte à mudança de nome na PSN. A fabricante também não garante que todos os futuros jogos do PS4 serão compatíveis com o recurso.

Foto por Jon Fingas/Flickr

Quais problemas posso ter ao trocar meu nome na PSN*

  • Seu antigo nome online pode permanecer visível à você e seus amigos em alguns lugares;
  • Você pode perder sua progressão em alguns jogos, incluindo dados gravados, dados de placar/pontuação e progresso de troféus;
  • Partes de seu jogo e aplicativos podem não funcionar online e/ou offline;
  • Você pode perder acesso à conteúdo (incluindo conteúdo pago) que pode ter adquirido para seus jogos, como DLCs, add-ons e moedas virtuais.

*Informações dadas pela Sony, no blog oficial do PlayStation.

Caso você tenha algum dos problemas listados acima (ou outros), após trocar sua ID, a recomendação da empresa é que o jogador reverta o ID para o nome original. Isso pode resolver o problema, mas não é garantido.

Não é necessário pagar para reverter um nome, assim como a primeira troca é gratuita. A única ressalta, que impediria voltar ao ID original, é caso este viole os Termos de Serviço da PSN. Em princípio, não há restrições para a quantidade de vezes que você pode reverter sua ID. Para fazê-lo, você precisa entrar em contato com o suporte ao cliente do PlayStation e solicitar a reversão. Mais um detalhe: contas infantis não podem trocar de nome.

ps4-controle / Vivi Werneck

Devo trocar meu nome na PSN agora?

Se aceita um conselho, diria para você esperar um pouco. A função acabou de chegar e, assim como tudo o que é novo, pode trazer imprevistos. Mesmo que o recurso tenha sido testado internamente pelos desenvolvedores, ainda é um universo de testes mais limitado do que a prova de fogo que começou nesta quinta. Afinal, são cerca de 90 milhões de usuários ativos na PSN mensalmente, segundo dados de novembro de 2018. Com isso, há um número bem mais abrangente de que possíveis problemas, ainda não mapeados, apareçam.

Acredito que o pessoal que já está trocando de ID agora servirá como uma espécie de “beta tester” dessa função e que a Sony usará esses dados para, quem sabe, lançar uma versão mais estável do recurso no futuro, além de acrescentar mais jogos nas listas de títulos analisados. Tudo é muito loteria ainda, por isso, minha recomendação é esperar um pouco antes de fazer a troca. É claro, a decisão é toda sua, mas tenha em mente que, do jeito que está no momento, trocar o nome da sua PSN é uma aposta: pode dar tudo certo ou o caos se instaurar, e pior, sem garantia de que voltará a ser como antes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabricio de Oliveira Silva

Na verdade eu só queria que o Playstation mostrasse o tempo de gameplay de cada jogo, como faz a Steam.

Fabricio de Oliveira Silva

Ainda bem que meu nick não precisa ser trocado. Uso o mesmo há anos.

Bruno

Eu fui um que utilizei meu nome e sobrenome pensando que seria só um user name para acesso e coisas do tipo, não sabia que iria ser a ID online. Estou louco pra mudar a ID mas não quero correr o risco de perder conteúdo comprado, progresso de jogo já nem ligo tanto.

Vivi Werneck

Verdade! Não entendo muito de programação, mas acredito que seria mais prático e menos "traumático para o sistema" uma solução assim. Bom, estou falando completamente por alto. Sabe-se Deus como está realmente a arquitetura dessa PSN!

J Janz

Desde que não seja vitimista nem doutrinador mas informativo, eu tb (e,
julgando pelas atitudes e respostas da Vivi Werneck aqui nos comentários e o texto bem completo, se for dela eu realmente espero).

J Janz
Se for isso mesmo

Sim, é exatamente isso. Chamei de Apelido pq não posso entrar agora pra confirmar mas acho que é esse o nome.

E, ainda, quando altera vc não de fato altera esse nome mas sim acrescenta um novo, que então é o que fica visível e é exibido como, digamos, o padrão. E ainda deixam vc poder ver o "histórico" de nomes que aquela pessoa já usou, te deixando saber, por exemplo, porque uma tal Vivi Werneck está na sua lista de amigos: era o/a +TiroPorradaeBomba69+. Só que vc tb pode apagar seu histórico de nomes.

Tudo isso teria sido excelente na PSN. 🤷

Vivi Werneck

Segundo o suporte do Steam:

"O seu ID do Steam e o seu nome de conta Steam não podem ser alterados, nem mesmo pelos funcionários do Suporte Steam. O seu ID da Comunidade Steam pode ser alterado a qualquer momento nas suas definições da Comunidade Steam, na página 'Editar o meu perfil'."

Pelo que entendi, o primeiro "nome de registro na plataforma" que você cria não pode mudar, mas o ID de Comunidade (ou seja, como os outros jogadores veem o seu nome) pode sim ser alterado.

Se for isso mesmo, esta solução do Steam já serviria para a PSN, por exemplo. Você não causaria uma catástrofe na arquitetura engessada do sistema, mas conseguiria colocar uma "skin" no primeiro nome que criou e mostraria, para os outros jogadores, o nick que quisesse.

Alguns jogos já fazem isso há tempos, ao deixar você escolher um apelido para seu personagem. Daí, durante um multiplayer da vida, aparece esse apelido escolhido por você e não sua ID Online.

Vivi Werneck

Hum... Vou pesquisar sobre isso novamente, já com essa sua informação. Obrigada!

J Janz
Esse recurso já existe, inclusive, na Steam


Só tentando contribuir, não sei qual informação é a mais atualizada mas a última vez que eu tentei no Steam, acho que não muito longe no ano passado, não tinha por onde nas interfaces de usuário no site ou aplicação e, perguntando a eles, me responderam que não estão (ou não estavam, se mudou de lá pra cá) mais deixando e, no lugar, vc poderia mudar seu Apelido.

Eric Viana

Espero que role o artigo.

Vivi Werneck

Oi Louis. Olha, se eu for listar tudo aqui vou ficar até amanhã, rs. Como eu trabalho com jogos também, estou sempre com algo novo. Mas de uma forma em geral, eu aaaamo RPGs, jogos de aventura e ação, shooters (quando tem aquela pegada de loot, estilo Borderlands) e plataformas.

Higo

O que tudo parece, os engenheiros de software, desenvolvedores e administradores de dados dos sistemas de TI da Sony não conhecem ainda os tipos de dados Long ou Integer amplamente utilizados como identificadores primários em estruturas de banco de dados. Erro crasso...

Wesley Generoso

Tu és muito corajoso, parabéns! Eu tenho 6 platinas e estou cagando de medo para fazer a alteração hahaha

Rodrigo Paulino da Silva

A internet está recheada de matérias a respeito. Mulheres são alvo de preconceito frequente em jogos. Minha esposa, quando joga, eventualmente recebe cantadas ou comentários cruéis, principalmente de estrangeiros.

Rodrigo Paulino da Silva

É o que eu também imaginei. Provavelmente eles não imaginaram na época que as pessoas iriam querer alterar seus nomes de usuário.

Exibir mais comentários