Início » Brasil » Governo vai unificar portais em domínio gov.br e centralizar aplicativos

Governo vai unificar portais em domínio gov.br e centralizar aplicativos

Por exemplo, endereço do Min. da Economia seria migrado de economia.gov.br para gov.br/economia; promessa é reduzir custos

Felipe Ventura Por

Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro estabelece que todos os canais online do governo serão centralizados no domínio gov.br: por exemplo, o endereço do Ministério da Economia seria migrado de economia.gov.br para gov.br/economia. A publicação de aplicativos na App Store e Google Play também será centralizada. A promessa é de reduzir custos.

Bandeira do Brasil

Luiz Felipe Monteiro, secretário de governo digital, diz ao Convergência Digital que atualmente existem “mais de 1,3 mil sites gov.br, mais de 100 aplicativos de governo e já mais de uma dezena de chatbots”. A ideia é realizar uma “consolidação de canais tendo como foco a estratégia de um governo único para um cidadão único”. A Casa Civil estima que os custos de comunicação digital cairão de R$ 140 milhões para 30 milhões ao ano.

De acordo com o decreto, será obrigatório usar o domínio raiz “gov.br” acrescido de “/” nos novos endereços. Ou seja, se você quiser acessar o site da Anatel, terá que digitar gov.br/anatel em vez de anatel.gov.br. Todos os órgãos da administração pública federal terão que seguir esse modelo até o final de 2020.

A partir de julho, será proibido registrar novos domínios terminando em “.gov.br”. E até dezembro de 2020, todos os órgãos do governo deverão migrar seus respectivos sites para o domínio gov.br. Os endereços antigos podem ser desativados, dando erro 404, ou podem redirecionar para o portal único.

Secretaria vai centralizar publicação de apps do governo

Quanto aos aplicativos de celular, o registro em lojas como App Store e Google Play ficará a cargo da Secretaria de Governo Digital, que faz parte da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, subordinada ao Ministério da Economia.

Ou seja, a publicação de aplicativos será centralizada em uma só entidade. Atualmente, cada área do governo federal pode colocar seus apps nas lojas. Pior: eles são pouco utilizados, e a média de downloads é de 60 mil. Monteiro diz que serão mantidos apenas os apps com mais usuários.

O objetivo do portal gov.br é unificar os canais digitais “dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo federal”. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

antonio ivan

MDS 140 milhões por ano em comunicação digital? Pra todo lado tem muita gastança.
Como vai ser o portal da saude

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

é o inverso, vão gastar mais 110 milhões contratando uma empresa de alguém para poder migrar tudo.

tem que ser do inverso quando for ler isso.

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

tipo uma CPI para ver de quem é a empresa que desenvolveu?

tipo o exame de simulador de direção que só serve pra aumentar o preço final á quem quer tirar uma carteira de motorista?

hm.... já tem laranja demais nesse governo, vamos precisar de uma cesta maior se for pra colocar mais laranja.

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

o que importa é fingir que tá fazendo algo, tá funcionando há mais de 100 dias então...

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

não tem como cara, mesmo centralizado o número de servidores é o mesmo (ou até mais).

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

sim, mas existe um nível de indicados que precisa se ter (são chamados em casos de "emergência"), tenho um professor que foi DAS e só chamam os nomealdos quando a coisa fica feia, fora isso nada muda.

e o projeto também não muda nada como o Paulo disse, as equipes vão continuar na mesma com o mesmo número de indicados também. só é mais prático ao usuário final, o gasto pode até crescer para colocarem indicados para migrar o sistema (ou licitação superfaturada para alguma empresa fantasma de algum político...)

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

se você só vê os relançes e fala que estão desgastando o governo, tenho um spoiler: ele mesmo esta desgastando o seu governo, tá arrumando briga com o próprio partido

e outra, o cara é e sempre foi um oportunista de meia tigela igual o poste do presidiário, até a marina valia mais que esses 2 pacotes de estrume.
https://media1.giphy.com/me...

agora ele ser oportunista e aprovar uma medida que faz bem á todos o que tem que se reclamar? que antes ficar dependente de um sistema feito com o bumbum era bacana?

Antony
Silvio Ney

Você é incapaz de raciocinar quando você tem partido de estimação.

Silvio Ney

A despesa disso não é apenas com domínio... de forma resumida e que eu me lembre:
- dominio
- servidores
- certificados
- muitos servidores (mais mão de obra)

Silvio Ney

Exato... a despesa com dominio é irrisória. Talvez seja por conta da hospedagem, custo com servidores.

Provavelmente vão tentar manter tudo unificado em um servidor apenas e separar tudo por VMs ou Containers ou como queiram chamar e por aí vai.

Vampiro Cabra Macho

E o governo está certo centralizando tudo para o Serpro gerenciar.

Vampiro Cabra Macho

Tá certo. Tem que organizar essa bagunça mesmo.

SR 71 Pássaro Preto

...

Paulo Pilotti Duarte

Você não disse coisa com coisa nesse comentário.

Exibir mais comentários