Governo vai unificar portais em domínio gov.br e centralizar aplicativos

Por exemplo, endereço do Min. da Economia seria migrado de economia.gov.br para gov.br/economia; promessa é reduzir custos

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Bandeira do Brasil

Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro estabelece que todos os canais online do governo serão centralizados no domínio gov.br: por exemplo, o endereço do Ministério da Economia seria migrado de economia.gov.br para gov.br/economia. A publicação de aplicativos na App Store e Google Play também será centralizada. A promessa é de reduzir custos.

Luiz Felipe Monteiro, secretário de governo digital, diz ao Convergência Digital que atualmente existem “mais de 1,3 mil sites gov.br, mais de 100 aplicativos de governo e já mais de uma dezena de chatbots”. A ideia é realizar uma “consolidação de canais tendo como foco a estratégia de um governo único para um cidadão único”. A Casa Civil estima que os custos de comunicação digital cairão de R$ 140 milhões para 30 milhões ao ano.

De acordo com o decreto, será obrigatório usar o domínio raiz “gov.br” acrescido de “/” nos novos endereços. Ou seja, se você quiser acessar o site da Anatel, terá que digitar gov.br/anatel em vez de anatel.gov.br. Todos os órgãos da administração pública federal terão que seguir esse modelo até o final de 2020.

A partir de julho, será proibido registrar novos domínios terminando em “.gov.br”. E até dezembro de 2020, todos os órgãos do governo deverão migrar seus respectivos sites para o domínio gov.br. Os endereços antigos podem ser desativados, dando erro 404, ou podem redirecionar para o portal único.

Secretaria vai centralizar publicação de apps do governo

Quanto aos aplicativos de celular, o registro em lojas como App Store e Google Play ficará a cargo da Secretaria de Governo Digital, que faz parte da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, subordinada ao Ministério da Economia.

Ou seja, a publicação de aplicativos será centralizada em uma só entidade. Atualmente, cada área do governo federal pode colocar seus apps nas lojas. Pior: eles são pouco utilizados, e a média de downloads é de 60 mil. Monteiro diz que serão mantidos apenas os apps com mais usuários.

O objetivo do portal gov.br é unificar os canais digitais “dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo federal”. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados