Como funciona o Festify, app que transforma seu Spotify em festival

Festify transforma seus 24 artistas mais ouvidos no mês, no semestre, ou desde que criou a conta do Spotify em festival

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
Spotify / Steve-halama / Unsplash

Festify viralizou entre os usuários do Spotify. É que o aplicativo transforma seu histórico num pôster de um festival de música como Coachela, Rock in Rio e Lollapalooza, simulando como seria o evento se levasse em conta única e somente o seu gosto musical. É divertido fazer porque, boa parte das vezes, não nos damos conta de que ouvimos um determinado artista ou banda com tanta frequência no dia a dia.

Como isso é possível?

O Festify puxa da API do Spotify os artistas mais ouvidos por uma conta e cria um line-up visual para você compartilhar nas redes sociais. O projeto é uma parceria, de Rick Rieta e Tony Bui e começou no ano de 2017, com Rock “brincando” com os dados extraídos do Spotify. Tony então redesenhou o aplicativo e deu o visual que tem hoje.

Dito isso, como é que usa o Festify?

Se você procurar no Google, vai encontrar várias notícias sobre o assunto e o link do festify.rocks. Não se trata desse aplicativo, embora a URL pareça bastante óbvia. Esse cara é bem legal também, permite que “seus convidados” escolham qual música deve ser tocada no seu smartphone. Você cria uma “festa” e obtém um código para convidar amigos. Todos votam para decidir quais faixas devem ser tocadas na sua playlist.

Festify

Mas o aplicativo que está “bombando” por aí, está hospedado em outro lugar.

Você pode encontrá-lo aqui: salty-beach-42139.herokuapp.com.

Você precisa autorizá-lo a obter dados da sua conta como seu e-mail, playlists públicas, as músicas e artistas que você mais escuta, a música que você está escutando agora, as músicas que você ouviu recentemente e realizar ações em seu nome (criar, editar e seguir playlists). Revogue o acesso a qualquer momento em spotify.com/account.

Como usar o Festify

  1. Acesse o endereço em que o Festify no link acima, pelo navegador;
  2. Clique em “Login with Spotify”;
    Festify Login Spotify
  3. Será necessário autorizar o acesso à sua conta;
  4. Agora escolha o período que o aplicativo vai considerar o seu histórico:
    Last month (mês passado), Last 6 month (seis meses atrás) e All time (tudo);
    Dependendo do que você escolher, os resultados podem ser bastante diferentes.
  5. Clique no período escolhido e baixe uma versão do seu festival no Spotify.
    O Festivay vai reunir 24 artistas mais ouvidos em ordem de frequência por você.

Como funciona o Festify

Você deve ter notado que artistas e bandas cujas músicas você escuta em “sessão privada” não apareceram, não é? Isso acontece porque, independente de Festify, qualquer pessoa que seguir o seu perfil no Spotify poderá ver o que você está escutando em tempo real,na coluna da direita no desktop, a menos que você tenha ativado a sua “sessão particular”. Para ativar, basta acessar o menu do Spotify.

Segura meu #Festify do mês com @RitaLee_real e alguns mortos do @SpotifyBR que precisariam voltar para essa festa. 👌🏽🎸✌🏽 pic.twitter.com/vqWIb4J1T1

— Melissa Cruz Cossetti 🦄 (@melissajorn) April 15, 2019

Como você esconde dos seus amigos, é possível que esconda também dos aplicativos que usam a API do Spotify. Para o serviço de streaming, as músicas que você ouve em uma sessão particular, porém, ainda poderão ser consideradas no momento de criar algumas das suas playlists personalizadas (com exceção das “Descobertas da Semana”).

Agora que você já tem o link certo e já sabe usar o Festify, teste fazer a sua versão. O aplicativo cria um nome diferente para cada período de tempo: VolcanoJam (um mês), ForestFest (seis meses) e Unholy Space (todo o histórico). Divirta-se e compartilhe.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados