Início » Celular » iOS 13 deve trazer multitarefa de notebook para iPad e modo escuro

iOS 13 deve trazer multitarefa de notebook para iPad e modo escuro

iOS 13 deve trazer mais recursos ao iPhone e iPad, como dark mode, novos gestos e melhorias na multitarefa

Por
15/04/2019 às 12h37

O iOS não recebe grandes mudanças há algum tempo, desde que a Apple se concentrou em refinar o sistema e eliminar bugs (lembra a bagunça do iOS 11?). Agora, a empresa parece estar pronta para trazer mais recursos ao iPhone e iPad: o iOS 13 deve trazer modo escuro em todo o sistema, novos gestos e melhorias na multitarefa.

O desenvolvedor brasileiro Guilherme Rambo adianta alguns detalhes sobre o iOS 13 no 9to5Mac. O iPhone e iPad devem enfim ganhar um modo escuro em todo o sistema, assim como no macOS Marzipan; isso seria ativado nos Ajustes, e haveria uma versão de alto contraste.

O aplicativo Mail seria capaz de organizar as mensagens em categorias como marketing, compras, viagens, “não importante” e mais. Também seria possível adicionar mensagens a uma fila de “leitura posterior”.

O iOS 13 permitiria selecionar vários itens com um gesto de arrastar os dedos, semelhante ao clicar e arrastar no Finder do macOS. Além disso, o app Lembretes deve ganhar um novo design; o teclado deve receber suporte melhorado a vários idiomas; e a interface para alterar o volume pode enfim ser reprojetada.

iPad poderá abrir várias janelas do mesmo app

Algumas das mudanças mais interessantes devem ficar restritas ao iPad. Por exemplo, seria possível abrir várias janelas do mesmo aplicativo, aproximando o tablet de uma experiência de laptop.

Também seria possível transformar painéis de informação em cards deslizáveis, semelhante ao projeto PanelKit — o GIF abaixo mostra como isso funciona:

O iOS 13 deve trazer um novo gesto padrão para desfazer entrada de texto no iPad: você toca com três dedos na área do teclado, e desliza para a esquerda e direita — isso desfaz e refaz sua digitação. Haveria um tutorial ensinando isso na primeira vez que o teclado for aberto.

Além disso, o Safari para iPad deve solicitar automaticamente uma versão desktop dos sites quando necessário, para que você não se depare com uma página de iPhone esticada na tela do tablet.

Esperamos que o iOS 13 seja anunciado na conferência WWDC, que começa em 3 de junho.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.