Início » Celular » iOS 13 deve trazer multitarefa de notebook para iPad e modo escuro

iOS 13 deve trazer multitarefa de notebook para iPad e modo escuro

iOS 13 deve trazer mais recursos ao iPhone e iPad, como dark mode, novos gestos e melhorias na multitarefa

Felipe Ventura Por

O iOS não recebe grandes mudanças há algum tempo, desde que a Apple se concentrou em refinar o sistema e eliminar bugs (lembra a bagunça do iOS 11?). Agora, a empresa parece estar pronta para trazer mais recursos ao iPhone e iPad: o iOS 13 deve trazer modo escuro em todo o sistema, novos gestos e melhorias na multitarefa.

O desenvolvedor brasileiro Guilherme Rambo adianta alguns detalhes sobre o iOS 13 no 9to5Mac. O iPhone e iPad devem enfim ganhar um modo escuro em todo o sistema, assim como no macOS Marzipan; isso seria ativado nos Ajustes, e haveria uma versão de alto contraste.

O aplicativo Mail seria capaz de organizar as mensagens em categorias como marketing, compras, viagens, “não importante” e mais. Também seria possível adicionar mensagens a uma fila de “leitura posterior”.

O iOS 13 permitiria selecionar vários itens com um gesto de arrastar os dedos, semelhante ao clicar e arrastar no Finder do macOS. Além disso, o app Lembretes deve ganhar um novo design; o teclado deve receber suporte melhorado a vários idiomas; e a interface para alterar o volume pode enfim ser reprojetada.

iPad poderá abrir várias janelas do mesmo app

Algumas das mudanças mais interessantes devem ficar restritas ao iPad. Por exemplo, seria possível abrir várias janelas do mesmo aplicativo, aproximando o tablet de uma experiência de laptop.

Também seria possível transformar painéis de informação em cards deslizáveis, semelhante ao projeto PanelKit — o GIF abaixo mostra como isso funciona:

O iOS 13 deve trazer um novo gesto padrão para desfazer entrada de texto no iPad: você toca com três dedos na área do teclado, e desliza para a esquerda e direita — isso desfaz e refaz sua digitação. Haveria um tutorial ensinando isso na primeira vez que o teclado for aberto.

Além disso, o Safari para iPad deve solicitar automaticamente uma versão desktop dos sites quando necessário, para que você não se depare com uma página de iPhone esticada na tela do tablet.

Esperamos que o iOS 13 seja anunciado na conferência WWDC, que começa em 3 de junho.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton

Até que enfim uma coisa interessante no mundo dos softwares dos tablets...

Matheus Siqueira Moreno

Vc tá bem desatualizado, há anos que não precisa de iTunes

Matheus Siqueira Moreno

Melhor investimento que fiz, melhor iPad que tem hj, no quesito custo beneficio

Alexandre Copi

O iPad ainda não cria duas telas quando você conecta a um monitor né? Continua duplicando? O dia que eles colocarem isso e mouse vai valer a pena (além dos modos de janela que falam nessa notícia).
Eu ainda assim não sei se compraria por que prefiro ter meus emuladores no android :P

Darkstrikerd

Também é minha principal necessidade.

Eduardo Braga

Google anuncia Mail como sucessor do Inbox kkkk

Capitão Caverna

itunes?
Meu jovem, saia de 2012 e venha para 2019..

Capitão Caverna

To quase fazendo isso.
O meu ipad já está um pouco antigo.

Capitão Caverna

O problema dos tablets é que comparamos eles com os... tablets.
Só que eles chegaram com uma proposta de matar os notebooks/desktops.
Então devemos compara-los com esses.
Comparar ipad com tablet android é perda de tempo. Android não dá a minima pra tablet e além do mais, é gastar munição em fogo amigo.

Capitão Caverna

Apple né cara

Robert Rey

Sim, claro. Eu compraria um bom notebook híbrido se não fossem absurdamente caros, por conta disso eu fico no meu iPad de 2018 que paguei 1500 reais no Mercado Livre.

Robert Rey

Você não precisa do iTunes pra praticamente nada, se usar serviços em nuvem. Uso o Google Drive no meu iPad e é só sucesso.

Franco Luiz

Sinceramente eu so consigo gostar de tablet com Windows , nele vc realmente sente que tem um pc em mãos , tanto ipad quanto android ainda parecem sistema mobile feito pra tela maior

Linda7149

Hi I'm love sex. My contact

Diego F. Duarte

Acho q Apple de fato, somente os iPads valem a pena. O problema e te amarrar ao iTunes pra fazer essencialmente TUDO!

Eu até acho ok os tabs Android, mas eles sao de fato bem incipientes, quase uma adaptacao grosseira

Exibir mais comentários