Início » Computador » Internet Explorer tem falha que afeta mesmo quem não usa o browser

Internet Explorer tem falha que afeta mesmo quem não usa o browser

Usuários do Windows 7, 10 e Server 2012 RE 2 estão em risco

André Fogaça Por

Um pesquisador chamado John Page divulgou uma falha do Internet Explorer que precisa apenas do navegador instalado no computador para ser explorada. Nela, hackers utilizam arquivos MHT do browser para acessar dados do usuário no Windows.

Este tipo de arquivo é utilizado pelo antigo programa de navegação para armazenar sites da web depois que o usuário salva a página ao apertar o comando Control + S. Muitos navegadores mais modernos não utilizam mais este sistema, mas se um deles chega ao seu computador por e-mail, mensageiro instantâneo ou outra forma, basta abrir o download e a falha é explorada – já que o Windows abre .MHT no Internet Explorer por padrão.

A partir deste momento, qualquer pessoa do outro lado da conexão pode acessar informações sobre o usuário. A falha é tão grave que afeta não somente versões antigas do Windows, como o Windows 7, mas também o Windows 10 e o Windows Server 2012 R2.

A Microsoft diz que apenas pensará em uma correção para a brecha no futuro, sem dar importância para o achado de Page. O Internet Explorer foi descontinuado pela empresa em 2015, quando foi oficialmente substituído pelo Edge, mas continua presente no Windows e vem instalado no sistema operacional por padrão. A versão mais recente do IE é a 11 e ela também é vulnerável.

Com informações: Engadget e Mashable.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

SiouxBR

Resumindo a matéria: não abra arquivos recebidos por e-mail se você não sabe do que se trata.

Danilo

Ambos estão corretos, depende do ponto de vista.

Baio-kun

Ou seja, se o usuário não abrir um arquivo com extensão desconhecida ele tá seguro...

Paloma

Ei, eu acho q entendi errado, eles conhecem uma falha mas irao pensar em resolver?? Oé??

Marco Antonio

NO edge dev, que por sinal estou usando, se souberem como muda um set edge://settings na homepage pra nova aba eu agradeço.
consegui ligar o PIP pelo Edge://flags.

Da Silva

O Mr.Cat chegou até a postar no twitter, uma lista de funções que a equipe da Microsft tirou do EdgeChromium pra deixar ele otimizado. Funções essas a quais só servem pra comer "ram".

Louis

Acho que você é mais um brasileiro que está na estatística da nossa ótima educação...

Franco Luiz

Curiosamente to lendo isso através do Edge , que nao é o IE mas ......

LekyChan

mas no texto não fala isso, no texto da exemplo de windows velho, no caso o windows 7 e de um windows mais novo, o windows 10.

Renato Luis

Ainda bem que o Windows 8.1, que é a última versão do Windows, não é susceptível segundo o TecnoBlog!

P. Herrera

Não, não. A versão original não é otimizada e tem seus problemas, todos sabem. A MS tá fazendo uma limpa grande de lixo que tem ativado no navegador original. Lembrando q é o Chrome que é do Google, o Chromium não. Postaram dia desses por aqui.

LekyChan

na frase "já que o Internet Explorer abre .MHT no Windows por padrão." o correto não seria, "já que o Windows abre .MHT no Internet Explorer por padrão." ?

P. Herrera

Tava na caverna? Todo mundo agora vai amar o Edge. É um ''Chrome'', só q aparenta ser melhor até o momento.

Murilo Folkowski

Mancada! Vemos como a Microsoft está realmente ligando para isso. :b