Uber vai banir passageiros e motoristas que enviam mensagens ofensivas

Aplicativo da Uber tem chat que conecta usuário e motorista, e agora possui detecção automática de linguagem imprópria

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O aplicativo da Uber tem um recurso de chat há alguns anos, que permite ao usuário se comunicar com o motorista ou entregador do Uber Eats sem fazer uma ligação. No entanto, parece que algumas pessoas estavam sendo muito deseducadas: a empresa implementou um processo de detecção automática de linguagem imprópria, e vai banir quem enviar mensagens ofensivas.

As mensagens enviadas através do Uber são analisadas automaticamente para checar se contêm linguagem inadequada: isso inclui ameaças de violência, conduta sexual, assédio ou discriminação. Quando uma mensagem é sinalizada como imprópria, ela é analisada por uma equipe de especialistas.

O Centro de Excelência da Uber em São Paulo tem cerca de 600 profissionais que realizam essas análises (entre outras atividades). Eles conferem mensagens “em que o contexto pode trazer dúvidas, falsos positivos ou em que há circunstâncias especiais”, explica a empresa em comunicado.

E o que acontece após confirmar que a mensagem é mesmo ofensiva, ou ameaça a integridade de quem a recebeu? A Uber diz que inicia o processo de desativação permanente da conta, seja de um motorista ou usuário.

Regra da Uber vale para passageiros e motoristas

Vale notar que as regras da Uber se aplicam tanto para os passageiros como para os motoristas. Ou seja, você não pode xingar nem ser xingado; não pode discriminar nem ser discriminado; não pode assediar nem ser assediado. “O respeito entre todos da comunidade deve ser mantido em todas as interações — virtuais ou reais”, pede a empresa no comunicado.

As regras também não são novas: elas constam no Código de Conduta há anos. “Qualquer comportamento envolvendo violência, má conduta sexual, assédio, discriminação ou atividade ilegal durante o uso do aplicativo Uber poderá resultar na perda imediata de sua conta”, dizem os termos.

Ou seja, é melhor se ater a mensagens como “Estou te procurando” ou “Estou aqui”. Se você não gostar de um motorista ou passageiro, dê uma estrela para ele e explique o motivo no app. Em casos mais graves, entre em contato com a empresa.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados