O que é a tal realidade mista da Microsoft?

Saiba o que é realidade mista, diferenças e semelhanças com realidade aumentada e os dispositivos são compatíveis

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Microsoft / Windows Mixed Reality / o que é realidade mista

Você já deve ter ouvido falar de realidade mista (mix reality), e muita gente não sabe o que ela é ou para o que ela serve. Há quem a confunda com a realidade aumentada, ou ache que é apenas a realidade virtual com outro nome. Na verdade, todas as três têm ligações entre si, mas são os conceitos é que são completamente diferentes.

O que é realidade mista?

Realidade mista, também chamada de realidade híbrida ou realidade misturada, é o conceito que mescla elementos do mundo real (físicos) com os da realidade virtual (como games ou simulações), onde objetos, menus e ferramentas físicas e virtuais possam ser utilizados normalmente.

Embora parecido, o conceito de Realidade Mista não tem nada a ver com o de realidade aumentada. Neste, a ideia é adicionar elementos ao mundo real.

O jogo Pokémon GO é um bom exemplo: na realidade aumentada, os pokémons interagem com o jogador; enquanto na mista, eles interagiriam com o ambiente. Uma vez que fossem fixados num lugar, lá ficariam, permitindo até que você os veja à distância, de lado ou de costas, por ângulos que não acontecem no game.

A Realidade Mista é uma mistura de elementos da realidade virtual e da aumentada, aplicados ao mundo real para oferecer novos meios de interação.

O que é Windows Mixed Reality?

Microsoft HoloLens 2
Microsoft HoloLens 2: só para empresas

É uma plataforma que abrange tecnologias de realidade mista para usuários corporativos e finais. O primeiro produto a utiliza-la foi o HoloLens, um HMD (Head-mounted display) com diversos sensores avançados, para uso por empresas, indústrias e desenvolvedores de grande porte.

Para atender o público geral, a Microsoft firmou parcerias com fabricantes como Samsung, ASUS, Acer e outras, e disponibiliza a tecnologia Windows Mixed Reality para HMDs mais simples, voltados para a utilização no dia-a-dia, seja para integrar elementos do mundo virtual ao real, ou serem utilizados totalmente como óculos de VR.

Isso torna os aparelhos mais atraentes para gamers.

Samsung HMD Odyssey+ / o que é realidade mista
Samsung HMD Odyssey+: para os reles mortais

Tais dispositivos, como o Samsung HMD Odyssey+, funcionam de forma similar a boa parte dos óculos já disponíveis no mercado, como o Oculus Rift ou o HTC Vive, mas podem também oferecer soluções de Realidade Mista, permitindo que o usuário possa inserir e utilizar objetos e ferramentas virtuais no mundo real provocando reações.

No fim, esses acessórios são um intermediário entre HMDs comuns e o HoloLens, o segundo muito mais avançado e refinado, usado até mesmo em cirurgias.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Microsoft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados