Início » Jogos » Atari VCS vai ter processador da nova linha AMD Ryzen R1000

Atari VCS vai ter processador da nova linha AMD Ryzen R1000

Atari VCS deveria ser lançado em julho, mas foi adiado para o fim de 2019

Por
16/04/2019 às 15h10

Embora tenha sofrido vários adiamentos, o projeto do Atari VCS ainda está de pé. Prova recente disso é que, nesta terça-feira (16), a AMD apresentou os processadores Ryzen Embedded R1000 e, no mesmo anúncio, revelou que um dos novos chips equipará o console.

Inicialmente chamado de Ataribox e com visual inspirado no Atari 2600 original, o Atari VCS foi anunciado em julho de 2017. A ideia do console é não só a de reavivar jogos clássicos, como também rodar títulos mais recentes e permitir que o usuário consuma outros formatos de mídia nele.

Atari VCS

O equipamento está em pré-venda no Indiegogo desde maio de 2018. Na primeira fase da companha, o projeto arrecadou cerca de US$ 3 milhões. Na atual etapa, outros US$ 3 milhões já foram obtidos.

A previsão era de que as primeiras unidades do Atari VCS fossem enviadas aos compradores no próximo mês de julho, mas o prazo foi adiado para o fim de 2019. Nas palavras da própria Atari, a decisão visa permitir que o projeto receba algumas melhorias. Entre elas está uma mudança de processador. Sabe-se agora que o novo chip é um dos modelos da recém-anunciada linha Ryzen Embedded R1000 para sistemas embarcados.

São dois modelos. Não está claro qual deles estará presente no Atari VCS, mas as especificações de ambos são muito parecidas:

  • Ryzen Embedded R1606G: dois núcleos, quatro threads, frequência de 2,6 GHz (máximo de 3,5 GHz), cache L2 + L3 de 5 MB, GPU Vega 3 (três núcleos) de 1,2 GHz e TDP de 12 W a 25 W (depende da aplicação).
  • Ryzen Embedded R1505G: dois núcleos, quatro threads, frequência de 2,4 GHz (máximo de 3,3 GHz), cache L2 + L3 de 5 MB, GPU Vega 3 (três núcleos) de 1 GHz e TDP de 12 W a 25 W.

De acordo com a AMD, a série Ryzen Embedded R1000 suporta até três telas 4K e é compatível com codecs como H.265 e VP9. Os padrões de conexão DisplayPort 1.4 e HDMI 2.0b também são suportados.

Atari VCS

Por aí dá para ter uma noção um pouco mais clara do que o Atari VCS irá oferecer. A ficha técnica do equipamento inclui ainda 8 GB de RAM DDR4, 32 GB de armazenamento (eMMC) expansíveis com HD externo e sistema operacional Linux Atari OS.

É claro que os chips Ryzen Embedded R1000 não são exclusivos do Atari VCS. A AMD sinaliza que a linha também será usada por outros empresas na fabricação de thin clients, equipamentos de rede e sistemas industriais, por exemplo.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.