Início » Jogos » Atari VCS vai ter processador da nova linha AMD Ryzen R1000

Atari VCS vai ter processador da nova linha AMD Ryzen R1000

Atari VCS deveria ser lançado em julho, mas foi adiado para o fim de 2019

Emerson Alecrim Por

Embora tenha sofrido vários adiamentos, o projeto do Atari VCS ainda está de pé. Prova recente disso é que, nesta terça-feira (16), a AMD apresentou os processadores Ryzen Embedded R1000 e, no mesmo anúncio, revelou que um dos novos chips equipará o console.

Inicialmente chamado de Ataribox e com visual inspirado no Atari 2600 original, o Atari VCS foi anunciado em julho de 2017. A ideia do console é não só a de reavivar jogos clássicos, como também rodar títulos mais recentes e permitir que o usuário consuma outros formatos de mídia nele.

Atari VCS

O equipamento está em pré-venda no Indiegogo desde maio de 2018. Na primeira fase da companha, o projeto arrecadou cerca de US$ 3 milhões. Na atual etapa, outros US$ 3 milhões já foram obtidos.

A previsão era de que as primeiras unidades do Atari VCS fossem enviadas aos compradores no próximo mês de julho, mas o prazo foi adiado para o fim de 2019. Nas palavras da própria Atari, a decisão visa permitir que o projeto receba algumas melhorias. Entre elas está uma mudança de processador. Sabe-se agora que o novo chip é um dos modelos da recém-anunciada linha Ryzen Embedded R1000 para sistemas embarcados.

São dois modelos. Não está claro qual deles estará presente no Atari VCS, mas as especificações de ambos são muito parecidas:

  • Ryzen Embedded R1606G: dois núcleos, quatro threads, frequência de 2,6 GHz (máximo de 3,5 GHz), cache L2 + L3 de 5 MB, GPU Vega 3 (três núcleos) de 1,2 GHz e TDP de 12 W a 25 W (depende da aplicação).
  • Ryzen Embedded R1505G: dois núcleos, quatro threads, frequência de 2,4 GHz (máximo de 3,3 GHz), cache L2 + L3 de 5 MB, GPU Vega 3 (três núcleos) de 1 GHz e TDP de 12 W a 25 W.

De acordo com a AMD, a série Ryzen Embedded R1000 suporta até três telas 4K e é compatível com codecs como H.265 e VP9. Os padrões de conexão DisplayPort 1.4 e HDMI 2.0b também são suportados.

Atari VCS

Por aí dá para ter uma noção um pouco mais clara do que o Atari VCS irá oferecer. A ficha técnica do equipamento inclui ainda 8 GB de RAM DDR4, 32 GB de armazenamento (eMMC) expansíveis com HD externo e sistema operacional Linux Atari OS.

É claro que os chips Ryzen Embedded R1000 não são exclusivos do Atari VCS. A AMD sinaliza que a linha também será usada por outros empresas na fabricação de thin clients, equipamentos de rede e sistemas industriais, por exemplo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

John Smith
"A ideia do console é não só a de reavivar jogos clássicos, como também rodar títulos mais recentes e permitir que o usuário consuma outros formatos de mídia nele."
Denis
e põe bonita nisso, não do 1 mês de lançamento e a carcaça já vai ter à venda nos sites ching da vida...e eu comprarei kkkkk
Fabio Santos
Agora Jogarei Hero sem legs
richardsonvix
O objetivo certamente não será apenas emular a Atari 2600, é muito poder de fogo.
Leandro Pereira [Ergo/Fermata]
Vaporware... Não acredito nessa Atari aí. Sdds Nolan Bushnell
Macgyver Freitas
Acho q esse VCS merecia mais. Podia por logo um embarcado de 4/8 núcleos, 7nm e GPU Navi personalizada, assim ao menos daria pra rodar os jogos nível PS4. Essa CPU 2/4 da até pra tentar quebrar um galho, mas Vega 3 não dá pra quase nada, se fosse a Vega 11 ainda quebrava um galho num FullHD 30fps, mas Vega 3 em jogo atual vai fazer uns 720p e olhe lá, ficando perto do PS3. Acho q pra esse VCS vingar vai ter a ser muito barato
Macgyver Freitas
4gb n da conta nem do Chrome, acho q pra proposta 8gb é uma boa quantidade
Keaton
Suportar até 3 telas em 4k acho que até minha GTX750 faz. Pra rodar desktop, beleza. Agora tenta rodar qualquer coisa em 3 monitores 4k.... Ps.: Ninguém coloca 3 TVs 4k uma do lado da outra como se fosse monitor, então essa funcionalidade é meio inútil em um VG...
Bruno Rocha Pessoa
muito bonito... mas vai rodar que nivel de jogos com essa configuracao?
Leonardo Robles
E já não faz? As atuais gerações de consoles já são AMD
Caique Reis
Ah, entendi. Então acho que ta boa a qtd de RAM. Vlw pela explicação :D
Lucas E Silva
Devido ao igpu seria 2gb da ram pro vram + 6gb da ram pro sistema e jogos. 8gb com vídeo integrado equivale a 6gb de ram. Com o sistema Linux pode ser interessante pois consome menos que o windows! Já no windows é necessário 8gb de ram + o vram 2gb no minimo ou seja 10/12gb total de ram com o caso de igpu que consome a Ram do sistema no vram.
Caique Reis
Pensei a mesma coisa. xD
Caique Reis
Ah, eu n quis dizer pra quanto de RAM o cpu tem suporte, mas tipo: uma aplicação que usa os 8gb de RAM não seria muito pesada pra rodar fluida nesse processador?
HIMEM.SYS
Mais um box para rodar Homebrews e emuladores...
Alessandro
A AMD aqui também? Uau talvez a amd consiga fazer frente a Intel num futuro próximo
Zanac_Compile
O que esse VG tem de revolucionário ?Tem um hardware diferenciado dedicado pra jogos com co-processadores inovadores para IA, cálculos complexos, som e etc que inova as arquiteturas de hardware já existentes pra jogos ?Tem um sistema operacional diferenciado ? Otimizado para o hardware ? Dedicado pra jogos na raiz do kernel ?Tem acessórios inovadores, nova interfaces para o usuário interagir com os jogos, um controle diferente de tudo que já se viu ?O que esse VG trás de inovador, assim como a Atari fez com o ATARI2600 que revolucionou o mercado ?Pra mim é só uma carcaça bonita, com o Hardware comum, rodando Linux. Nada diferente de ter um PC com Linux e jogos instalados..........
Lucas E Silva
Tá com especificações do am4 atlhon 200ge capado pra 2.6ghz por.causa do tdp ... 2c/4t com Vega 3. Se for parecido ao Pc de mesa pode ter até 32gb de ram em modo dual channel.
Elizabeth9482
message me when you're free
Caique Reis
Mas esses cpu tem potencia pra utilizar esse 8gb de RAM?