Início » Celular » Robôs SpotMini da Boston Dynamics conseguem puxar um caminhão

Robôs SpotMini da Boston Dynamics conseguem puxar um caminhão

Dez SpotMini são usados para puxar um caminhão a uma inclinação de um grau; robôs estarão disponíveis para venda em breve

Lucas Lima Por

Sabe aquela história do Papai Noel e suas renas? Bem, não é nenhum pouco agradável pensar nela com os robôs SpotMini da Boston Dynamics. Em um novo vídeo publicado pela empresa, dez deles são usados para puxar um caminhão-baú a uma inclinação de um grau.

Os robôs foram posicionados como cães em um trenó e o caminhão estava em marcha neutra para poder ser puxado. Cada SpotMini pesa cerca de 30 quilos e é capaz de carregar aproximadamente 14 quilos. Eles são equipados com câmeras de visão 3D e sensores para navegação e manipulação.

A Boston Dynamics informou que eles já saíram da linha de produção e estão quase prontos para serem comprados, “disponíveis para vastas aplicações em breve”.

SpotMini fazem mais do que carregar cargas

robô spotmini puxando caminhão

O Google vendeu a Boston Dynamics há cerca de dois anos para a japonesa SoftBank, e naquele momento o SpotMini já se mostrava ser um robô promissor (assustador). Quadrúpede e com um pescoço alongado para alcançar objetos, ele foi construído para atuar em espaços limitados.

A empresa já mostrou o potencial desse robô em diversos vídeos publicados no YouTube: ele consegue abrir uma porta para outro robô passar; é capaz de se levantar sozinho, mesmo contra a vontade de um humano; e pode subir escadas. Imagine acordar com ele te encarando no pé da sua cama…

Além do SpotMini, a Boston Dynamics também produz o Handle, com rodas nos “pés” e capaz de levantar cargas de até 15 kg; e o Atlas, bípede capaz de carregar objetos. Ela ainda desenvolve o Cheetah, outro quadrúpede capaz de correr e saltar objetos, em parceria com o MIT e a DARPA, agência de pesquisa ligada ao exército dos Estados Unidos.

Atlas se levantando

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eurandi Ulfhednar

Espetacular!
Gostei muito!

Fabricio de Oliveira Silva

Indústrias Faro da vida real.

João

Eu acho bem amigável o design deles na verdade, macabro são os designs do exterminador do futuro e do episódio Metal Head do Black Mirror.

Arnold

Infelizmente tudo que é criado para o bem, vai ser usado para o mal, esses robôs num futuro próximo vão matar pessoas, mas é assim mesmo o mundo, mas ainda sim é algo super revolucionário isso no futuro será muito mais incrível

Arnold

Dominar mesmo só daqui a muito tempo, quando os robôs ficarem super inteligentes e conseguirem criar outros robôs iguais a eles sozinho, ai vão se construir e evoluir sozinho, e possivelmente como são inteligentes demais vão talvez deletar todos os seres humanos pois eles são falhos e destroem até mesmo onde vivem e destroem outros iguais a ele, mas isso é só uma teoria infelizmente ou felizmente não vou estar vivo para ver isso hehehe

Arnold

Primeiro acho que eles devem ser funcionais, depois pensam na aparência

Mickão

Cara, esses robôs são assustadores. Lembram muito aquele cachorro assassino do Black Mirror. Se eu visse um já sairia correndo, certeza.

Eric Viana

Na verdade eu quase acho que a Boston faz eles assim para causar medo mesmo.

Oliveira Souza

O barulho parecia soldados marchando

johndoe1981

Skynet curtiu isso.

Jacques

Esses robôs PRECISAM de um design melhor. Que coisa mais macabra

André G

Depende o que você considera dominar.
Se está pensando na Skynet mesmo, fique tranquilo pq vai demorar muito pra que essa possibilidade seja real.

João

Dão quantos anos pros robos dominarem a humanidade? Eu diria que em uns 20 a Skynet já domina tudo.