Início » Celular » Robôs SpotMini da Boston Dynamics conseguem puxar um caminhão

Robôs SpotMini da Boston Dynamics conseguem puxar um caminhão

Dez SpotMini são usados para puxar um caminhão a uma inclinação de um grau; robôs estarão disponíveis para venda em breve

Lucas Lima Por

Sabe aquela história do Papai Noel e suas renas? Bem, não é nenhum pouco agradável pensar nela com os robôs SpotMini da Boston Dynamics. Em um novo vídeo publicado pela empresa, dez deles são usados para puxar um caminhão-baú a uma inclinação de um grau.

Os robôs foram posicionados como cães em um trenó e o caminhão estava em marcha neutra para poder ser puxado. Cada SpotMini pesa cerca de 30 quilos e é capaz de carregar aproximadamente 14 quilos. Eles são equipados com câmeras de visão 3D e sensores para navegação e manipulação.

A Boston Dynamics informou que eles já saíram da linha de produção e estão quase prontos para serem comprados, "disponíveis para vastas aplicações em breve".

SpotMini fazem mais do que carregar cargas

robô spotmini puxando caminhão

O Google vendeu a Boston Dynamics há cerca de dois anos para a japonesa SoftBank, e naquele momento o SpotMini já se mostrava ser um robô promissor (assustador). Quadrúpede e com um pescoço alongado para alcançar objetos, ele foi construído para atuar em espaços limitados.

A empresa já mostrou o potencial desse robô em diversos vídeos publicados no YouTube: ele consegue abrir uma porta para outro robô passar; é capaz de se levantar sozinho, mesmo contra a vontade de um humano; e pode subir escadas. Imagine acordar com ele te encarando no pé da sua cama…

Além do SpotMini, a Boston Dynamics também produz o Handle, com rodas nos "pés" e capaz de levantar cargas de até 15 kg; e o Atlas, bípede capaz de carregar objetos. Ela ainda desenvolve o Cheetah, outro quadrúpede capaz de correr e saltar objetos, em parceria com o MIT e a DARPA, agência de pesquisa ligada ao exército dos Estados Unidos.

Atlas se levantando

Com informações: Engadget.