Início » Jogos » Como Assassin's Creed Unity pode ajudar a reconstruir a catedral de Notre-Dame

Como Assassin's Creed Unity pode ajudar a reconstruir a catedral de Notre-Dame

Catedral de Notre-Dame, em Paris, foi destruída pelo fogo e um jogo pode ser um dos heróis para reerguê-la após o incêndio

Vivi Werneck Por
31 semanas atrás

No dia 15 de abril, o mundo observou com tristeza a catedral de Notre-Dame, em Paris, sucumbir ao fogo. A construção de 1163 já resistiu a saques na Revolução Francesa e a duas guerras mundiais. Seu maior nêmesis, no entanto, parece ter sido um acidente em reformas recentes, o que causou o incêndio que vimos. Está sendo feito um esforço mundial para sua reconstrução, com doações em dinheiro e auxílio técnico. Mas uma ajuda especial, vinda do jogo Assassin's Creed Unity, chamou a atenção.

Notre Dame - AC Unity

Catedral de Notre-Dame representada em Assassin's Creed Unity

Para se reconstruir, em riqueza de detalhes, um monumento com a reputação de Notre-Dame serão necessárias muitas referências documentais, plantas, imagens e… Que tal uma reprodução digital e interativa, quase que perfeita, da construção para servir como modelo?

O jogo Assassin’s Creed Unity, lançado em 2014 pela Ubisoft, se passa durante o período da Revolução Francesa e traz, como parte do cenário e algumas missões, uma réplica em 3D da famosa catedral.

AC Unity (PC, PS4 e Xbox One) sofreu no início do seu lançamento com vários bugs, consertados posteriormente pela Ubisoft. Mesmo, talvez, não sendo um dos games mais bem falados da franquia de Assassinos versus Templários, o jogo traz um visual belíssimo e recria uma Paris, situada no final do século XVIII, com atenção minuciosa aos detalhes.

Essa é, inclusive, uma das marcas registradas da série da empresa francesa: a criação de ricos cenários bem próximos do real, independentemente da época retratada no game.

A Notre-Dame, presente neste título, foi fruto do trabalho de pesquisa da artista Caroline Miousse, que passou dois anos estudando a arquitetura da catedral, antes que ela fosse criada no jogo. Segundo uma entrevista dada por ela ao The Verge, foi feito todo um mapeamento da construção, por dentro e por fora, para se atingir o resultado encontrado em Unity.

"Eu até fiz outras coisas no jogo, mas 80% do meu tempo de trabalho foi dedicado exclusivamente à Notre-Dame", explicou Miousse.

Notre-Dame em Assassin's Creed Unity

Notre-Dame em Assassin's Creed Unity

Vale lembrar que, como o jogo se passa durante a Revolução Francesa, a adaptação digital de Notre-Dame reflete como poderia ser a catedral naquela época. Para recriar esse cenário, a artista passou anos pesquisando todos os detalhes possíveis da construção.

Ela fez uso de várias imagens e trabalhou em conjunto com outros artistas, especializados na criação de texturas, para ter certeza de cada detalhe estava no lugar certo. Miousse também teve a ajuda de historiadores para descobrir com que cores pintar a catedral.

Como Assassin's Creed Unity pode ajudar Notre-Dame

Ter em mãos um mapeamento 3D do local, já pronto, pode ser de uma ajuda incrível para a reconstrução da catedral, mesmo sem ser 100% igual. E AC Unity pode oferecer essa ajuda.

Inclusive, em um comunicado oficial divulgado na quarta-feira (17/04), a própria Ubisoft anunciou que doará 500 mil Euros para ajudar nos trabalhos de restauração e, para que todos possam visitar e interagir com a catedral, a empresa deixará o jogo Assassin's Creed Unity de graça para download (apenas no PC), durante o período de uma semana, a contar da data do comunicado. Para pegar sua cópia gratuita, você deve ir na Uplay PC ou, diretamente, na Ubisoft Store.

"Videogames nos permitem explorar lugares de maneiras que nunca imaginaríamos. Esperamos que, com este pequeno gesto, possamos dar a todos uma oportunidade de apreciar nossa visão virtual dessa arquitetura monumental", diz o comunicado da Ubisoft (em tradução livre).

Especialistas estimam que a reconstrução total da Catedral de Notre-Dame levará de 10 a 15 anos, contrariando o planejamento inicial do presidente francês, Emmanuel Macron, que afirmou que o monumento seria restaurado em 5 anos.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.