Como transferir conversas do WhatsApp entre Android e iPhone

Saiba como transferir conversas do WhatsApp entre Android e iPhone utilizando um app de terceiros

Janaína Dantas
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
WhatsApp / Pixabay

Você quer transferir conversas do WhatsApp no entre Android e iPhone? Já é possível transferir o histórico de mensagens, arquivos de mídia e configurações do iPhone (iOS) para celulares Android oficialmente com um recurso do próprio aplicativo de mensagens. Se deseja fazer o caminho inverso, do Android para o iPhone, também existem aplicativos de terceiros que podem te ajudar nessa missão.

Transferir conversas do iOS para Android

Utilize o mesmo número de telefone cadastrado nos dois dispositivos e verifique se o iPhone possui o WhatsApp na versão 2.21.160.17 ou superior; e o Android, a versão 2.21.16.20 ou posterior. O aparelho que receberá a transferência deve ser um Samsung com a versão 10 ou posterior do Android, novo ou restaurado para as configurações de fábrica. Instale o Samsung Smart Switch Mobile (versão 3.7.22.1 ou superior) e tenha em mãos um cabo USB-C para Lightning (ou adaptadores correspondentes).

  1. Use o cabo para conectar o Samsung ao iPhone

    Ligue o telefone da Samsung; quando solicitado, use o cabo USB-C para Lightning (ou adaptador) para conectar o aparelho Android ao iPhone;

  2. Configure o dispositivo com o Smart Switch Mobile

    Para configurar, siga as instruções exibidas no Smart Switch Mobile da Samsung;

  3. Leia o código QR

    Use a câmera do iPhone para escanear o código QR exibido no aparelho Android; em seguida, toque em “Iniciar” e aguarde o processo finalizar;

  4. Abra o WhatsApp no Samsung

    Após finalizar a configuração do celular, abra o WhatsApp na tela inicial e acesse a sua conta com o mesmo número de telefone usado no iPhone;

  5. Importe seus dados

    Clique em “Iniciar” e espere a conclusão do processo; após terminar a configuração do aparelho, os dados da conta, histórico de conversas,  configurações e arquivos de mídia já estarão disponíveis no WhatsApp.

O histórico de chamadas e o nome de exibição não é possível transferir. Além disso, os seus dados continuarão disponíveis no aparelho iOS. Assim, se não for mais utilizá-lo, lembre-se de apagar os dados e o WhatsApp.

Transferir conversas do Android para iOS

Para quem quer fazer a transferência de seu histórico do WhatsApp do Android para o iPhone, o recurso do tutorial acima ainda não está disponível. Para isso, você precisa utilizar apps de terceiros para coletar as mensagens, e transferi-las diretamente do Android para o iOS. Um dos mais práticos é o Wondershare dr.fone (Windows, macOS), que facilita e muito o processo. Veja como abaixo:

Wondershare Dr. Fone / transferir conversas whatsapp android para iphone
  1. Baixe e instale o Wondershare dr.fone;
  2. Abra o programa e conecte o iPhone e o celular Android ao computador, via cabos USB;
  3. Na tela principal, clique em Restore Social App, WhatsApp, e por fim, em Transfer WhatsApp messages;
  4. O programa irá detectar os celulares e exibirá a tela acima.
    Cheque se o Android foi exibido em Source, e o iPhone em Destination. Caso contrário, clique no botão Flip;
  5. Clique no botão Transfer. A transferência de mensagens entre o Android e iPhone será feita automaticamente, e é só aguardar o fim do processo.

E pronto.

O dr.fone também pode ser utilizado no sentido inverso, que é transferir as mensagens do iPhone para o Android. Como a função do WhatsApp só permite a transferência para celulares Samsung, o programa pode ajudar nesse sentido. para quem possui outros aparelhos Android. Além disso, é importante lembrar que os dois telefones precisam estar em mãos e funcionando. Caso tenha perdido ou sido roubado, isso não funcionará.

Exportar mensagens

Caso esta solução não o agrade, saiba que você pode também exportar as mensagens do WhatsApp, utilizando uma conta de e-mail.

Este procedimento permite que você envie um histórico das até 40 mil mensagens enviadas, sem fotos, vídeos, músicas ou arquivos anexados, ou as 10 mil mais recentes, se você escolher enviar tudo. Claro, o recurso é limitado às capacidades de cada cliente de e-mail, e pode não ser a mais elegante das soluções, mas também funciona.

Com informações: WhatsApp (1 e 2)

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Canal Exclusivo

Relacionados