Tela dobrável do Samsung Galaxy Fold está falhando com um dia de uso

Parece que a tela dobrável do Galaxy Fold ainda não está totalmente pronta. Promessa é que aparelho seja entregue em 26 de abril

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 8 meses
Samsung Galaxy Fold (Foto: Mark Gurman/Bloomberg)

O Galaxy Fold é o primeiro smartphone da Samsung com tela dobrável. Ele começará a ser entregue apenas em 26 de abril aos consumidores que se dispuseram a pagar US$ 1.980, o que significa que, por enquanto, está basicamente na mão de alguns jornalistas de tecnologia. E as poucas unidades em circulação estão apresentando sérios problemas: a tela está falhando com um único dia de uso.

O editor de tecnologia da CNBC, Steve Kovach, mostra no Twitter seu Galaxy Fold quebrado “após um dia de uso”. A tela OLED interna de 7,3 polegadas exibe uma faixa preta na região da dobra e, na metade esquerda, uma imagem piscando. Também há faixas coloridas próximo ao notch, no canto superior direito, que não deveriam existir.

https://twitter.com/stevekovach/status/1118571414934753280
Samsung Galaxy Fold (Foto: Steve Kovach/CNBC)

Mark Gurman, da Bloomberg, também relatou um caso semelhante. “A tela da minha unidade de review do Galaxy Fold está completamente quebrada e inutilizável em apenas dois dias. Difícil saber se isso é algo generalizado ou não”, diz. Quase dois terços da tela não acendem. Além disso, o display parece ficar marcado permanentemente quando sua unha encosta no produto.

No caso de Gurman, a remoção de uma película pré-instalada no Galaxy Fold pode ter reduzido a durabilidade da tela. “O celular vem com esta película. A Samsung diz que você não deve removê-la. (…) Ela parecia removível no canto esquerdo, então tirei. Acredito que isso contribuiu para o problema”, conta ele.

De fato, Marques Brownlee comenta que uma camada que parece uma película protetora, na verdade, não é uma película protetora. Ele tentou removê-la, sem sucesso, até que a tela apagou. Sua unidade foi substituída pela Samsung.

No The Verge, Dieter Bohn não removeu a tal película, mas mesmo assim se deparou com uma verruga na região da dobra. “É o suficiente para distorcer um pouco a tela, e posso senti-la com o meu dedo. (…) É algo angustiante de descobrir apenas dois dias após ter recebido minha unidade de teste”. Duas linhas brancas permanentes convergem no ponto onde está o pequeno calombo.

Samsung Galaxy Fold (Foto: Dieter Bohn/The Verge)
Samsung Galaxy Fold (Foto: Dieter Bohn/The Verge)

Em comunicado à imprensa, a Samsung informou que vai inspecionar as unidades defeituosas para determinar a causa do problema. Este é o posicionamento na íntegra:

“Um número limitado de amostras iniciais do Galaxy Fold foi fornecido à mídia para reviews. Recebemos alguns relatos a respeito da tela principal nas amostras fornecidas. Vamos inspecionar minuciosamente essas unidades pessoalmente para determinar a causa do problema.

Além disso, alguns analistas relataram ter removido a camada superior da tela, causando danos. A tela principal do Galaxy Fold possui uma camada superior de proteção, que faz parte da estrutura do display projetada para proteger a tela contra arranhões acidentais. Remover a camada protetora ou colar adesivos no painel principal pode causar danos. Garantiremos que esta informação seja vista claramente por nossos clientes.”

A Samsung ainda não explicou o que causou a falha na tela nas unidades cuja película não foi removida.

Os consumidores poderão ter um celular dobrável da Samsung em mãos nos Estados Unidos a partir de 26 de abril, ou 3 de maio na Europa. Não há previsão de lançamento no Brasil, embora o aparelho tenha passado pelo processo de homologação da Anatel.

Galaxy Fold pode ter problema de durabilidade na tela

Ainda em março, poucos dias após a apresentação oficial do produto, o Galaxy Fold já havia sido alvo de rumores quanto à durabilidade da tela. Oficialmente, a Samsung afirma que a dobradiça do aparelho foi criada para suportar 200 mil usos, ou seja, sobrevive mais de cinco anos se você dobrar o aparelho 100 vezes por dia.

Mas a Bloomberg revelou que a Samsung trabalhava para eliminar um vinco que aparecia na tela após ter sido dobrada cerca de 10 mil vezes — um problema que eu havia notado ao mexer no Royole FlexPai. A falha surgia em uma película colada embaixo do display, que protegia o sensor de toque. Para evitar usuários insatisfeitos, a Samsung estaria cogitando oferecer trocas de tela gratuitas após o lançamento oficial do Galaxy Fold.

Esse detalhe seria o motivo pelo qual a Samsung demorou para liberar o acesso ao Galaxy Fold. No primeiro evento, em San Francisco, o aparelho dobrável nem sequer estava disponível na área de experimentação. Já na feira Mobile World Congress, em Barcelona, ele estava sendo exposto em uma redoma de vidro.

Agora que o aparelho começará a ser distribuído ao público, parece que mais casos surgirão.

Atualizado em 18/4 à 0h08 para incluir o posicionamento da Samsung.

Receba mais sobre Galaxy Fold na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados