Início » Celular » Vídeos mostram como o Huawei P30 Pro enxerga longe com zoom de 50x

Vídeos mostram como o Huawei P30 Pro enxerga longe com zoom de 50x

Huawei P30 Pro tem câmera com quatro sensores que permitem dar zoom óptico de 5x, híbrido de 10x e digital de 50x

Felipe Ventura Por

O Huawei P30 Pro tem uma câmera com quatro sensores que permitem dar zoom óptico de 5x, híbrido de 10x e digital de absurdos 50x. O smartphone não permite gravar vídeos nativamente no zoom de 50x, mas usuários encontraram uma forma de fazer isso — e ele realmente consegue ver mais longe do que qualquer outro. O celular será anunciado no Brasil junto ao P30 Lite em 30 de abril.

Segundo a Huawei, o zoom do P30 Pro é tão poderoso que pode até capturar imagens nítidas da Lua. No entanto, o app de câmera só permite gravar vídeos com zoom de até 15x; para ir além disso, é necessário utilizar o modo foto.

Diversos usuários descobriram uma forma de contornar essa limitação: basta gravar a tela no modo foto e usar o zoom digital de 50x. Sim, o nível de zoom será exibido bem no meio da tela, e a câmera vai perder o foco às vezes, mas os resultados impressionam mesmo assim.

Veja abaixo o que nosso editor-executivo Paulo Higa conseguiu gravar com o P30 Pro; ele está testando o smartphone para um futuro review:

Este usuário do Twitter também conseguiu chegar bem perto de uma janela com o zoom de 50x:

Aqui, um vizinho resolve fechar a janela depois de ser visto pela câmera da Huawei:

https://www.youtube.com/watch?v=oIFja2y7pI8

No vídeo abaixo, Daniel Anohin dá zoom na Casa Branca de Moscou, sede do governo russo, até chegar ao brasão de armas no topo:

O restaurante está do outro lado da rua e você quer consultar o cardápio? Sem problema:

Aqui, é possível ver uma bolsa na loja que está no outro lado da rua:

E sim, dá para ver a Lua com relativa nitidez; o Huawei P30 Pro identifica automaticamente quando o usuário tenta tirar uma foto de nosso satélite natural:

A câmera do P30 Pro, além de conseguir a maior nota do DxOMark e desafiar o modo noturno do Google Pixel, consegue atingir níveis de zoom antes impossíveis em um smartphone. Você pode conferir mais exemplos aqui, aqui e aqui.

É algo notável e talvez um pouco assustador: não estamos acostumados a ter zoom de 50x disponível em um aparelho de bolso. Talvez isso se torne uma preocupação no futuro, à medida que mais celulares adotarem essa tecnologia; por enquanto, esta é uma demonstração do patamar em que a tecnologia da Huawei chegou.

O Huawei P30 Pro e o P30 Lite serão anunciados no Brasil em 30 de abril; eles devem chegar às lojas em maio. O preço ainda não foi revelado; na Europa, o P30 Pro custa 999 euros na versão com 128 GB de armazenamento.

Cuidado com o vídeo viral "filmado" no Huawei P30 Pro

Ah, sim: talvez você tenha visto um vídeo viral, supostamente do Huawei P30 Pro, que mostra alguém em um andar alto de um prédio dando zoom no pátio onde duas pessoas jogam xadrez chinês; é possível ver os detalhes das peças do tabuleiro.

No entanto, há vários sinais de que esse vídeo foi gravado com uma câmera tradicional. O zoom é muito fluido, como se fosse realizado por um motor; no P30 Pro, ele é manual e tem alguns saltos, como você deve ter notado nos exemplos acima.

Além disso, mesmo que essa fosse uma gravação de tela, seríamos capazes de ver o nível de zoom — que deveria aparecer bem no meio da tela. Várias câmeras têm zoom óptico de 50x ou mais, como a Sony DSC-HX300, a Canon PowerShot SX530 HS e a Nikon Coolpix P900.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Santana de Brito

que cara chato

Cristina Nascimento

Safadinh, stalkeador, voyageur..

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

já tenho um novo smart na lista.

quero stalkear as crush, ou bater fotos das luas de sangue, ou ver o fundo de certos lugares
( ͡° ͜ʖ ͡°)...

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

agora vc vai poder stalkear aquela loira que tanto gosta de BEEEEM longe.

Leonardo Feelckins

chocado

Keaton

Ei, Felipe, tu filmou em Curitiba, né? Impressão que conheço aquele prédio.

Felipe Locatelli

Já pensou que o zoom dos dronse são bem melhores? que nos drones as câmeras são de qualidade superior?

Thiago Silva

Já pensou esse zoom em um drone ( '-')

Filipe Espósito

Normal. Se você apontar a câmera do celular para uma lâmpada ele também vai escurecer todo o resto para não estourar a iluminação dela.

Lord Cheetos

Impressionante!
Olha isso. Já era a privacidade.

Lucas Carvalho

acontece em toda câmera devido ao alto contraste da imagem em questão (a Lua tá muito iluminada e o céu tá relativamente escuro), inclusive você pode testar tirando uma foto de uma lâmpada, ou tirar uma foto de uma área iluminada pelo sol enquanto estiver dentro de uma sala escura.
Edit: Mas esse "efeito" não é pelo fato de ter sido dado zoom, mas pelo fato do foco ter sido dado na Lua, que no caso está bem superexposta (iluminada), e a câmera diminui a exposição da imagem como um todo (por tabela, escurecendo o céu) pra que a Lua não fique tão iluminada

Rookie naz

No vídeo da Lua, uma câmera normal tem esse mesmo efeito quando
dá zoom?(Escurecendo a área e focando na Lua).
É que vendo o vídeo, me pareceu ser uma montagem, por eu ser leigo em fotografia.

Vegeta humilde

Higa filmando os vizinhos pelo bem do... jornalismo!

Paçaro

A Huawei faz mágica pra fazer com que qualquer foto com zoom pareça estar num tripé.

Paçaro

Meu Mate 20 Pro tem só 10x e eu já acho absurdo, esse aí então... Essas duas eu tirei essa semana, do mesmo ponto. https://uploads.disquscdn.c...

Exibir mais comentários