O que fazer se o Buscar iPhone não estiver ativado?

Algumas medidas precisam ser tomadas para que você proteja as suas informações pessoais

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
k-i-l-i-a-n-iphone-unsplash

Se você tem um iPhone, um iPad ou um iPod touch, perdeu o aparelho ou acha que foi roubado, o Buscar iPhone (Find My iPhone) pode ajudar a localizá-lo e, dependendo de onde o dispositivo foi parar, você mesmo pode resgatar (em caso de perda) ou acionar a polícia (em caso de roubo). Mas, para funcionar, o recurso precisa estar ativado.

Se o Buscar iPhone estiver desativado, infelizmente você não poderá usá-lo para encontrar seu aparelho. Entretanto, algumas medidas precisam ser tomadas para que proteja informações pessoais: altere senhas e informe que o smartphone está perdido.

Se o Buscar iPhone não estiver ativado

Se você não ativou o Buscar iPhone (Find My iPhone) antes da perda ou do roubo do seu celular, tablet ou iPod, não será possível usar o recurso para localizá-lo. Porém, siga estas etapas para proteger seus dados e para que não roubem, também, a Apple ID.

1) Mude a senha da Apple ID

Ao mudar a senha da Apple ID, você impede que outra pessoa acesse seus dados do iCloud ou use serviços como iMessage, iTunes e faça compras no seu perfil.

  1. Acesse appleid.apple.com;
  2. Faça login com a sua conta;
  3. Pode ser necessário confirmar um código no seu iPad ou iMac;
  4. Em “Segurança”, clique em “alterar senha”;
  5. Informa a senha atual e crie uma nova senha;
  6. Sua senha deve ter: 8 ou mais caracteres, maiúsculas e minúsculas, um número.

Se você não se lembra da sua senha, saiba como redefinir a senha do iCloud (Apple ID).

2) Mude as senhas de redes sociais e e-mails

Mude todas as suas senhas de outras contas usadas no dispositivo. Conta Google ou Microsoft, contas de e-mail (pessoal e corporativo), Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, LinkedIn, serviços de Uber, Cabify, 99, delivery como iFood, UberEats, Netflix e muitos outros. Faça um esforço para e lembrar dos aplicativos que você usava.

3) Faça um B.O. e registre uma ocorrência de perda ou roubo na polícia

Informe a polícia sobre a perda ou roubo para que você possa solicitar o bloqueio do IMEI junto à sua operadora. Dessa forma, o aparelho não pode ser usado por outras pessoas, mas pode ser desbloqueado se encontrá-lo futuramente. A operadora pode desativá-lo, impedindo que ligações sejam feitas, dados usados e mensagens enviadas.

A polícia pode solicitar o número de série do seu aparelho perdido ou roubado.

  • Se você tiver a embalagem original do seu iPhone, iPad ou iPod touch, verifique a etiqueta com o código de barras para encontrar o número de série.
  • Se você tiver um iPhone, iPad, iPod touch ou iPod, encontre o número de série na aba Dispositivo, nas preferências do iTunes (caso esteja sincronizado).
  • Você também poderá encontrar o número de série do produto na sua nota fiscal.

Observação:

O Buscar iPhone é a única maneira de rastrear e localizar um dispositivo perdido ou roubado. Caso o Buscar iPhone não esteja ativado no dispositivo antes da perda, não há outro serviço da Apple que possa encontrar, rastrear ou sinalizar para você.

Você também pode usar o Find My iPhone para:

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Find My iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados