Início » Computador » Núcleo de Ferrite: o que é e por que está no cabo do notebook?

Núcleo de Ferrite: o que é e por que está no cabo do notebook?

Sabe aquele cilindro plástico no fim do cabo do seu notebook? Aquilo é um núcleo de ferrite; saiba para o que serve, e por que ele é tão importante

Ronaldo Gogoni Por
TB Responde

Você sabe o que é um núcleo de ferrite? Com certeza já viu um, no cabo de energia do seu notebook, ou nos cabos USB do seu teclado ou mouse: são aqueles cilindros plásticos, que muita gente acredita serem só “enfeites”. Pois saiba que eles são muito mais importantes do que você imagina, pois eles protegem os seus dispositivos.

Stwalkerster / núcleo de ferrite em cabo USB / Wikimedia Commons /

O que é núcleo de ferrite?

Um núcleo de ferrite, ou ferrita, que é o termo correto em português brasileiro, é um componente elétrico passivo, feito para bloquear ruídos de alta frequência em dispositivos eletrônicos. A ferrita é um material cerâmico, composto de óxido de ferro com propriedades magnéticas, e você também já deve ter visto pelo menos um por aí:

Sabe aqueles ímãs que encontramos em caixas de som, ou outros componentes eletrônicos? Aquilo é uma ferrita. E se você se pergunta por que eles estão sempre presentes nesses dispositivos, parabéns: você está no caminho certo.

Como a ferrita funciona como um ímã, ela é utilizada para filtrar radiações eletromagnéticas, emitidas pelos mais diversos dispositivos. No caso do núcleo presente nos cabos do seu notebook, que é composto por núcleos ocos ao redor do fio, ele impede que o campo magnético, gerado pela energia passando pelo cabo, cause interferência em outros aparelhos ao seu redor.

Por exemplo: quando o seu celular toca, e está perto de um computador cujo cabo não tem o núcleo (muitos fabricantes não o instalam nos produtos, para diminuir custos), e seu isolamento não for bom, você ouvirá muita interferência, ou barulhos irritantes.

Quais cabos possuem núcleos de ferrite?

Em geral, cabos de energia de monitores, fontes e notebooks, assim como alguns cabos USB podem contar com o núcleo de ferrite, mas isso não é regra. Dependendo de cada caso de uso, é preferível que eles não sejam utilizados, por exemplo, em cabos para a transmissão de dados e som, pois pode filtrar partes de informações importantes, ou prejudicar a experiência sonora.

É importante ter um núcleo de ferrite nos cabos?

O usuário pode instalar um núcleo de ferrite em um cabo por conta própria, já que eles podem ser facilmente encontrados em lojas de materiais eletrônicos. Porém, antes de fazê-lo é preciso definir exatamente qual será o seu caso de uso particular.

No geral, evite instalar núcleos em cabos que não os possuem originalmente, mas pode trocar os que quebraram naqueles que já os têm.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação