Início » Internet » Google Chrome testa modo leitura no Windows, macOS e Chrome OS

Google Chrome testa modo leitura no Windows, macOS e Chrome OS

Chrome está ganhando modo leitura nativo no desktop, que remove anúncios e comentários; saiba como ativar no PC e Mac

Felipe Ventura Por

O Google Chrome vai enfim ganhar um modo leitura nativo no desktop: o recurso está sendo portado do Android e pode ser testado na versão Canary para Windows, macOS e Chrome OS. O navegador remove anúncios, links sugeridos, seções de comentários, barras laterais, cabeçalhos e rodapés. No entanto, posts incorporados do Twitter e Instagram acabam sumindo também.

Foto por Leonardo Augusto Matsuda/Flickr

Segundo o ZDNet, o Chrome Canary foi atualizado nesta quinta-feira (18) com um modo leitura escondido nas configurações experimentais. Se você tiver essa versão do navegador instalada no Windows ou macOS, basta ir até chrome://flags/#enable-reader-mode e clicar em “Enable”.

Após reiniciar o Chrome Canary, você verá uma opção no menu chamada “Página de conversão” (Distill page). Clique nela, e a página será convertida para o modo leitura, dando foco apenas ao título, texto, imagens e vídeos do YouTube.

No entanto, isso vai sumir com os posts incorporados do Twitter e Instagram; para vê-los, será necessário voltar ao modo padrão. É algo que também ocorre em outros navegadores, como o Firefox e o Microsoft Edge; no geral, o recurso funciona bem.

O modo leitura está presente no Safari desde a versão 5, lançada em 2010; e desde a primeira versão do Microsoft Edge, disponível desde 2015. O novo Edge com base do Chrome vai ganhar essa funcionalidade nos próximos meses. Enquanto isso, o Firefox para desktop tem a “visualização do leitor” desde 2017 (e antes disso na versão para Android).

O Chrome está incorporando o modo leitura de forma nativa, mas não vai substituir totalmente extensões como o Mercury Reader. Como nota o ZDNet, o Google não pretende adotar opções de personalização de fonte ou voz-para-texto que existem no Firefox e Edge.

Esse recurso está sendo portado do Chrome para Android, que tem um modo leitura “oculto”: ele aparece como uma opção “Mostrar visualização simplificada” na parte de baixo de algumas páginas. É possível mantê-lo sempre ativado: vá até chrome://flags no celular, encontre a função “Reader mode triggering” e selecione a opção “Always”.

Como ativar o modo leitura no Chrome Canary

Siga essas instruções caso você esteja no Windows ou macOS:

  • baixe e instale o Chrome Canary, que cria uma instalação separada do Chrome em seu computador;
  • vá até chrome://flags/#enable-reader-mode;
  • em Enable Reader Mode, selecione a opção Enabled e clique em Relaunch now;
  • para ativar o modo leitura, abra uma página, vá até o menu e escolha a opção Página de conversão.

Se você usa o Chrome OS, precisa seguir estas instruções para entrar no canal Canary. O Chrome Canary não está disponível para distribuições do Linux.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe

Já deveria ser nativo do Chrome faz tempo o Mercury Reader já quebra o galho no Chrome , o modo leitura nativo do Firefox é muito bom

Baio-kun

Então avisar o redator pra corrigir a matéria

Eduardo Braga

Quis dizer a lista de leitura

Alessandro Johnny

Só ativar o flag: edge://flags/#edge-reading-view

Alessandro Johnny

Já tem desde o dia 1, só ativar o flag: edge://flags/#edge-reading-view

https://uploads.disquscdn.c...

Will

ué, pq não? eu realmente não uso e não conheço ninguém que usa, por isso perguntei, pois os sites que acesso não tem problema de quebra de página nem nada, por isso não vejo necessidade do mesmo.

Baio-kun
O novo Edge com base do Chrome vai ganhar essa funcionalidade nos próximos meses
Keaton

Eu uso no Tecnoblog...

ricardopilatti

Safari tem modo de leitura há tempos. Melhor navegador <3

Eduardo Braga

Agora só falta a lista de leitura, que tem no iOS há algum tempo. Espero que a MS não esqueça de colocar isso no novo Edge...

João Almeida

Feliz 2014 Google

Islan Oliveira

Tem sim, é o "Leitura Rápida", é uma pena que não funciona pra todos os sites.

Thiago Silva

Essa função não tem no Telegram? De ver matérias, somente o texto e tal. Uso essa função no Samsung Internet para Android.

Flavio Toledo

Ja passou da hora implementar isso ajudar naqueles momentos deseja ler materia sem perder atençao com os anuncios exessivos.

Bender Rodríguez

Tenho essa função no Firefox mas não é algo que costumo, apesar de ser muito útil em site com fonte ruins ou com muita publicidade.

Exibir mais comentários